domingo, 11 de novembro de 2012

A INFLUÊNCIA DE DETERMINADAS ESCOLHAS PARA AS NOSSAS VIDAS



Gênesis: 13.8-9

Então Abrão disse a Ló: “Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos! Aí está a terra inteira diante de você. Vamos nos separar! Se você for para a esquerda, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquerda”.
Diz a Palavra de Deus que os pastores de Abrão e Ló começaram a se desentender por causa dos animais e, por conta disso, umdeterminado dia Abrão disse a Ló que eles eram parentes chegados e não deveriam brigar e que o melhor seria que eles se separassem e lhe disse para escolher a terra que quisesse, isto é,  se Ló fosse para a esquerda ele iria para a direita e caso fosse para a direita ele tomaria o lado contrário.

Ló, então, deu uma boa olhada em volta de toda aquela terra e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água e escolheu todo aquele vale e, por isso, Abrão ficou na terra de Canaã.
Ló quando escolheu a sua parte só pensou nos ótimos pastos e na fartura de água, não levou em consideração o fato de ir morar em Sodoma, onde vivia gente muito ruim e que cometia pecados horríveis contra Deus.

Ló perdeu seu pai quando ainda era jovem, porém foi educado tendo como exemplos seu avô, Tera e seu tio Abraão e mesmo assim ele não conseguiu desenvolver uma visão de futuro, era ambicioso e só conseguia ver o presente e, pior, não conseguia mensurar as consequências das suas decisões imediatistas.

E essa talvez tenha sido a decisão mais desastrosa de sua vida, pois, levado pela ganância e pela forma como fazia suas escolhas, procurando sempre a saída mais fácil, acabou optando em morar próximo a Sodoma e, por conta disso, acabou enfrentando a tortura e a servidão, quando o lugar onde vivia foi tomado pelos inimigos e ele foi levado prisioneiro, além de perder tudo o que tinha.
E é sobre essa atitude de Ló que gostaríamos de refletir nesse artigo. As escolhas que fazemos para as nossas vidas e que podem influenciar sobremaneira o nosso futuro e da nossa família.

Quando os pastores de Ló e seu tio começaram a discutir e Abraão lhe fez a proposta de separação, ele foi extremamente ganancioso e não pensou em nenhum momento naquele que tinha cuidado dele quando ficou sem o seu pai, isto é, o seu único interesse foi ficar com a melhor parte, com a melhor terra e isso não permitiu ver o perigo maior da escolha que estava fazendo, pois ficar com aquilo, que num primeiro momento representava o melhor, envolvia um risco tremendo que era morar perto de Sodoma, mas ele completamente cego não conseguiu enxergar isso.

E assim é conosco. Muitas vezes tomamos decisões e fazemos determinadas escolhas para as nossas vidas olhando somente para um determinado lado da situação e, por diversas motivações, não conseguimos enxergar o contexto, não coseguimos ter a visão periférica do todo e acabamos por enveredar por determinadas caminhos dos quais nos arrependemos amargamente, mas que não podemos fazer mais nada já que não podemos mais voltar.

O importante nesses casos é verificarmos as motivações das nossas decisões, o porquê nós estamos escolhendo isso ou aquilo e decidindo por esta ou aquela situação. No caso de Ló foi a ganância, a cobiça, o desejo incontrolável de ficar com a melhor pastagem para o seu gado e no nosso caso? Quais têm sido os motivos pelos quais escolhemos isso ou aquilo? Temos pensado nas consequências de determinadas decisões para o nosso futuro e da nossa família? Estamos olhando o contexto ou estamos focados somente em um ponto? Essa ou aquela decisão de que forma atingirá às pessoas que estão a nossa volta ou sob a nossa responsabilidade?

Essas respostas são fundamentais e podem determinar de forma contundente esta ou aquela decisão, entretanto agir como Ló sem pensar em nada disso é de uma irresponsabilidade sem tamanho, por isso nós não podemos cair na tentação de agir por impulso ou com base em motivações menores.

Por:Marcio Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário