domingo, 5 de janeiro de 2014

CAP 4 - PERGUNTAS E RESPOSTAS REFERENTE AO LIVRO DE GÊNESIS

PERGUNTA 04
4. O que Deus quis disser neste versículo? Ele diminuiu a idade dos homens? Porque? Gênesis 6.3
RESPOSTA 01
O meu espírito não agira para sempre no homem. Seus dias serão cento e vinte anos. Duas interpretações são possíveis: (1) a referencia é ao mistério do Espírito Santo em julgar ou executar juízo sobre a humanidade por causa de sua pecaminosidade; (2) o espírito que Deus concedera aos homens não permaneceria neles para sempre; isto é a humanidade estava condenada a morte. Depois desta advertência restavam ao homem cento e vinte anos até o juízo do dilúvio. (I Pe 3.20) A mais longa duração de uma vida humana (Metusalém viveu 969 Gn. 5.27) é apenas um dia para Deus, que está tão alheio aos limites do tempo quanto o homem que dorme madrugada adentro.
RESPOSTA 02
O contexto mostra a iniqüidade do homem multiplicando exponencialmente. Tanto mais tempo o homem tem para viver mais ele corrompe a si mesmo e a terra. Não é claro para todos os comentaristas que Deus quis ensinar que a idade do homem se limitará à idade de 120 anos, mas, pode ser. A idade do homem diminuiu muito depois desta declaração.

Diminuir os anos do homem revela o tanto que a iniqüidade é abominável diante de Deus. Ele, por causa da dureza do coração do homem, se manifesta contra a iniqüidade do homem outra vez por diminuir os seus dias na terra.
No livro de Apocalipse a ira de Deus sobre o pecado se manifesta da mesma maneira, pois revela que Ele destrua o homem, tirando-lhes vida, pelo seu pecado.

Talvez alguém quer perguntar se Deus pode fazer isso. Não pode o Criador fazer o que quer com a Sua criação? Romanos 9:21, "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" E quem pode julgar a Deus? O homem? Isso seria pior que um cego julgando um quadro de Portinari.

Alguns tomam a expressão de Deus dizendo: "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos", a entender que Deus estava dando a limitação de vida a todos os homens que eram vivos naquela época. Quer dizer, entre cento e vinte anos os homens seriam todos mortos a não ser aqueles na arca de Noé, pois Deus destruiria o mundo com água no dilúvio.

Em qualquer interpretação entendemos que Deus é O Juiz Santo e Soberano e o homem é o julgado pelo pecado dele. O único jeito a sair dessa condenação é por Cristo o Salvador, Aquele que Deus deu no lugar do pecador.
João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Está NELE?

Pastor Calvin
BIBLIOGRAFIA
(resposta #1)
A bíblia anotada
Almeida revista e atualizada
Editora Mundo Cristão ! São Paulo ! SP, 1994.
(resposta #2)
Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. São Paulo, São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.

Autores:
Sérgio Francisco da Silva
Igreja Batista Filadélfia em Vila Iolanda
Pr. Calvin Gardner
Missionário do Templo Batista de Wooster, Wooster, OH, EUA
Revisão Diácono Arceu da Silva 04/03
Fonte: www.palavraprudente.com.br