sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SATANÁS QUANDO FOR LANÇADO NO LAGO DE FOGO SERÁ DESTRUÍDO?


Por Leonardo Dâmaso


Dizer que Satanás será destruído quando for lançado no lago de fogo é indubitavelmente um tremendo equívoco. Não obstante, todos nós sabemos, mesmo com as poucas informações que Escritura nos revela, que Satanás foi um anjo criado por Deus. Em um período do tempo, talvez antes da criação, não sabemos ao certo, Satanás se rebelou contra Deus e foi expulso dos céus; onde também levou consigo um terço dos anjos do ceú. Diante disso, Satanás pecou contra Deus! Ele queria ser SEMELHANTE a Deus! Ele estava INSATISFEITO com a sua posição de anjo perante Deus. O seu pecado foi o orgulho! 

     Em contrapartida, sabemos pela Escritura, tanto pelo AT quanto pelo NT que foi Satanás que incitou Eva através da tentação a pecar, e posteriormente, influenciado por sua esposa, Adão, o representante legal da humanidade pecaria gravemente contra Deus (Gn 3; Rm 5. 12-21). Como resultado disso, Paulo nos diz:

(Rm 3.23) "Todos pecaram e carecem da glória de Deus". NVI 

     Após a queda de Adão, todos já nascem debaixo do pecado ou com pecado. O pecado de Adão foi imputado à humanidade em geral. Portanto, o homem, que é um ser FINITO, pecou contra Deus, um ser INFINITO. A infinidade é um atributo incomunicável de Deus, isto é, um atributo que é inerente em Deus. A INFINIDADE é um atributo exclusivo da divindade porque só Deus é INFINITO na sua essência. O homem não possui na sua essência a INFINIDADE porque é um ser CRIADO e que é MATÉRIA, por isso é um ser FINITO. Deus é um ser ESPIRITUAL e INCRIADO. Deus nunca veio a existir, Ele sempre existiu! Por isso Ele é o único ser INFINITO. Portanto, o pecado do homem contra o Deus infinito toma uma PROPORÇÃO INFINITA!

     Sendo assim, seres humanos (FINITOS), pecaram em Adão contra um ser INFINITO (Deus). Observe o que Paulo diz: 

(Rm 6.23) Pois o salário do pecado é a morte... NVI 

     A penalidade para os homens (FINITOS) que pecaram contra Deus é a morte tanto física quanto eterna. Note o que Deus disse a Adão: 

(Gn 2.16-17) E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, "certamente você morrerá". NVI 

     Adão se não pecasse seria conservado por Deus no estado de santidade e viveria eternamente. Mas como resultado do pecado, ele morreu espiritualmente e posteriormente morreria fisicamente. Assim é a descendência de Adão (a humanidade em geral) - já nasce morta espiritualmente para posteriormente morrer fisicamente. Todavia, se um homem (um ser FINITO) peca contra Deus, (um ser INFINITO), e não se arrepende e se converte, quando morrer, este irá para o inferno. 

     As pessoas que se encontram no inferno recebem a manifestação da ira justa de Deus pelos seus pecados. Por causa do seu atributo JUSTIÇA, Deus tem de aplicar a sua justiça em IRA ao transgressor da sua lei punindo-o. A IRA de Deus é a sua justiça sendo aplicada contra o pecador não arrependido! Conforme sabemos, Deus possui um atributo incomunicável denominado de ONIPRESENÇA. Se Deus é onipresente, concluímos então que Ele está presente em todos os lugares do universo. Deus habita de diferentes maneiras em vários lugares. Ele habita no cristão, no ímpio, (mas não da mesma forma que no cristão), nos animais (não da mesma forma que habita no cristão e no ímpio) e inclusive no inferno, onde ele manifesta a sua presença em  ira. Para concluir - quando os homens que não creram em Jesus e o diabo, juntamente com a besta (anticristo) e o falso profeta forem banidos para o lago de fogo após o julgamento final serão atormentados para todo o sempre (Ap 20.10).
 
      Tanto os homens (ímpios) quanto o diabo sofrerão para sempre a penalidade pelos seus pecados contra Deus. A ÚNICA MANEIRA DO DIABO E DOS HOMENS (SERES FINITOS) PAGAREM PELOS SEUS PECADOS CONTRA DEUS (UM SER INFINITO) É SOFRER ETERNAMENTE NO LAGO DE FOGO! Por isto é que o diabo e os homens quando forem lançados no lago de fogo não serão ANIQUILADOS ou DESTRUÍDOS, mas estarão vivos e conscientes!

(Mt 25.30) E lancem fora o servo inútil, nas trevas (inferno), onde haverá choro e ranger de dentes (sofrimento premente)”. NVI 

      A segunda morte descrita em (Ap 20.14) é a morte eterna. Semelhante aos justos, que serão ressuscitados para terem os corpos glorificados e a vida eterna após o julgamento final, os ímpios também ressuscitarão para serem lançados no lago de fogo. Ao mesmo tempo em que os ímpios que morreram ressuscitarão (fisicamente), eles morrerão uma segunda vez (eternamente) sendo lançados no lago de fogo (veja Ap 20.11-15)

(Ap 20.10) O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados "dia e noite, para todo o sempre". NVI

Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com














Nenhum comentário:

Postar um comentário