quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O PECADO E O PERDÃO


guaViva O PECADO E O PERDÃO
2 Crônicas 33. 12 – 13

E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés  que o Senhor era Deus.
Se nós fôssemos fazer uma relação de pessoas muito ruins, com certeza Manassés estaria entre as primeiras.  Ele tinha doze anos de idade quando foi a rei, e o seu reinado durou cinqüenta e cinco anos.

Ele pecou contra Deus ao seguir os costumes dos povos que  o Senhor já tinha expulsado daquela terra. Edificou, outra vez, lugares para os cultos pagãos, que seu pai Ezequias havia destruído, fez altares para adoração do  deus Baal , construiu postes-ídolos de adoração às estrelas,  fazia rituais de feitiçaria, magia, onde chegou a dar seus em filhos em sacrifício, além de consultar  adivinhos e médiuns, ou seja, se existiu alguém que pecou muito contra Deus foi esse homem de nome Manassés. Ele chegou ao ponto de colocar uma imagem no Templo, o mesmo lugar onde Deus tinha dito a Davi e a Salomão que tinha sido escolhido por Ele para ser adorado para sempre, ou seja, esse homem afrontou a Deus de forma absoluta e levou o povo de Judá a cometer pecados muito piores que aqueles que tinham sido feitos pelos povos que tinham sido expulsos daquele lugar.

Evidentemente o castigo veio, porque, muito embora o Senhor tivesse falado com ele e o povo a respeito daquilo tudo que eles estavam fazendo, não foi ouvido e, por isso, Deus permitiu que o exército assírio invadisse e tomasse aquela terra, sendo Manassés preso e levado para a Babilônia.
Então aconteceu o inesperado. Manassés, durante o seu sofrimento, orou de coração ao Senhor e com muita sinceridade se arrependeu de todos os seus pecados e Deus ouviu a sua oração, feita com muita humildade, e atendeu a sua solicitação, permitindo que ele fosse libertado e voltasse para Jerusalém e retomasse o seu lugar de rei, o que levou àquele homem a declarar que o Senhor era Deus.

Evidentemente, depois disso, ele se reposicionou tomando diversas atitudes para corrigir os seu erros,  tirando do Templo as imagens que lá estavam, o ídolo que ele tinha posto naquele lugar, jogou por terra os altares que ele tinha mandado construir, reformou o altar do Senhor e determinou que o povo passasse a adorar somente o Senhor, o Deus de Israel.

O que estamos vendo neste episódio, é que este homem que cometeu erros graves contra Deus, a partir do momento que se arrependeu de maneira sincera, alcançou o perdão Seu perdão.
Precisou  chegar ao fundo do poço para perceber que a forma como tinha vivido, até aquele momento, tinha desgraçado com a sua vida.
O que estamos querendo dizer é que existem diversas pessoas caminhando para o mesmo fim de Manassés e continuam trilhando as mesmas veredas e não mudam o posicionamento.
Manassés poderia mudar o rumo de sua vida quando foi alertado por Deus e não tomou conhecimento, continuou até ser preso com ganchos e correntes, aí então, ele  caiu em si, arrependeu-se de forma sincera e Deus o perdoou.

Onde estamos querendo chegar. A vida de Manassés nos ensina algumas coisas muito importantes. A primeira é que aquele que desafia a autoridade do Senhor através de atitudes erradas, de posicionamentos equivocados, andando de mãos dadas  com o pecado, infelizmente não acabarão bem. Essas escolhas os levarão para um final que, com certeza, não será agradável, pois estarão caminhando em sentido contrário à vontade de Deus.

E a segunda, e que gostaríamos de chamar a sua atenção, é que não somos perdoados pelo número de pecados que venhamos a ter e sim pela nossa disposição sincera em se arrepender e não voltar a cometer os mesmos erros.
Manassés nos ensina isto. No final ele reconheceu os seus pecados e buscou o perdão de Deus de forma sincera.

Então a conclusão é muito lógica e onde estamos querendo chegar, se Deus perdoou a Manassés que fez aquilo tudo, pode perdoar qualquer pessoa, independentemente da quantidade de erros que tenha cometido. É lógico e que fique claro, que todos nós arcaremos com as responsabilidades de nossos erros, porém o arrependimento sincero nos levará a conseguir o perdão do Senhor e a um novo momento de nossas vidas.
Existem pessoas que acham que, tendo em vista tudo o que fizeram, a quantidade de erros que cometeram, a série de pecados feitos, que não tem mais jeito. A culpa é tão grande que acham impossível uma nova vida.

O  Deus que perdoou a Manassés é o nosso  Deus, que pode perdoar a qualquer pessoa  que reconheça o seu pecado e de coração se arrependa, independentemente da quantidade de erros que tenha cometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário