terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Soberania de Deus



[...] A liberdade de um soberano é sempre maior que a liberdade de seus súditos. [...] Toda outra autoridade é uma autoridade menos. Toda outra autoridade que existe no universo é derivada e dependente da autoridade de Deus. Todas as outras formas de autoridade existem ou pela ordem de Deus ou pela permissão de Deus.

A palavra autoridade contém em sim a palavraautor. Deus é o autor de todas as coisas sobre as quais ele tem autoridade. Ele criou o universo. Ele possui o universo. Sua propriedade lhe dá certos direitos. Ele pode fazer com seu universo o que for agradável à sua santa vontade.

Da mesma maneira, todo o poder no universo flui do poder de Deus. Todo o poder mo universo é subordinado a ele. Até mesmo Satanás não tem poder para agir sem a soberania permissão de Deus.
[...] Satanás é uma criatura. Ele certamente é o mal, mas mesmo seu mal está sujeito à soberania de Deus, assim como o nosso mal. A Autoridade de Deus é absoluta; seu poder é onipotente. Ele é soberano.
[...] Confissão de Westminster, cap. III: Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalterável tudo quanto acontece.

Parei de ler nesse ponto. Perguntei: “Há alguém nesta sala que não acredita nas palavras que acabei de ler?” Uma grande quantidade de mãos se levantou. Então perguntei: “Há alguma ateu convicto nesta sala?” Nenhuma das mãos se levantou. Então disse uma coisa chocante: “Todos que levantaram as mãos para a primeira pergunta, deveriam ter levantado suas mãos para a segunda pergunta”.

[...] Como eu poderia acusar alguém de ateísmo por não crer que Deus ordena de antemão qualquer coisa que aconteça? [...] A ideia de que Deus preordena tudo que acontece não é uma idéia exclusiva do Calvinismo. Não é nem mesmo exclusiva do Cristianismo. É simplesmente uma crença de teísmo – uma crença necessária do teísmo. [...] Deus pode preordenar coisas de diferentes modos. Contudo, tudo que acontece deve, pelo o menos, acontecer por sua permissão. Se ele decide permitir alguma coisa, então, em certo sentido, ele a está preordenando. Quem, entre os cristãos, discutiria que Deus não pode, neste mundo, impedir alguma coisa de acontecer? Se Deus quiser, ele tem o poder de parar o mundo inteiro. [...] Se alguma coisa viesse a acontecer à parte de sua soberana permissão, então isso que aconteceu frustraria sua soberania. Se Deus se recusasse a permitir que alguma coisa acontecesse, e acontecesse mesmo assim, então o que quer que a tenha feito acontecer teria mais autoridade e poder do que o próprio Deus. Se existisse alguma parte da criação fora a soberania de Deus, então Deus simplesmente não é soberano. Se Deus não é soberano, então Deus não é Deus.

[...] Conhecemos a história: Por falta do casco, perdeu-se a ferradura, perdeu-se o cavalo; por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha; por falta da batalha, a guerra foi perdida. [Ou seja, Se Deus não preordenou a queda se Satanás, o qual fez o homem pecar. Então Deus perdeu o controle da situação, falhando assim o plano A, mas consequentemente falhará os outros, mostrando que Deus perdeu o controle. O qual não é verdade – Acréscimo do autor].

[...] Confissão de Westminster, a declaração inteira fica assim:

Desde de toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou, livre e inalterável, tudo quanto acontece, porém de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criaturas, nem é tirada a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas.

[...] A vontade humana e o mal estão debaixo da soberania de Deus. 



Trecho retirado do livro: Eleitos de Deus. R.C Sproul, p.17-21. Ed. Cultura Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário