domingo, 17 de março de 2013

ALGUMAS PESSOAS PARECEM TER MEDO DE SE POSICIONAR


Daniel 1:12-13
Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir.
 ALGUMAS PESSOAS PARECEM TER MEDO DE SE POSICIONAR
Os versículos tratam de uma história conhecida, Nabudonosor, rei da Babilônia,  invadiu Jerusalém, tomou a cidade e depois disso determinou que fosse trazido jovens sem defeitos físicos, de boa aparência e que dominassem vários campos de conhecimento e que deveriam ser treinados por três anos  para servir no palácio do rei depois desse prazo, além de que eles deveriam aprender a língua e a literatura dos babilônios.“Leia também: Deus não é um ser imaginário”.
O rei, então, determinou que fosse servida a eles uma porção diária de comida e de vinho, da própria mesa real.
Daniel, entretanto, decidiu não comer ou beber e pediu ao chefe dos oficiais que o liberasse desse compromisso. O chefe ponderou que não poderia fazer isso por que estaria desobedecendo às ordens do rei e poderia ser morto, além do fato de que eles ficariam fracos a não se alimentarem.
Então Daniel lhe faz a proposta constante no versículo tema desse artigo de comer apenas vegetais e, após um determinado tempo, fizesse uma comparação entre ele e os outros que comiam a comida do rei. O chefe então concordou. “Você também pode ser: Eu sou a videira verdadeira”.
O que gostaríamos de trazer à nossa reflexão nesse artigo é que Daniel não transigiu com a vontade do rei.
E o que é transigir? É deixar de lado a opinião própria para se conformar com a alheia, ou seja, é violentar os nossos valores e aderir ao comportamento de outros.
E por que transigimos? Por diversos motivos, por pressão, como a que estava sofrendo Daniel, por queremos realmente levar vantagem, pelo fato de relativizarmos as coisas  e acharmos que o certo e o errado depende do prisma que é olhado, enfim os motivos são vários, porém o mais importante é que não podemos transigir com determinadas coisas   por motivo nenhum.Sugerimos que você leia também: Não se deixe enganar por palavras tolas”.
Vivemos um tempo em que as pessoas parecem ter medo de se posicionar, de mostrar aquilo que pensam, de discordar da maioria, e, então, vão entrando no jogo que está sendo jogado e, muitas vezes, ou na maioria das vezes, o jogo jogado é uma farsa, uma mentira, é desonesto, e quando caem na realidade já estão tão enredadas pelo sistema que já deixaram de ser as pessoas que eram e se tornaram iguais àquela maioria, simplesmente porque abriram mão de seus valores.“Leia também: Existem pessoas que só pensam em levar vantagem”.
É evidente que todos aqueles que agiram, ou estão agindo assim, irão se arrepender amargamente das escolhas que fizeram ou da falta de coragem de assumir um posicionamento, porém a única forma de mudar esse quadro é tomando a decisão de voltar aos velhos hábitos, àqueles que nos foram ensinados e se perderam em toda essa confusão.
Para finalizar gostaríamos de enfatizar que nunca é tarde para voltarmos atrás, mesmo que achemos que não dá mais, porém isso somente acontecerá a partir do momento que reconheçamos que estamos no caminho errado e tomemos a decisão de nos libertar desse sistema que deixamos nos engolir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário