terça-feira, 9 de outubro de 2012


Gênesis

CAPÍTULO 4

• Versículos 1-7O nascimento, trabalho e religião de Caim e Abel.
• Versículos 8-15 Caim mata a Abel – A maldição de Caim.
• Versículos 16-18 A conduta de Caim – Sua família.
• Versículos 19-24 Lameque e suas esposas – A destreza dos descendentes de Caim.
• Versículos 25-26O nascimento de outro filho e neto de Adão.

Versículos 1-7
Quando nasceu Caim, Eva disse: "Gerei um varão do Senhor". Talvez pensou que era a semente prometida. De ser assim, teve uma amarga desilusão. Abel significa vaidade: quando ela pensou que tinha a semente prometida em Caim, cujo nome significa  possessão, ele se absorveu tanto com ele que outro filho era como vaidade para ela. Note-se que cada filho tinha um chamamento. A vontade de Deus para todos é que cada um tenha algo que fazer neste mundo. Os pais devem criar a seus filhos para que trabalhem. "Lhes dê uma Bíblia e um chamamento", dizia o bom senhor Dod, e Deus seja com eles. Podemos supor que, depois da queda, Deus mandou a Adão que derramasse o sangue de animais inocentes e, uma vez mortos, queimasse parte ou todos os corpos com fogo. Assim foram prefigurados o castigo que merecem os pecadores, isto é, a morte do corpo e a ira ded., da qual o fogo é um emblema bem conhecido, além dos sofrimentos de Cristo.

 Observe que a adoração religiosa de Deus não é um invento novo. Foi desde o começo; é o bom caminho antigo (Jr 6.16). As ofertas de Caim e Abel foram diferentes. Caim demonstrou um orgulhoso coração incrédulo. Em consequência, ele e sua oferta foram rejeitados. Abel chegou em qualidade de pecador e, conforme com o estabelecido por Deus, por meio de seu sacrifício expressava humildade, sinceridade, obediência e fé. Deste modo, ao buscar o benefício da nova aliança de misericórdia, por meio da Semente prometida, seu sacrifício tinha uma expressão que Deus aceitou. Abel ofereceu em fé, mas não Caim (Hb 11.4). Em todas as épocas tem havido duas classes de adoradores, à maneira de Caim e Abel; a saber, os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método da salvação do evangelho, que tentam agradar a Deus com métodos desenhados por eles mesmos; e os crentes humildes que se aproximam dEle pelo caminho que Ele lhes revelou. 

Caim entregou-se à ira maligna contra Abel. Albergou um espírito maligno de descontentamento e rebelião contra Deus. Deus percebe todas as nossas paixões e desagrados pecaminosos. Não há olhar de raiva, inveja ou de aborrecimento que fuja a seu olho vigilante. O Senhor arrazoou com este homem rebelde; se tomar o caminho certo seria aceito. Alguns entendem isto como um anúncio de misericórdia. "Se não fizer isto bem, o pecado, isto é, a oferta pelo pecado, está a porta e você pode se beneficiar dela". A mesma palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. "Embora não o tenhas feito bem, não desesperes ainda; o remédio está perto". É dito que Cristo, a grande oferta pelo pecado, está na porta (Ap 3.20).Bem merecem perecer em seus pecados os que não vão à porta a pedir o benefício desta oferta pelo pecado. A aceitação da oferta de Abel por parte de Deus, não mudou o direito de primogenitura fazendo-o seu; então, por que haveria de irritar-se Caim? Os arrebatamentos e inquietudes pecaminosas se esvaecem quando se procura em forma estrita e justa a causa.

Versículos 8-15

A maldade do coração termina no assassinato realizado com as mãos. Caim matou Abel, seu próprio irmão, o filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado; a seu irmão menor, a quem deveria ter protegido; um irmão bom, que nunca tinha feito nada de errado. Que efeitos fatais do pecado de nossos primeiros pais foram estes, e como devem ter-se enchido de angústia seus corações! Observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim. Nega o crime, como se pudesse ocultá-lo de Deus. Trata de encobrir o homicídio deliberado com uma mentira deliberada. O assassinato é um pecado que clama. O sangue pede sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado. Quem conhece o alcance e o peso de uma maldição divina, quão longe chega, quão profundo penetra? Os crentes se salvam dela somente em Cristo, e herdam a bênção.

 Caim foi amaldiçoado pela terra. Ele achou seu castigo ali onde escolheu sua sorte e depositou seu coração. Toda criatura é para nós o que Deus a fizer, um consolo ou uma cruz, uma bênção ou uma maldição. A maldade do perverso traz maldição a todo o que faz e a todo o que tem. Caim se queixa, não de seu pecado, senão de seu castigo. Mostra-se grande dureza decoração quando nos preocupam mais nossos sofrimentos que nossos pecados. Deus tem propósitos sábios e santos ao prolongar as vidas até dos piores homens. Vão é inquirir qual foi o sinal colocado sobre Caim. Sem dúvida era conhecido tanto como marca de infâmia sobre Caim, e como sinal de Deus para que não o matassem. Abel falava ainda estando morto. Fala da odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os primeiros acessos de ira, e nos ensina que o justo deve esperar perseguição. Também, que existe um estado futuro e uma recompensa eterna para desfrutar, pela fé em Cristo e em seu sacrifício expiatório. Ele nos fala da excelência da fé no sacrifício e o sangue expiatório do Cordeiro de Deus. Caim matou a seu irmão porque suas próprias obras eram más, e as de seu irmão, justas (1 João 3.12). Como consequência da inimizade colocada entre a Semente da mulher e a semente da serpente explodiu a guerra, que se tem livra do continuamente desde então. Nesta guerra estamos todos comprometidos, ninguém é neutral; nosso Capitão tem declarado que o que não é com Ele, é contra Ele. Apoiemos decididamente, porém com mansidão, a causa da verdade e da justiça contra Satanás.

Versículos 16-18

Caim desprezou todo o temor de Deus e não quis ouvir os mandados dEle. Os professantes hipócritas que fingem e se negam a levar a sério a Deus, são justamente abandonados a sua sorte para que façam algo extremamente escandaloso. Assim, pois, se desprendem daquela forma de santidade para a qual têm sido repreensão e cujo poder negam. Caim saiu da presença do Senhor e nunca encontramos que tenha regressado, para seu consolo. A terra na que habitou Caim foi chamada de terra de Node, que significa "estremecimento" ou "tremente", o que, deste modo, mostra a inquietude e incômodo de seu espírito, ou "a terra do vagabundo". Os que se afastam de Deus nunca podem achar repouso em nenhuma outra parte. Os que na terra buscavam a cidade celestial, optaram por morar em tabernáculos ou tendas; porém Caim, por não importar-lhe essa cidade, edificou uma na terra. Assim, todos os amaldiçoados por Deus procuram sua estabilidade e satisfação aqui embaixo.

Versículos 19-24
Um da perversa raça de Caim é o primeiro que se registra quebrantando a lei do matrimônio. Até aqui, um homem somente tinha uma esposa por vez; porém Lameque tomou duas. As únicas coisas sobre as que a perversa gente carnal coloca seu coração são as coisas deste mundo, e são sumamente espertos e diligentes a este respeito. Assim aconteceu com a raça de Caim. Aqui havia um pai de pastores e um pai de músicos, mas não um pai de fiéis. Aqui há um que ensina sobre o bronze e o ferro, mas não há quem ensine o bom conhecimento do Senhor; aqui há recursos para enriquecer-se e para ser poderoso e estarem alegres, porém nada de Deus, de seu temor e seu serviço. As coisas presentes enchem a cabeça da maioria. Lameque tinha inimigos, aos que havia provocado. Faz uma comparação entre ele mesmo e seu antepassado Caim; e se elogia por ser muito menos criminoso. Parece abusar da paciência de Deus ao dispensar a Caim, tomando isso como um estímulo para ter a expectativa de pecar e de não receber castigo.

Versículos 25-26

Nossos primeiros pais foram consolados em sua aflição pelo nascimento de um filho, ao qual chamaram Sete, isto é, "substituto", "estabelecido" ou "colocado"; em sua semente, a humanidade continuaria até o fim dos tempos, e dele desceria o Messias. Enquanto Caim, a cabeça da apostasia, é feito errante, Sete, de quem surgiria a igreja verdadeira, é um estabelecido. Em Cristo e sua igreja está o único estabelecimento verdadeiro. Sete andou nos passos de seu martirizado irmão Abel; foi partícipe de uma fé igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo e, assim, chegou a ser um novo testemunho da graça e influência de Deus Espírito Santo. Deus concedeu a Adão e Eva que vissem o avivamento religioso de sua família. Os adoradores de Deus começaram a fazer mais em religião; alguns, por uma profissão franca da verdadeira religião, protestavam contra a maldade do mundo circundante. Quanto piores sejam os outros, melhores devemos ser nós, e mais zelosos. Então começou a distinção entre professantes e profanos, a qual tem continuado desde então e continuará enquanto houver mundo.         

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