sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Jesus Nasceu - o que fazemos diante desta notícia?




"... eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:10-11 

O texto conta que após o nascimento de Jesus um anjo do Senhor foi até alguns pastores que viviam por ali a guardar seu rebanho. Esse anjo contou a eles que Jesus havia nascido e disse que eles poderiam encontrá-lo na estrebaria deitado em uma manjedoura enrolado em faixas.

Nesta época de Natal somos também a cada momento lembrados do nascimento de Jesus. As igrejas apresentam mensagens, cantatas, hinos de natal. Nas formaturas das escolas ouvimos falar do nascimento de Jesus. Nas decorações das lojas e das praças é possível ver arranjos natalinos. Até mesmo quando vemos árvores de natal, panetone, Papai Noel e outros símbolos que não fazem parte da verdadeira história do Natal, nós lembramos do Natal verdadeiro.

Diante dessa boa notícia o que fazemos?

Vivemos dias de apatia a notícias. Dias em que não esboçamos nenhuma reação para com as notícias que recebemos. Somos capazes de sentar em frente a televisão e ouvir notícias as mais diversas sem reagir ao que vemos. Somos bombardeados com todo tipo de anúncio e por questão de sobrevivência aprendemos a ignorá-los.

Mas diante da notícia, da boa notícia do nascimento de Jesus precisamos reagir. Tomando o que fizeram os pastores como exemplo, diante da boa notícia do natal:

1- MUDAMOS DE ATITUDE

Antes da notícia - v.8 ...pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite

Depois da notícia - v.15 ...diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.

Uma notícia pode mudar o rumo de nossa vida. Aqueles homens deixaram seus rebanhos e foram até Jesus. Diante do conhecimento da boa nova nossa vida é transformada. Recebemos a boa notícia. Ela deve mudar a direção da nossa vida. Saber que Jesus o salvador nasceu deve nos tirar do caminho natural do pecado e da morte nos elevando a um novo e vivo caminho. 

Quando a Palavra de Deus fala conosco realmente não conseguimos permanecer parados em nosso próprio caminho. Nos dirigimos ao caminho da vontade de Deus. 

2- DIVULGAMOS O QUE OUVIMOS

E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. - Lucas 2.17-18

Os pastores ouviram a notícia vinda do anjo e anunciaram a outras pessoas o que haviam ouvido e agora visto.

Uma boa notícia tem poder de mudar o caminho e também não pode ser guardada somente para si. Diante de uma grande notícia não conseguimos ficar quietos. Nessa época do ano é uma grande oportunidade para  falar do verdadeiro natal aos nossos familiares, alguns amigos e pessoas que se tornam mais abertas a mensagem de Jesus.

Muita má notícia nos é apresentada dia-a-dia. Até nós somos atraídos por este tipo de coisa, quando ouvimos e passamos para frente. São notícias que nos entristecem e nos abatem.

No lugar disso devemos contar a nós mesmos e aos outros a boa notícia, boa nova de grande alegria.
Divulgar a boa notícia é levar alegria as pessoas que estão carentes de boas notícias. Uma boa notícia tem poder de transformar tristeza em alegria.

Se sabemos que o Salvador nasceu, viveu, morreu pelos nossos pecados e nos dará vida eterna, que notícia ruim poderia tirar nossa alegria? Diante de tão grande notícia nenhuma má notícia pode nos atemorizar, ou nos perturbar.

Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR - Salmo 112.7

3- GLORIFICAMOS E LOUVAMOS A DEUS


Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado - Lucas 2.20 

Diante da mensagem de salvação primeiro ficamos como Maria meditando no coração. Somos por ela animados passamos a anunciar o que vimos e ouvimos e glorificamos a Deus como os pastores. Eles estavam felizes por tudo que tinham ouvido e visto adoraram ao Senhor.
A notícia do natal tem trazido alegria ao nosso coração e nos levado a glorificar a Deus? É tempo de glorificar a Deus. Como em todo o tempo hoje é tempo de louvar a Deus pois, nasceu o Salvador.