sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A terra foi criada antes das estrelas?


Você diz que, segundo a ciência, não faz sentido Deus ter criado as estrelas e o sol só depois de ter criado a terra. Eu também acho que não faz sentido e principalmente porque a Bíblia não diz e Gênesis aquilo que muitas pessoas acham que diz. Repare que o texto bíblico em Gênesis 1 não diz que Deus tenha criado o sol e a lua e as estrelas no quarto dia, embora possa parecer assim. Se prestar atenção verá que não está dizendo que nesse dia Deus tenha criado os astros em si, mas a sua função de luminares ou luzeiros. A versão de J. N. Darby usa simplesmente "luzes" onde a Almeida Corrigida diz "luminares" e a Almeida Atualizada diz "luzeiros"

Gên 1:14-19 "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares [luzes]: o luminar [a luz] maior para governar o dia, e o luminar [a luz] menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pós na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto"

Eu posso fabricar uma lâmpada num dia, mas só irei criar luz quando acendê-la. Apesar de as "estrelas" serem chamadas assim no versículo 16, a primeira vez que o sol é chamado por seu nome é em Gn 15:12 e a lua em Gn 37:9. Eu entendo que esses astros já existiam, mas não tinham a função que Deus dá a eles no quarto dia daquilo que costumamos chamar de "criação", mas que é na verdade uma restauração da terra do caos em que estava, para ela poder ser habitada. Portanto no quarto dia o que Deus estava fazendo era estabelecer os astros como formas de governo do dia e da noite e das estações, uma vez que antes disso (Gn 1:5) ele já havia feito separação entre luz e trevas. 

Se você entender que existe uma lacuna entre os versículos 1 e 2 de Gênesis 1 saberá que os astros, de um modo geral, devem ter sido criados "no princípio", quando "Deus criou os céus e a terra" (Gn 1:1). Essa terra primordial pode ter sofrido um cataclismo que a deixou devastada, por isso é dito que "a terra era sem forma [tôhû] e vazia [bôhû]; e havia trevas sobre a face do abismo" (Gn 1:2). A palavra tôhû traduzida como "sem forma" na versão Almeida significa"desolada" no original e bôhû é vazia como um vácuo. 

Que não era esse o estado original da terra criada por Deus nós o sabemos pelo que revela o profeta Isaías: "Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia [bôhû ou "desolada"], mas a formou para que fosse habitada" (Is 45:18). 

por Mario Persona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário