quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CONSELHOS DE DEUS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO


1 Timóteo 6.10
Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. 
 CONSELHOS DE DEUS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO
O livro de Provérbios, como já dissemos, é um excelente conselheiro para questões práticas do nosso dia a dia. Muito embora, muitas vezes prefiramos não ouvir determinadas coisas, é sempre bom ter alguém que nos lembre de que precisamos mudar o nosso posicionamento em algumas áreas da nossa vida, mesmo que a um custo alto e a Palavra de Deus nos confronta e nos constrange.
Falamos em alto custo porque mudar de comportamento é muito difícil e, para algumas pessoas é quase impossível, entretanto é através de pequenas mudanças em coisas básicas que vamos tornando-nos  pessoas melhores e, por consequência, mudando o rumo de nossa trajetória, já que é necessário termos o discernimento do certo e do errado, do bom e do ruim e irmos procurando trocar aquilo que não nos edifica por atitudes que trarão um renovo para a nossa caminhada.
E nesse artigo gostaríamos de abordar alguns pontos a respeito do dinheiro sob a ótica de Deus,de como Ele nos aconselha a lidar com isso, já que se trata de um tema muito complicado e muito mais porque, infelizmente, existem algumas pessoas usando o Evangelho para se aproveitar das pessoas nesta área e tornando esse assunto muito difícil de ser abordado, pois, por conta da atitude de alguns, muitos são jogados na mesma vala comum e fazendo com que falar sobre isso acabe se tornando quase proibido, uma vez que as pessoas sérias e comprometidas verdadeiramente com Deus terminam evitando abordar o tema com medo de serem mal interpretadas.
Entretanto, o que vamos tratar nesse texto são alguns conselhos constantes em Provérbios e que devemos colocar em prática, pois assim fazendo estaremos agindo com sabedoria.
Em Provérbios 21.20 está escrito: “Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”.
Esse versículo nos conclama a pensar no futuro e não somente a viver no presente. As pessoas não pensam nisso e esquecem que o futuro vai chegar e que vão envelhecer. O momento que vivemos de grande oferta de crédito faz com diversas pessoas só pensem em consumir e o fazem sem nenhum critério e responsabilidade. Sendo assim, esse verso nos chama a atenção para separarmos uma parte daquilo que temos para poupar e diz que quem age assim é sábio e, ao contrário, quem gasta de forma desvairada é um tolo.
Já em Provérbios 22.7 está escrito: “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.
Neste verso a Palavra de Deus nos chama a atenção para que sejamos cautelosos ao tomar algum empréstimo, pois, tendo em vista  a facilidade da qual falamos anteriormente muitas vezes acabamos por fazê-lo na emoção e sem verificar se teremos condições de pagá-lo. Veja  bem que não está se dizendo que é proibido pegar algum empréstimo, não é isso, estamos sendo alertados para que não o façamos sem responsabilidade e com a certeza de que teremos condições de honrá-lo, para que não venhamos a fazer algo que nos leve a ter sérios problemas e acabemos como escravos de dívidas impagáveis, por conta dos juros que incidirão.
Continuando, em Provérbios 11.24 – 25 diz: “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.
Podemos até pensar que esses versos entram em conflito com o primeiro, onde falamos de economizar, entretanto não existe nenhum paradoxo, já que lá não foi dito que essa economia deva ser a tal ponto que nos tornemos pessoas avarentas e insensíveis.
Aqui se fala de generosidade e Deus está dizendo que quando ajudamos aos outros seremos abençoados na mesma proporção e vai mais longe fazendo-nos uma  promessa de que, na medida em que sejamos generosos iremos prosperar e, ao contrário, aquele que retém podendo ajudar acabará na pobreza.
Hoje vamos fica por aqui, com certeza voltaremos ao assunto, mas como dissemos é muito mais tranquilo continuarmos com os velhos hábitos, entretanto não é isso que Deus quer, pelo contrário, Ele deseja sempre o melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário