domingo, 11 de novembro de 2012

FUGINDO DO PECADO



Mc 14.38
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca

O texto nos alerta para que estejamos alerta para que não venhamos a cair em tentação e venhamos a pecar. A razão disto é que o nosso espírito pode estar pronto, porém a carne não.
A grande verdade é que a carne nunca estará pronta. Aliás, ela sempre estará pronta, mas para o pecado. Em nossa caminhada, às vezes, vemos pessoas vindo muito bem, caminhando em consonância com as coisas de Deus e, de repente, somos surpreendidos com a notícia que fulano se desviou, beltrano começou a fazer as coisas erradas e, não raro, nos surpreendemos muito, pois jamais poderíamos imaginar que isto pudesse vir a acontecer com esta ou aquela pessoa.

Em primeiro lugar é bom que fique bem claro que todos nós estamos incluídos no rol destas pessoas que podem, de um momento para o outro, vir a cair, simplesmente por sermos seres humanos e, somente isto, já é motivo para que tal coisa aconteça.
Entretanto, nós podemos fazer uma divisão entres os diversos seres humanos. E dentro desta divisão, existem aqueles que, muito embora já tenham se convertido, estejam caminhando de acordo com os preceitos de Deus, gostam de viver perigosamente, ou seja, muito próximos das coisas deste mundo.

Usamos o termo “ muito próximo” , para diferenciar estas pessoas, já que como estamos neste mundo, fica impossível não conviver com as coisas dele, entretanto estas pessoas, que gostam do perigo, se aproximam mais do que deviam, entendem que, apesar de estarem ali, são fortes o suficiente para saber separar as coisas. A notícia ruim é que não são.

Onde estamos querendo chegar? Nós vivemos numa constante luta entre a carne e o espírito e a principal estratégia para não ficar tentado é fugir, sim o termo é este fugir das coisas que nos levem a pecar. Isto envolve o discernimento que, com certeza, todos nós temos. Ninguém precisa dizer para ninguém o que é certo ou errado, todos sabemos, então a coisa mais sábia é nos manter o mais longe possível do errado e não ficar achando que podemos ficar ali, que conosco não vai acontecer.

Isto envolve algumas decisões. Se você está andando com alguma pessoa que você sabe que envolve algum perigo. Pare de andar. Se você anda trocando olhares com quem não deve, pare de trocar. Se você anda navegando na Internet onde não deve, para de navegar. É fácil, só depende de você. O que é necessário entender que precisamos nos colocar longe das coisas que podem nos levar a pecar, é fugir mesmo.

É como aquela história do chefe indígena, recém convertido, conversando com dois homens brancos. De repente, um dos homens pergunta ao chefe como vai a sua nova vida em Cristo. A resposta é de que parece que ele tem dois cachorros, um branco e um preto, brigando dentro dele.

A conversa continua e, num determinado momento, o outro homem pergunta ao chefe qual dos cachorros vence a briga e a sua resposta é de que o vencedor é aquele que ele alimenta mais.
Achar que podemos ser tentados e vamos resistir é um equívoco monstruoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário