domingo, 23 de dezembro de 2012

MAIS CONSELHOS DE DEUS A RESPEITO DO DINHEIRO


Eclesiastes: 7.12
A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui. 
 MAIS CONSELHOS DE DEUS A RESPEITO DO DINHEIRO
Esse artigo tem como finalidade dar continuidade ao anterior, “Conselhos de Deus em relação ao dinheiro”, e nele pretendemos continuar mostrando a preocupação do Senhor em nos ensinar a melhor maneira de lidarmos com essa área de nossa vida, pois muito embora achemos que temos todas as condições de nos sair bem, a realidade para muita gente tem se mostrado de forma diferente, já que o dinheiro tem poder e mexe com as pessoas, fazendo com que muita gente boa acabe se dando muito mal quando o assunto é este.
Em Provérbios 17.23, podemos ler: “O ímpio aceita às escondidas o suborno para desviar o curso da justiça”.
Este versículo é bem específico porque fala em desvio de justiça, ou seja, ele está se referindo àqueles que acabam, em troca de dinheiro, torcendo-a, porém nós queríamos olhar para esse verso somente sob a ótica da aceitação do dinheiro às escondidas, de forma desonesta, visando o benefício próprio, sem se preocupar em fazer o que é certo, ou seja, o suborno a que algumas pessoas se submetem vendendo a sua alma ao diabo em troca de alguns trocados. Usamos o termo “alguns trocados” não pensando no valor em si, mas levando em consideração que não há quantia no mundo, por maior que seja,  capaz de pagar pela dignidade do ser humano, que é perdida quando ele aceita suborno.
Já em Provérbios 22. 26 – 27, diz: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme”?
Os versos estão nos dando um alerta com relação a nos tornar fiadores dos outros e não diz para que não façamos isso, entretanto, nos chama a atenção para o perigo de assumirmos essa condição, uma vez que, caso venhamos a decidir ir por esse caminho, estaremos dizendo ao credor que garantimos aquela dívida, caso o devedor não honre com o seu compromisso. E, infelizmente, muitas vezes tomamos essa decisão sem ao menor saber o tamanho da responsabilidade que estamos assumindo, fazemos isso somente porque nos foi pedido e não conseguimos recusar.
É por isso que o versículo diz que corremos o risco de perder até a cama que dormimos, pois ao tomar essa decisão, estaremos assumindo um compromisso que não temos condições de arcar, por isso é preciso muita cautela e se for necessário dizer não, devemos fazê-lo.
Para finalizar, em Provérbios 14.23 está escrito: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza”.
Muito embora possa parecer que esse verso não tem nada a ver com o nosso assunto, tem muito a ver. Ele está nos dizendo que Deus, através de Sua Palavra, nos ensina em todos os setores da nossa vida, inclusive na financeira, porém se não nos posicionarmos todo esse ensino se transformará em “meras palavras” e o “só falar”, sem mudança de comportamento, com certeza, no levará a pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário