sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A ESCOLHA ENTRE A SABEDORIA E A TOLICE É NOSSA

Provérbios: 13.13-14
Quem zomba da instrução pagará por ela, mas aquele que respeita o mandamento será recompensado. O ensino dos sábios é fonte de vida, e afasta o homem das armadilhas da morte.
 A ESCOLHA ENTRE A SABEDORIA E A TOLICE É NOSSA

Já escrevemos alguns artigos tendo como tema o livro de Provérbios e já dissemos que nele existem ensinamentos para todas as classes de pessoas. Nesse texto vamos voltar a nos utilizar dele tendo como foco a sabedoria que deve nortear a vida de todas as pessoas, porém separando essas pessoas em dois grupos, aqueles que absorvem os ensinamentos e aqueles que preferem ignorá-los e continuam a viver as suas vidas da forma que bem entendem. Apenas a título de  informação, a Palavra de Deus classifica esses grupos de suas formas, o primeiro, aqueles dão ouvidos aos ensinamentos, ela chama de sábios, já os que preferem não ouvir são denominados tolos.
Em Provérbios 25.12 e 12.15  está escrito:  Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir; O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. – O primeiro verso está dizendo que, para quem está disposto a aceitar e dar ouvidos, o conselho de uma pessoa mais experiente tem mais valor do que qualquer joia de ouro, ou seja, as pessoas que estão abertas a receber instruções, conselhos e até críticas serão recompensadas por isso, pois estão enchendo a sua vida de sabedoria. Já o segundo diz que  aqueles que preferem ignorar as instruções sempre acham que estão certos e não estão e por isso são considerados tolos.
Já em Provérbios 13.28 está escrito: Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso. – Este versículo já fala das consequências que virão para cada um dos grupos, tendo em vista o posicionamento de cada um e é direto com relação a isto. Diz que aqueles que rejeitam o conselho, a disciplina e a correção acabarão pobres e envergonhados, em contrapartida aqueles que  aceitam com tranquilidade receberão tratamento honroso.
A grande verdade é que a escolha de ser sábio ou tolo é de cada um de nós. Estar aberto ao aprendizado é uma escolha nossa e ninguém poderá fazer isso por nós, entretanto, aqueles que escolhem se fechar em seus posicionamentos, com certeza, sofrerão sérias consequências dessas opções, uma vez que ouvir, ponderar, pensar e mudar se necessário, antes de cometer o desatino, é a atitude correta e não é demérito para ninguém, é assim que as pessoas crescem e amadurecem. Rejeitar o conselho de uma pessoa mais experiente não tem sentido, é lógico que o fato de ser experiente não significa que estará sempre certa, porém o que custa ponderar a respeito.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que a Palavra de Deus está sempre nos encorajando a fazer a escolha certa, por isso procura sempre nos mostrar os posicionamentos que devemos ter, porém a decisão final sempre será nossa e recusar o conselho é tolice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário