sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

NÃO SE DEIXE ENGANAR POR PALAVRAS TOLAS

Efésios 5:6-8
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.

 NÃO SE DEIXE ENGANAR POR PALAVRAS TOLAS


Paulo escreveu esta carta ao povo de Éfeso, aproximadamente no ano 60 d.C. e nela ele procura explicar as bênçãos que recebemos através de Jesus Cristo e, dentre outras coisas, encoraja a todos a terem uma vida de acordo com os padrões que são pregados pelo Evangelho.
Nos versículos tema desse artigo ele fala para que eles não se deixem enganar por conversas tolas, pois é por causa disso é que vem o castigo de Deus e acrescenta para que não tenham nada a ver com esse tipo de gente, já que eles já não eram mais como antigamente quando viviam na escuridão, uma vez que, como eles tiveram um encontro com Cristo, não estavam  mais nas trevas e sim na luz, por isso deveriam viver como filhos da luz.
Em primeiro lugar seria interessante enfatizar que, muito embora essa carta tenha sido escrita há milhares de anos, ela nunca foi tão atual, sendo assim, está claro que Paulo escreveu, também, para nós.
Dito isto, gostaríamos de focar nesse artigo quando Paulo diz para que não nos deixemos enganar por conversas tolas.
Algo tolo ou vão quer dizer falso, que não tem razão de ser ou inútil, ou seja, ele está no dizendo para que não venhamos a dar atenção a esse tipo de conversa ou de conselho e acrescenta para que não sejamos companheiros desse tipo de gente.
Onde estamos querendo chegar? No contexto da carta Paulo não está dizendo para que venhamos a nos afastar das pessoas que não sejam cristãs, muito pelo contrário, porém não seria essa a linha de raciocínio que gostaríamos de estabelecer, o que estamos pretendendo focar é o fato de que muitas vezes começamos a andar com pessoas que não tem nada a ver conosco, que não possuem nada que possam acrescentar para nós em termos de crescimento moral e, sem perceber, começamos a adquirir o estilo de vida dessa gente e nos vamos contaminando das coisas ruins, vãs e tolas que estão impregnadas em suas vidas, isto é, como elas não trazem dentro de si nada de bom nós começamos a adquirir seus hábitos ruins sem perceber e quando vemos, muitas vezes, é tarde demais e é por isso que Paulo diz que aí vem o castigo de Deus.
Precisamos estar alertas com isso e muito embora não possamos discriminar ninguém, precisamos fazer uma seleção de nossas amizades e não permitir que pessoas com valores distorcidos venham a fazer parte do nosso dia a dia, pois quem acha que não será contaminado está completamente errado, pois essas coisas acontecem sem que se perceba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário