segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Palavra de Deus é como


FOGO
“Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Porque falaram essas palavras, farei com que as minhas palavras em sua boca sejam fogo, e este povo seja a lenha que o fogo consome’.”(Jeremias 5.14)

Experimento a realidade desse texto semanalmente. Vejo a verdade penetrar nos corações das pessoas, firmar-se em suas mentes, mover suas emoções, e melhor de tudo, levar suas vontades à transformação. A Palavra de Deus é como fogo; consome os corações das pessoas.

ESPADA
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

Não uma faca ou adaga, a Palavra de Deus é uma espada, a arma para o combate próximo. A espada da Palavra de Deus corta o coração da questão. Efésios 6.17 diz: “Usem… a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Quando Satanás procura nos tentar ou desencorajar, é a Palavra de Deus que usamos para vencê-lo. Surpreendentemente, o próprio Jesus Cristo usou a Palavra de Deus como uma espada para impedir as tentações do inimigo (Mateus 4.1-11). Podemos nos dar ao luxo de fazer menos?

MARTELO
“Não é a minha palavra como… um martelo que despedaça a rocha?” (Jeremias 23.29)

Se Deus não te alcançar com fogo ou espada, adivinhe: o martelo irá descer. Muitas das vidas que foram mudadas pela Palavra de Deus citam um tempo em que seus corações estavam muito duros, e Deus teve de quebrá-los. Foi doloroso. Ninguém quer encontrar o martelo da convicção e mudança. É por isso que a Escritura nos exorta: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração” (Sl 95.7,8).

SEMENTE
“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.” (1 Pedro 1.23). Em uma de suas parábolas, Jesus disse: “A semente é a palavra de Deus.” (Lucas 8.11)

Uma semente começa pequena e demora a crescer. De maneira similar, a Palavra de Deus começa a trabalhar em nossos corações, mas leva tempo. Algumas vezes, temos de ouvir a mesma coisa muitas vezes antes que realmente comece a nos tocar. Da mesma forma, a Palavra de Deus plantada no coração humano produzirá muito fruto com o tempo, mas requer uma disposição de plantar a semente pela fé, e esperar.

LEITE
“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação”.(1 Pedro 2.2)

Nascemos com nossas bocas abertas. O que o leite materno é para os bebês, é o que a Palavra de Deus representa na vida de um crente sincero. Eu não vejo adultos chorando porque não foram alimentados fisicamente, mas quantos estão cheios de ansiedade, medo, e desencorajamento porque negligenciaram a única provisão de Deus para sua nutrição espiritual.

ALIMENTO
“Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.” (Hebreus 5.12,13)

Se você conheceu Cristo há certo tempo, você talvez se pergunte “não há algo mais?”.

A resposta é: SIM! Há mais – o alimento da Palavra de Deus. O leite é como as coisas básicas ou elementares da Bíblia. “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” (v.14)

LUZ
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.” (Salmo 119.105)

Aqui está uma coisa maravilhosa sobre a luz. Se você estiver caminhando no escuro, vai tropeçar nas coisas e se machucar. A Palavra de Deus trabalha em nossas vidas de forma que não andamos mais em becos sombrios. Não cometemos erros tolos. Se você sabe o que é estar perplexo quanto a uma importante decisão pairando sobre sua cabeça, então entende o valor de ter a luz da Palavra de Deus em seu caminho.

ESPELHO
“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.”(Tiago 1.23-25).

A Palavra de Deus nos apresenta a nós mesmos! Ela nos confronta com a verdade e nos convence sobre nossa verdadeira necessidade. Se eu tiver uma mancha de mostarda em meu rosto, e, depois de olhar no espelho, me esquecer de limpar, quão ridículo eu seria? Assim, o verdadeiro poder não está nas palavras exclusivamente, mas em fazer o que a Palavra de Deus diz.

Posso testificar pessoalmente o poder da Palavra de Deus, quando a convidei para descer ao profundo de meu coração, retirando toda indiferença e complacência de minha alma. Muito antes de eu proclamar a Palavra de Deus no culto de nossa igreja, sentei sozinho, em meus estudos, com Sua Palavra e pedi a Deus que mudasse, que martelasse a realidade do que Ele estava dizendo à minha alma. Eu pedi que Ele preenchesse meu coração com fé, enquanto eu focava em Sua Palavra e cumprisse Seu propósito em mim, como Isaías 55.10 promete.

Deus é fiel à sua Palavra, e aqueles de nós que se colocam no curso dessa obra perpétua são beneficiados continuamente.

Tradução Josaías Jr - iprodigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário