PERGUNTA: "Chip, por favor, mostre-me qualquer lugar nestas passagens que você listou que ponham o arrebatamento antes da tribulação. "
RESPOSTA: Os versos lhe foram enviados para mostrar o arrebatamento da igreja como diferenciado dos outros arrebatamentos mencionados na Escritura. O calendário da arrebatamento da igreja é dada em 1 Ts 1:10, 1 Ts 5:9, e 2 Ts 2:13 - Antes da tribulação
“E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (1Ts 1:10 ACF)
“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (1Ts 5:9 ACF)
“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;” (2Ts 2:13 ACF)
**********
[quanto] a nós, OS SALVOS DO NOVO TESTAMENTO [mais precisamente, os salvos da dispensação das igrejas locais]: "... nos livra da ira futura. " "... Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, " " ... vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, ...; "
Nós somos salvos da ira de Deus que está por vir.
[quanto à] TRIBULAÇÃO: “16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; 17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6:16-17 ACF) A tribulação é "o grande dia da sua ira." Aqueles que passarem através dessa [ira] estãrão pedindo para serem escondidos dela.
O salvo do Novo Testamento não pede para ser escondido da ira de Deus. Não PARTICIPAMOS de [o recebimento de] a ira de Deus. Deus nos elegeu para sermos SALVOS DELA.
O dilúvio tipifica a ira de Deus que vem para sobre o mundo inteiro.
Enoque tipifica o salvo do Novo Testamento.
Noé tipifica os 144,000 selados [do livro do Apocalipsis] [judeus selados e protegidos].
Todas as teorias sobre a ira de Deus ser confinada a apenas o finalzinho do período da tribulação, ou a após a Tribulação, não se sustentam.
Apocalipse 6 começa a tribulação - os selos. As 7 últimas pragas são os vasos, e não os selos. O dia da ira de Deus já está em vigor nos selos - “... é vindo o grande dia da sua ira; ...” (Ap 6:17 ACF). As várias referências ao derramamento da ira de Deus podem ser encontradas em todo o livro do Apocalipse.
O "grande dia da sua ira" alinha-se [perfeitamente] com 1 Ts 5:2,3 - “2 Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 3 Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” (ACF). O salvo do Novo Testamento não é destinado a passar por este [mal] tempo - v. 9.
As palavras de Paulo em 1 Ts 5 fortemente ecoam o que disse Amós a respeito desse dia -
“18 Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz. 19 É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. 20 Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?” (Am 5:18-20 ACF)
*********
O que eu apresentei é uma doutrina. A doutrina do arrebatamento da igreja pré-Tribulação é uma sadia doutrina bíblica, como demonstrei, e [o é] por vários motivos --
- O salvo do Novo Testamento está sob a graça, não [destinado à] ira. A tribulação é o tempo da ira de Deus.
- O salvo do Novo Testamento é salvo pelo evangelho de Jesus Cristo conforme foi dado através de Paulo durante o tempo dos gentios. O santo do [período da] Tribulação tem que obedecer ao evangelho JUDAICO do Reino durante uma dispensação JUDAICA.
- O salvo do Novo Testamento se renova a cada dia e nunca pode perder sua salvação. O santo da Tribulação pode cometer um pecado que tornará impossível para ele ser renovado (Heb 6:4-6; Apo14:9-12).
- O salvo do Novo Testamento é salvo no instante em que depositou sua fé em Cristo. O santo [do período] da Tribulação tem que perseverar até o fim para ser salvo (Mateus 24:13).
Passar através da Tribulação não tem nada a ver com isso [com a segurança do Evangelho da Graça]. Naturalmente, os salvos terão tribulações [no sentido de aflições usuais da vida do crente]. A ira de Deus, porém, é algo inteiramente diferente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário