Gênesis
CAPÍTULO 4
• Versículos 1-7O nascimento, trabalho e religião de Caim e
Abel.
• Versículos 8-15 Caim mata a Abel – A maldição de Caim.
• Versículos 16-18 A conduta de Caim – Sua família.
• Versículos 19-24 Lameque e suas esposas – A destreza dos
descendentes de Caim.
• Versículos 25-26O nascimento de outro filho e neto de Adão.
Versículos 1-7
Quando nasceu Caim, Eva disse: "Gerei um varão do
Senhor". Talvez pensou que era a semente prometida. De ser assim, teve uma
amarga desilusão. Abel significa vaidade: quando ela pensou que tinha a semente
prometida em Caim, cujo nome significa
possessão, ele se absorveu tanto com ele que outro filho era como
vaidade para ela. Note-se que cada filho tinha um chamamento. A vontade de Deus
para todos é que cada um tenha algo que fazer neste mundo. Os pais devem criar
a seus filhos para que trabalhem. "Lhes dê uma Bíblia e um
chamamento", dizia o bom senhor Dod, e Deus seja com eles. Podemos supor
que, depois da queda, Deus mandou a Adão que derramasse o sangue de animais
inocentes e, uma vez mortos, queimasse parte ou todos os corpos com fogo. Assim
foram prefigurados o castigo que merecem os pecadores, isto é, a morte do corpo
e a ira ded., da qual o fogo é um emblema bem conhecido, além dos sofrimentos
de Cristo.
Observe que a adoração religiosa de Deus não é um invento novo. Foi
desde o começo; é o bom caminho antigo (Jr 6.16). As ofertas de Caim e Abel
foram diferentes. Caim demonstrou um orgulhoso coração incrédulo. Em consequência,
ele e sua oferta foram rejeitados. Abel chegou em qualidade de pecador e,
conforme com o estabelecido por Deus, por meio de seu sacrifício expressava
humildade, sinceridade, obediência e fé. Deste modo, ao buscar o benefício da
nova aliança de misericórdia, por meio da Semente prometida, seu sacrifício
tinha uma expressão que Deus aceitou. Abel ofereceu em fé, mas não Caim (Hb
11.4). Em todas as épocas tem havido duas classes de adoradores, à maneira de
Caim e Abel; a saber, os orgulhosos e endurecidos que desprezam o método da
salvação do evangelho, que tentam agradar a Deus com métodos desenhados por
eles mesmos; e os crentes humildes que se aproximam dEle pelo caminho que Ele
lhes revelou.
Caim entregou-se à ira maligna contra Abel. Albergou um espírito
maligno de descontentamento e rebelião contra Deus. Deus percebe todas as
nossas paixões e desagrados pecaminosos. Não há olhar de raiva, inveja ou de
aborrecimento que fuja a seu olho vigilante. O Senhor arrazoou com este homem
rebelde; se tomar o caminho certo seria aceito. Alguns entendem isto como um
anúncio de misericórdia. "Se não fizer isto bem, o pecado, isto é, a
oferta pelo pecado, está a porta e você pode se beneficiar dela". A mesma
palavra significa pecado e sacrifício pelo pecado. "Embora não o tenhas
feito bem, não desesperes ainda; o remédio está perto". É dito que Cristo,
a grande oferta pelo pecado, está na porta (Ap 3.20).Bem merecem perecer em
seus pecados os que não vão à porta a pedir o benefício desta oferta pelo
pecado. A aceitação da oferta de Abel por parte de Deus, não mudou o direito de
primogenitura fazendo-o seu; então, por que haveria de irritar-se Caim? Os
arrebatamentos e inquietudes pecaminosas se esvaecem quando se procura em forma
estrita e justa a causa.
Versículos 8-15
A maldade do coração termina no assassinato realizado com as
mãos. Caim matou Abel, seu próprio irmão, o filho de sua própria mãe, a quem
deveria ter amado; a seu irmão menor, a quem deveria ter protegido; um irmão
bom, que nunca tinha feito nada de errado. Que efeitos fatais do pecado de
nossos primeiros pais foram estes, e como devem ter-se enchido de angústia seus
corações! Observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim. Nega o crime,
como se pudesse ocultá-lo de Deus. Trata de encobrir o homicídio deliberado com
uma mentira deliberada. O assassinato é um pecado que clama. O sangue pede
sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado. Quem conhece o
alcance e o peso de uma maldição divina, quão longe chega, quão profundo
penetra? Os crentes se salvam dela somente em Cristo, e herdam a bênção.
Caim
foi amaldiçoado pela terra. Ele achou seu castigo ali onde escolheu sua sorte e
depositou seu coração. Toda criatura é para nós o que Deus a fizer, um consolo
ou uma cruz, uma bênção ou uma maldição. A maldade do perverso traz maldição a
todo o que faz e a todo o que tem. Caim se queixa, não de seu pecado, senão de
seu castigo. Mostra-se grande dureza decoração quando nos preocupam mais nossos
sofrimentos que nossos pecados. Deus tem propósitos sábios e santos ao
prolongar as vidas até dos piores homens. Vão é inquirir qual foi o sinal
colocado sobre Caim. Sem dúvida era conhecido tanto como marca de infâmia sobre
Caim, e como sinal de Deus para que não o matassem. Abel falava ainda estando
morto. Fala da odiosa culpa do crime e nos avisa que devemos reprimir os
primeiros acessos de ira, e nos ensina que o justo deve esperar perseguição.
Também, que existe um estado futuro e uma recompensa eterna para desfrutar,
pela fé em Cristo e em seu sacrifício expiatório. Ele nos fala da excelência da
fé no sacrifício e o sangue expiatório do Cordeiro de Deus. Caim matou a seu
irmão porque suas próprias obras eram más, e as de seu irmão, justas (1 João
3.12). Como consequência da inimizade colocada entre a Semente da mulher e a
semente da serpente explodiu a guerra, que se tem livra do continuamente desde
então. Nesta guerra estamos todos comprometidos, ninguém é neutral; nosso
Capitão tem declarado que o que não é com Ele, é contra Ele. Apoiemos
decididamente, porém com mansidão, a causa da verdade e da justiça contra
Satanás.
Versículos 16-18
Caim desprezou todo o temor de Deus e não quis ouvir os
mandados dEle. Os professantes hipócritas que fingem e se negam a levar a sério
a Deus, são justamente abandonados a sua sorte para que façam algo extremamente
escandaloso. Assim, pois, se desprendem daquela forma de santidade para a qual
têm sido repreensão e cujo poder negam. Caim saiu da presença do Senhor e nunca
encontramos que tenha regressado, para seu consolo. A terra na que habitou Caim
foi chamada de terra de Node, que significa "estremecimento" ou "tremente",
o que, deste modo, mostra a inquietude e incômodo de seu espírito, ou "a
terra do vagabundo". Os que se afastam de Deus nunca podem achar repouso
em nenhuma outra parte. Os que na terra buscavam a cidade celestial, optaram
por morar em tabernáculos ou tendas; porém Caim, por não importar-lhe essa
cidade, edificou uma na terra. Assim, todos os amaldiçoados por Deus procuram
sua estabilidade e satisfação aqui embaixo.
Versículos 19-24
Um da perversa raça de Caim é o primeiro que se registra
quebrantando a lei do matrimônio. Até aqui, um homem somente tinha uma esposa
por vez; porém Lameque tomou duas. As únicas coisas sobre as que a perversa
gente carnal coloca seu coração são as coisas deste mundo, e são sumamente
espertos e diligentes a este respeito. Assim aconteceu com a raça de Caim. Aqui
havia um pai de pastores e um pai de músicos, mas não um pai de fiéis. Aqui há
um que ensina sobre o bronze e o ferro, mas não há quem ensine o bom conhecimento
do Senhor; aqui há recursos para enriquecer-se e para ser poderoso e estarem alegres,
porém nada de Deus, de seu temor e seu serviço. As coisas presentes enchem a cabeça
da maioria. Lameque tinha inimigos, aos que havia provocado. Faz uma comparação
entre ele mesmo e seu antepassado Caim; e se elogia por ser muito menos
criminoso. Parece abusar da paciência de Deus ao dispensar a Caim, tomando isso
como um estímulo para ter a expectativa de pecar e de não receber castigo.
Versículos 25-26
Nossos primeiros pais foram consolados em sua aflição pelo
nascimento de um filho, ao qual chamaram Sete, isto é, "substituto",
"estabelecido" ou "colocado"; em sua semente, a humanidade
continuaria até o fim dos tempos, e dele desceria o Messias. Enquanto Caim, a cabeça
da apostasia, é feito errante, Sete, de quem surgiria a igreja verdadeira, é um
estabelecido. Em Cristo e sua igreja está o único estabelecimento verdadeiro.
Sete andou nos passos de seu martirizado irmão Abel; foi partícipe de uma fé
igualmente preciosa na justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo e, assim,
chegou a ser um novo testemunho da graça e influência de Deus Espírito Santo.
Deus concedeu a Adão e Eva que vissem o avivamento religioso de sua família. Os
adoradores de Deus começaram a fazer mais em religião; alguns, por uma
profissão franca da verdadeira religião, protestavam contra a maldade do mundo
circundante. Quanto piores sejam os outros, melhores devemos ser nós, e mais
zelosos. Então começou a distinção entre professantes e profanos, a qual tem
continuado desde então e continuará enquanto houver mundo.
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