sábado, 20 de outubro de 2012

Como saber se de fato Cristo nasceu em nossos corações? – Thomas Watson (1686)



Há arrependimento antes do nascimento? Da mesma maneira antes de Cristo nascer no coração há arrependimento. Arrependimentos de consciência e de profundas convicções. "Compungiu-se-lhes o coração" (At 2.37). Eu considero que, no novo nascimento, alguns recebem mais, outros menos, nem todos têm arrependimentos em que passem por sofrimento e por humilhação, mas todos têm arrependimentos. Se Cristo nasceu em seu coração, você foi profundamente afligido pelo pecado. Cristo nunca nasce em um coração sem arrependimento. Muitos agradecem a Deus por não ter tido nenhum incômodo do espírito, sempre estiveram sossegados, o que é um sinal de que Cristo não foi ainda formado neles.

Quando Cristo nasceu no mundo ele se fez carne. Se Cristo nascer no coração, faz desse coração um coração de carne (Ez 36.26). O seu coração é de carne? Antes era um coração rochoso e não se abria para Deus, nem se impressionava com a Palavra dele; ele era uma substância dura que não se sensibilizava ao ser tocado. Agora é cheio de carne, é suave como a cera derretida para receber o selo do Espírito. Este é um sinal de que Cristo nasceu em nossos corações, quando os corações são de carne, quando se derretem em lágrimas e em amor. Algo muito bom é que Cristo foi feito carne, mas não só isso, pois nos deu um coração de carne.

Assim como Cristo foi concebido no útero de uma virgem, assim também pode nascer em você. Seu coração é virgem com respeito à sinceridade e à santidade. Você já foi purificado por ter amado o pecado? Se Cristo nascer em seu coração, ele se torna semelhante ao Santo dos santos. Se o seu coração for poluído com o forte amor ao pecado, nunca pense que Cristo nasceu nele, Cristo nunca mais se deitará em um estábulo. Se ele nasceu em seu coração, ele está consagrado pelo Espírito Santo.

Quando Cristo nascer em seu coração, então você se assemelhará a um recém-nascido. Você tem vida, pois a fé é o órgão vital da alma. "E esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus" (Gl 2.20). Há um apetite: "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual" (lPe 2.2). A palavra é como um leite materno que é puro, doce e nutritivo. A alma em que Cristo é formado deseja este leite materno. Bernardo, em um de seus solilóquios, conforta a si mesmo lembrando que certamente teve o novo nascimento nele, pois percebeu em seu coração um forte suspiro e sede para com Deus. Depois que Cristo nasce no coração, há um movimento violento: há uma luta para se entrar na porta estreita e um esforço para entrar no reino de Deus (Mt 11.12). Por esse motivo sabemos que Cristo é formado em nós. Esse é o únicc consolo, que assim como Cristo nasceu no mundo, da mesma maneira nasça em nossos corações. Assim como foi unido à nossa carne, do mesmo modc é unido à nossa pessoa.

Assim como Cristo foi feito a nossa imagem, labutemos para ser conforme sua imagem. Quando Cristo se encarnou foi feito como nós, labutemos para ser feitos como ele. Há cinco coisas nas quais devemos nos esforçar para ser como Cristo:

i. Sejamos como Cristo em relação a sua disposição. Ele tinha uma disposição muito agradável. Cristo é "o deleite da humanidade", muito acima de Tito Vespasiano.82 Cristo convida pecadores a virem até ele. Ele tem entranhas para sentir misericórdia de nós, alimentos para nos alimentar, asas para nos cobrir. Ele nunca feriria nosso coração, mas só usaria misericórdia. Cristo foi feito a nossa semelhança? Então, sejamos como ele em doçura de disposição; não sejamos de um espírito moroso. O seguinte foi dito de Nabal: "Ele é filho de Belial, e não há quem lhe possa falar" (ISm 25.17). Alguns são tão bárbaros como se fossem amigos de avestruz, são cheios de ira e respiram nada mais que vingança, ou são como aqueles homens no evangelho: "Endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho" (Mt 8.28). Sejamos como Cristo na mansidão e na doçura. Oremos por nossos inimigos e os vençamos pelo amor. A bondade de Davi derreteu o coração de Saul (ISm 24.16). Um coração congelado será derretido com o fogo do amor.

ii. Sejamos como Cristo na graça. Ele foi como nós na carne, sejamos como ele na graça. Devemos nos esforçar para ser como Cristo em humildade: "A si mesmo se humilhou" (Fp 2.8). Ele abandonou as vestimentas reluzentes de sua glória para ser vestido com os trapos de nossa humanidade. Que humildade maravilhosa. Sejamos como Cristo nessa graça. "Humilhação", diz Bernardo, "é um desprezo da própria excelência", um tipo de auto-aniquilação. Essa é a glória de um cristão. Aos olhos de Deus, nunca somos tão atraentes, a não ser quando somos sujos aos nossos próprios olhos. Sejamos assim como Cristo. A religião verdadeira é imitar a Cristo. De fato, é maravilhoso ser humilde, olhar dentro de nós, para baixo de nós, acima de nós.

Quando olhamos dentro de nós, vemos nossos pecados como que no espelho da consciência: luxúria, inveja e paixões. Nossos pecados são como vermes rastejando para dentro de nossas almas: "Quantas culpas e pecados tenho eu?" (Jó 13.23). Nossos pecados são como a areia do mar, como as rochas do mar são pesados. Agostinho declara: "O meu coração, que é o templo de Deus, está poluído com o pecado".

Quando olhamos ao nosso redor, vemos algo que pode nos tornar humildes. Vemos outros cristãos se sobressaindo em relação a nós com seus dons e graças, assim como o Sol se destaca em relação às estrelas. Outras pessoas são agraciadas com frutos, talvez tenhamos aqui e ali uma frutinha crescendo que manifeste adequadamente o que somos (Is 17.6).

Quando olhamos abaixo de nós, vemos alguma coisa que pode nos fazer humildes. Podemos ver a terra de onde viemos. A terra é o elemento mais vil que há: Eram mais vis que a terra (Jó 30.8).83 Você que mostra sua insígnia e refulge seu brasão, olhe bem qual é a sua origem. Você é formado somente por cinzas ambulantes. Por que você é tão orgulhoso? O que foi Adão? O filho do pó da terra. E o que é o pó? O filho do nada.

Quando olhamos acima de nós, também vemos algo que pode nos fazer humildes. Olhando para o céu se vê Deus resistindo ao orgulhoso. Deus persegue o orgulhoso para se vingar. O homem orgulhoso é o alvo no qual Deus atira e nunca erra. Deus lançou o orgulhoso Lúcifer para fora do céu. Ele tirou o orgulhoso Nabucodonosor de seu trono e o fez comer grama (Dn 4.25). Sejamos como Cristo na humildade.

iii. Cristo tomou nossa carne? Ele foi feito como nós? Sejamos como ele no zelo: "O zelo da tua casa me consumirá" (Jo 2.17). Ele foi zeloso quando tentaram desonrar seu Pai. Sejamos também como Cristo nisto, zelosos para com a verdade e a glória de Deus que são as duas pérolas orientais da coroa do céu. O zelo é tão necessário para o cristão quanto o sal ou o fogo do altar para o sacrifício. O zelo sem a prudência é insensatez, prudência sem zelo é covardia. Sem o zelo nossos serviços não são aceitáveis a Deus. O zelo é como a resina para os fios do violino, sem os quais o músico não produz a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário