"...O
que devemos fazer então? Devemos entender que não é suficiente para nós
apenas ouvir o sermão pregado no dia do Senhor, receber algumas boas
instruções e invocar o nome de Deus. Também devemos digerir essas coisas
e meditar sobre os benefícios que a graça de Deus tem feito por nós.
Por este meio podemos nos adaptar as coisas que nos levarão ao nosso
Deus na segunda-feira e durante o resto da semana. Assim, quando temos
tempo para meditar sobre o que aprendemos, exteriorizamos de nossas
mentes todas as coisas que nos impedem ou que nos arrastam para longe da
meditação das obras de Deus.
Desse
modo vemos a finalidade do regulamento para mantermos este dia. Não é
para conservar as cerimônias estritamente como sob a servidão legal
judaica, porque não temos a figura ou sombra. Mas, sim, o Dia serve como
um meio para que possamos aprender de Deus na medida em que somos
capazes, para aplicar-nos mais plenamente ao serviço de Deus. Dedicamos o
dia todo a ele para que possamos nos retirar completamente do mundo e,
como eu disse antes, para que possamos ter um bom começo para o restante
da semana.
Também
devemos considerar que não é o suficiente para nós meditarmos no Dia do
Senhor sobre Deus e seus trabalhos apenas para nós mesmos. Pelo
contrário, devemos nos reunir em um dia especifico para realizar a
confissão pública de nossa fé. Na verdade, como eu disse antes, isso
deve ser feito todos os dias, mas por causa da imaturidade espiritual do
homem e da preguiça é necessário ter um dia especial dedicado
inteiramente a este propósito. É verdade que isso não se limita ao
sétimo dia; nem nós, de fato, mantemos o mesmo dia nomeado para os
judeus, o sábado. Mas, para mostrar a liberdade dos cristãos, o dia foi
mudado porque a ressurreição de Jesus Cristo nos libertou da escravidão
da Lei e cancelou a obrigação a ele. É por isso que o dia foi alterado.
No entanto, devemos observar o mesmo regulamento de ter um dia
específico da semana. Quer se trate de um dia ou dois é deixado à livre
escolha dos cristãos.
No
entanto, se as pessoas se reúnem para observar os sacramentos, para
oferecer oração comum a Deus e para mostrar concordância na união da fé,
é conveniente ter um único dia especifico para isso. Não é suficiente
que cada pessoa apenas se recolha a sua própria casa para ler as
Sagradas Escrituras ou para orar a Deus. Pelo contrário, o melhor é que
mantenha o regulamento que Deus ordenou , o de estarmos juntos na
companhia dos fiéis e demonstrar o vínculo que temos com todo o corpo da
Igreja.”...
_____________________
Fonte: João Calvino, Sermões sobre Deuteronômio (“On the Sabbath” - No Sábado / Dia do Senhor) - parte 1
Extraído de: Southifield Reformed Presbyterian Church
Tradução - Luciano Bravo de Oliveira
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