sábado, 20 de outubro de 2012

OS SINAIS QUE ESCOLHEMOS NÃO ENXERGAR



Lucas:  12. 54 – 56
Dizia ele à multidão: “Quando vocês vêem uma nuvem se levantando no ocidente, logo dizem: ‘Vai chover’, e assim acontece. E quando sopra o vento sul, vocês dizem: ‘Vai fazer calor’, e assim ocorre. Hipócritas! Vocês sabem interpretar o aspecto da terra e do céu. Como não sabem interpretar o tempo presente?

Jesus estava dizendo às pessoas que quando uma nuvem subia no oeste eles sabiam que iria chover e que quando o vento sul soprava eles, também, compreendiam que iria fazer calor, porém tinham um comportamento de hipócritas, já que tinham bastante sensibilidade para entender tão bem  a natureza, mas, em contrapartida, de forma intencional ignoravam os sinais que estavam sendo indicados para a época em que estavam vivendo, ou seja, havia sinais claros de que o Reino de Deus estava vindo, mas eles preferiam fingir que não estavam entendendo.

O que gostaríamos de focar nesse artigo são os sinais que dão indicativos claros de determinadas situações e que todos nós temos todas as condições de perceber, mas que, infelizmente, acabamos separando em dois grupos, os que decidimos entender e os que preferimos fingir não compreender.
Assim como, quando o céu fica coberto de nuvens escuras e nós corremos para algum lugar para nos abrigar da chuva que temos certeza que irá acontecer, também acontece com a vida em geral. Ela nós dá sinais claros de como as coisas estão indo para nós, ou seja, se a forma como a estamos conduzindo está nos levando a um céu de brigadeiro ou a um tempo  carregado, sujeito a grandes tempestades.

O grande problema é que, geralmente, as pessoas escolhem os sinais que querem ver e começam a ignorar determinadas coisas que, com certeza, as levarão a um abismo, mas continuam e quando a desgraça acontece se desesperam, porém esquecem completamente que tudo aquilo poderia ter sido evitado.
É claro que existem os acidentes que, infelizmente, não temos a menor ingerência e acontecem, entretanto, podemos afirmar que das mazelas que o ser humano passa eles são a grande minoria, infelizmente, a quantidade maior referem-se a comportamentos que poderiam ser evitados, atitudes que não deveriam  fazer parte do nosso dia a dia, amizades que precisavam ser interrompidas e não foram, insistência em determinados situações que estava muito claro que acabariam mal, enfim uma série de coisas que sinalizaram para um final de desgraça e preferimos não enxergar.

Vivemos um tempo muito ruim, a vida é extremamente complicada de se administrar, mas se tivéssemos a coragem de tomar as devidas providências todas as vezes que identificássemos determinados sinais, com certeza conseguiríamos viver de uma forma muito melhor e evitaríamos muitas tragédias.
Por isso, se faz necessário uma reflexão a respeito dos sinais que estão chegando até nós e, caso eles estejam indicando chuvas e trovoadas, precisamos tomar a decisão de correr para um abrigo e não ficar fingindo que não estamos entendendo, pois colheremos os frutos que plantarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário