quinta-feira, 8 de novembro de 2012

É FÁCIL PENSAR QUE DEUS NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NÓS

fcilpensarqueDeusnoestnemaparans 1 É FÁCIL PENSAR QUE DEUS NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NÓS


Jeremias: 29.11

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Esse é um trecho da carta escrita por Jeremias a todo o povo que Nabudonosor tinha transportado de Jerusalém para a Babilônia e ali se encontrava cativo.
Nele se encontra uma promessa de Deus dizendo que quando se passassem setenta anos Ele os traria de volta à sua pátria, porque sabia os planos que tinha para eles, e eram projetos de prosperidade e de um futuro repleto de esperança.


O contexto dessa história todos nós sabemos, o povo de Israel desobedeceu de forma sistemática a Deus durante anos, não ouviu a mensagem de Jeremias que durante 22 anos, aproximadamente, proclamou para que aquelas pessoas deixassem os maus caminhos e a maldade de seus procedimentos, mas elas não se arrependeram e, por conta disso, foram castigadas e entregues nas mãos de um governante estrangeiro, que os levou para o cativeiro.

Porém, nessa carta, Jeremias exorta àquelas pessoas a não perderem a esperança e que, apesar das dificuldades que estavam passando, Deus não tinha se esquecido deles e lhes daria uma nova trajetória de vida, ou seja, Ele estava prometendo que eles seriam libertados e um novo tempo estava se aproximando.

Por que Jeremias escreveu essa carta? A resposta é que o povo se encontrava vivendo como escravo, longe sua terra natal, em terríveis dificuldades, e nessa circunstância é muito fácil pensar que Deus não está nem aí para coisa nenhuma e, pior, achar que nada mudará porque a esperança já se foi há muito tempo.

Aquele povo teve todas as chances de largar as coisas erradas que vinha fazendo, porém não conseguiu através de avisos, pedidos e conselhos para se modificar, precisou sofrer as consequências de seus erros para entender determinadas coisas, porém Deus jamais o esqueceu, aquelas pessoas tiveram de passar por tudo aquilo para poder viver um novo tempo, tiveram de ser preparados para um recomeço.

Onde estamos querendo chegar?  Infelizmente as coisas, às vezes, acontecem assim. Não conseguimos enxergar o que estamos fazendo com as nossas vidas, não ouvimos os conselhos, a repreensões, os avisos e vamos caminhando para um buraco cada vez mais fundo e, quando lá nos encontramos, desesperados com o que estamos passando perdemos completamente a esperança e chegamos à conclusão que Deus se esqueceu de nós, pois não é possível tanto sofrimento.

A notícia ruim nessas situações é que ninguém planta batata e colhe melancia, quem planta batata colhe batata, isto é, se o que estamos fazendo estiver nos levando um buraco bem fundo e escuro, precisamos ter o discernimento de entender isso, ouvir o profeta Jeremias e mudar de procedimento, pois se continuarmos acabaremos virando escravos.

A notícia boa é que a partir do momento que estejamos dispostos a mudar de rumo e passarmos a ouvir o conselho e a repreensão, Deus nos promete um novo tempo, já que os planos que Ele tem para nós são de prosperidade, de muita paz e de um futuro sem medidas. A escolha sempre será de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário