terça-feira, 16 de outubro de 2012


Do fundo do poço
No fundo do poço o sentimento é de que tudo está perdido, é o fim.
 
A vida nos reserva algumas experiências emocionantes como uma viagem dos sonhos, uma visita a um castelo, uma caminhada à beira mar ou um passeio de retorno no tempo, quando visitamos um museu. Mas quem já teve a experiência de se encontrar no fundo de um poço?
O Reino do Sul de Israel estava em apuros com o estado de sítio implantado pelos babilônios. Ninguém entrava nem saia da cidade de Jerusalém; não havia mais alimento, nem tampouco água, pois em uma ação de dominar o inimigo a estratégia para se propiciar uma rendição é bloquear o básico: pão e água.
Exercer o ofício profético em tempos de escassez é tarefa para poucos; ainda mais quando se recebe a ordem de anunciar que o cenário não vai melhorar, ao contrário, a invasão é iminente e inevitavelmente o profeta que proclamar tal anúncio será tido como fiel ao seu chamado, mas receberá o título de traidor por seus compatriotas.
Foi assim com o profeta Jeremias; ao ponto de ser lançado no fundo de um poço, que não havia água para, mas que por sua vez estava repleto de lama.
No livro que leva o seu nome no capítulo 38:6 está escrito:

Então tomaram a Jeremias, e o lançaram na cisterna de Malquias,
filho do rei, que estava no átrio da guarda; e desceram a Jeremias
com cordas; mas na cisterna não havia água, senão lama; e atolou-se
Jeremias na lama.

No livro que também recebe o registro de suas lamentações no capítulo 3:53-58 lemos:

Cortaram-me a vida na masmorra, e lançaram pedras sobre mim.
Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado.
Invoquei o teu nome, SENHOR, desde a mais profunda masmorra.
Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro,
ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei;
disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, as causas da minha alma,
remiste a minha vida.

Em outras versões da Bíblia está escrito no lugar de masmorra ou calabouço a palavra poço; até porque, os poços secos também serviam de prisão, de cárcere em determinadas situações, como aconteceu séculos antes com José em Gn 37:24.
Desta terrível experiência do profeta Jeremias, nascem algumas perguntas, que apenas são entendidas por quem já passou ou ainda está no fundo do poço.

01

I - O QUE SE PENSA QUANDO ESTÁ NO FUNDO DO POÇO?
Não adianta dissimular, disfarçar ou fingir quando se chega ao fundo do poço o sentimento é de que tudo está perdido, é o fim. Aquele que se encontra no fundo do poço sente-se como Jeremias com a vida cortada, destruída e ainda por cima vai levar algumas pedradas sobre a cabeça para que não se sustente em pé, mas beije o chão e cheire a lama fétida do fundo do poço.

II - O QUE FAZER QUANDO SE ESTÁ NO FUNDO DO POÇO?
Talvez alguém pense que existe uma forma de saída espetacular, fenomenal; mas não. Não há muitas alternativas para quem está no fundo do poço, até porque quando se está no fundo do poço a única saída visível é para cima. Por isso é preciso clamar a Deus, gritar por ele. O grito é escancarado porque a sua agonia é tão grande, que não há como sentir as dores no fundo do poço e fazer apenas uma oração silenciosa, balbuciada como fez Ana no templo em Silo (I Sm 1). Só Deus viu quantos gritos externos e internos, da boca e na alma esta mulher soltou clamando a Deus por um filho.

III - O QUE DEUS FAZ QUANDO ALGUÉM CLAMA POR ELE DO FUNDO DO POÇO
Segundo estimativas, em 2007 a população da terra era de 6,6 bilhões de pessoas. O grande desafio é crer que mesmo diante desta quantidade de gente suspirando, Deus ouve o suspiro daquele que clama por ele do fundo do poço. Isso mesmo, o profeta Jeremias usou mais que poesia ou figura de linguagem, ele esboçou a mais pura teologia do Deus que é transcendente, mas também é imanente; ele ouve o suspiro porque está perto, mais perto do que se imagina, pois não apenas ouve o clamor, mas de maneira sublime e maravilhosa escuta os suspiros ofegantes da alma.
Quando alguém clama por Deus do fundo do poço ele se aproxima e diz a mais breve e confortadora frase que saia dos lábios do profeta Isaías ao povo de Israel: "Não Temas". Quais são as causas da alma de alguém que está no fundo do poço? Deus as pleiteia. O que Deus faz no fundo do poço, talvez ele não faça em nenhum outro lugar, pois este lugar é o ambiente ideal para se reconhecer que não é nada e que Deus é tudo.
É o local onde a alma é tratada só por Deus e mais ninguém.
Por fim, Deus redime a vida daquele que clama por ele do fundo do poço. É o remidor por excelência da vida, pois o poder da vida do que está no poço ou fora dele está em suas mãos. Ana em sua oração em forma de cântico disse: "O Senhor é o que tira a vida e a dá" (I Sm 2:6). É o redentor da vida, porque foi através de sua morte que pagou o preço que ninguém poderia pagar.

Paulo Sérgio dos Santos é pastor da PIB de Aracaju/SE, Bacharel em Teologia pelo STBNB/SETEBASE, Licenciado em Pedagogia pela UFS e Pós graduando em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário