quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Êxodo - Matthew Henry


Êxodo - Matthew Henry

CAPÍTULO 3
• Versículos 1-6 Deus se aparece a Moisés numa sarça ardente
• Versículos 7-10 Deus envia Moisés para liberar a Israel
• Versículos 11-15 O nome Jeová
• Versículos 16-22 Promessa de liberação para os israelitas

Versículos 1-6
A vida de Moisés divide-se em três períodos de quarenta anos: os primeiros quarenta que
passou como príncipe na corte do Faraó; os segundos, como pastor em Madiã; os terceiros,como rei em Jesurum. Quão variável é a vida do homem! A primeira aparição de Deus achou a Moisés cuidando ovelhas. Parece um pobre emprego para um homem de sua capacidade e educação, embora esteja satisfeito com ele; deste modo aprende a mansidão e o contentamento, pelos quais se destaca mais que por todo seu saber nos escritos sagrados.Satanás gosta de encontrar-nos ociosos. Deus se agrada quando nos encontra ocupados. Estar sozinhos é bom para nossa comunhão com Deus.Com grande assombro, Moisés viu uma sarça que ardia sem um fogo que a acendesse. A sarça ardia mas não se consumir, emblema da igreja escravizada no Egito.

 Em forma adequada nos lembra a igreja de toda época que, ainda sob as perseguições mais severas, não pôde ser destruída porque Deus a conservou. Na Escritura, o fogo é um emblema da justiça e santidade divinas, e das aflições e tribulações com que Deus prova e purifica a seu povo, e ainda o batismo do Espírito Santo, pelo qual são consumidos os afetos pecaminosos, e a alma muda à natureza e imagem de Deus.Deus fez a Moisés um chamado por graça, ao qual ele deu uma resposta imediata. Os que hão de ter comunhão com Deus devem prestá-lhe atenção nas ordenanças através das quais lhe apraz manifestar-se a si mesmo e a sua glória,embora seja numa sarça. Descalçar-se era um sinal de respeito e submissão. Para chegar-nos a Deus devemos fazê-lo pausadamente e com uma solene preparação, evitando cuidadosamente todo o que pareça leviano, vulgar e inconveniente a seu serviço.Deus não diz: "
Eu era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó", senão "Eu sou".

Os patriarcas ainda vivem, depois de tantos anos que seus corpos tem permanecido no túmulo. Nenhuma extensão no tempo pode separar a alma dos justos de seu Criador. Dizendo isto, Deus ensinou a Moisés acerca de outro mundo e fortaleceu sua crença num estado futuro. Assim o interpreta nosso Senhor Jesus, o qual, a partir disto, prova que os mortos ressuscitam (Lc 20.37). Moisés escondeu seu rosto, como envergonhado ao tempo que assustado de olhar para Deus. Quanto mais vemos de Deus e de sua graça e seu amor na aliança, mais motivo veremos para adorá-lo com reverência e piedoso temor.

Versículos 7-10

Deus nota as aflições de Israel. Suas angústias ; até as angústias secretas do povo de Deus lhe são conhecidas. Seu clamor : Deus ouve os gritos de seu povo afligido. A opressão que suportavam; os opressores mais altos e grandes de seu povo não estão por acima dEle. Deus promete pronta libertação por métodos alheios aos caminhos comuns da providência. Aos que Deus, por sua graça, libera de um Egito espiritual, os levará à Canaã celestial.

Versículos 11-15

Moisés tinha-se crido capaz, antes, de liberar a Israel, porém se deu à tarefa com demasiada pressa. Agora, quando é a pessoa mais adequada para isso, conhece suas próprias fraquezas. Este foi o efeito de um maior conhecimento de Deus e de si mesmo. Anteriormente foi a confiança em si mesmo misturada com uma firme fé e grande zelo; agora, um pecaminoso desconfiar em Deus se arrasta disfarçado de humildade; tão defeituosas são as graças mais firmes e os melhores deveres dos santos mais proeminentes. Mas todas as objeções recebem resposta: "Certamente eu estarei contigo". Isso basta. Dois nomes pelos quais Deus será agora conhecido. Um nome que denota que é em si: EU SOU O QUE SOU. Isto explica seu nome Jeová e significa:

1) Que Ele é auto-existente : e tem seu ser de Si mesmo.
2) Que é eterno e imutável e sempre o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos.
3) Que Ele é incompreensível ; não podemos, por médios humanos, desentranhar o que é:este nome detém todas as indagatórias ousadas e curiosas acerca de Deus.
4) Que Ele é fiel e veraz a todas suas promessas, imutável em sua palavra assim como em sua natureza; que Israel saiba disso, EU SOU me enviou a vocês. Eu sou, e não há ninguém fora de mim.Todo o resto tem seu ser de Deus e é totalmente dependente dEle. Além disso, eis aqui um nome que denota o que Deus é para seu povo. O Senhor Deus de seus pais me enviou. Moisés deve reviver neles a religião de seus pais, que estava quase perdida; e, então, eles podiam ter a expectativa do cumprimento rápido das promessas feitas a seus pais.

Versículos 16-22

O êxito de Moisés com os anciãos de Israel seria bom. Deus, que, por sua graça, inclina o coração e abre o ouvido, pôde dizer de antemão: Eles escutarão tua voz, pois Ele lhes daria a disposição neste dia de poder. Em quanto ao Faraó, aqui lhe diz a Moisés que as petições, as persuasões e as queixas humildes não prevaleceriam com ele; nem sequer uma mão poderosa estendida em sinais e prodígios. Mas os que não se inclinam ante o poder de sua palavra,certamente serão quebrantados pelo poder da mão de Deus. O povo do Faraó daria riquezas a Israel em sua partida.

Na tirania do Faraó e a opressão de Israel vemos o estado miserável e abjeto dos pecadores. Embora o jugo é áspero, eles trabalham como escravos até que o Senhor manda a redenção. Junto com os convites do Evangelho, Deus envia o ensino de seu Espírito. Assim, os homens recebem a disposição para buscar e esforçar-se por sua liberação. Satanás perde seu poder de retê-los, eles se saem adiante com todo o que têm e são, e aplicam toda a glória a Deus e ao serviço de sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário