segunda-feira, 1 de outubro de 2012


* Jesus Acalma a Tempestade

JESUS ACALMA UMA TEMPESTADE

(Mateus 8:23-27 / Marcos 4:36-41 / Lucas 8:22-25)
Jesus, ao ver aquela multidão ao redor de si, deu ordem aos discípulos de partir para o outro lado do mar. Como havia feito um apelo para que o seguissem, recebeu algumas manifestações. Ele queria pessoas empenhadas na obra da pregação.

Um escriba, por exemplo, aproximou-se e lhe disse: Mestre, eu o seguirei para onde quer que você for.
Jesus advertiu: As raposas têm covis, as aves do céu têm ninho, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 


Outro de seus discípulos desculpou-se: Senhor, permita-me primeiro que meu pai morra e eu o sepulte. Depois o seguirei.
Jesus, porém, respondeu-lhe: Siga-me, e deixe os mortos que sepultem os seus próprios mortos. 


Entrou na embarcação, no que foi seguido pelos discípulos. Como estava cansado, dormiu no fundo do barco.
De repente levantou-se uma tão grande tempestade, que o barco era coberto pelas ondas. Ele, porém, continuava dormindo profundamente. 


Os discípulos mais que depressa o despertaram: Senhor, salve-nos. Estamos a ponto de afundar.
- Por que vocês estão com medo, homens de pouca fé?
Levantou-se e repreendeu os ventos e o mar, seguindo-se grande calmaria. 


Aqueles homens se maravilharam: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Aplicação: Crer sem duvidar não é nada fácil, embora seja o caminho, a maneira. Até os doze, que conviviam com Ele, tinham dúvidas. Imagine para nós, que hoje já não temos a presença física do Senhor. Mas temos, sem dúvida, os seus ensinamentos.


Jesus demonstrou sua confiança absoluta em Deus quando dormiu no meio da tempestade no lago da Galiléia. Os discípulos tomaram a confiança de Jesus por desinteresse: " Mestre, não te importa que pereçamos? (4.38). Aqui, fé é a coragem baseada na confiança no cuidado de Deus, não importa o que aconteça. A pergunta dos discípulos, "quem é este?", revela que o temor que eles tinham vinha da compreensão de que, de algum modo, o mestre tinha feito o que só Deus podia fazer.

Nesse relato, escrito por Marcos, o discípulo de Jesus, que testemunhou muitos dos milagres e obras de Cristo, Jesus demonstra claramente sua autoridade sobre toda a criação. Os discípulos estavam assustados no barco agitado pelas ondas, Jesus dormia calmamente.

E na tempestade que nosso caráter é lapidado e revelado. Portanto persevere em meio as tempestade sejam elas quais forem em suas vidas, não desista deixando para atrás toda uma caminhada de muito tempo e anos, de muitas experiências e conquistas. Deus conhece as nossas limitações, nos prova mediante as nossas forças, para crescermos e sermos aprovados por Ele. 

Podemos presenciar e acompanharmos também pelas notícias de muitas destruições e mortes causada pelas tempestade. Pois ela não vem para alegrar os nossos corações, mas para lavar, limpar, transformar, restaurar, mudar, e muitas vezes destruir. Podemos ver o exemplo da ordem de Deus para Noé para construir uma arca alertando-o de uma inundação global, destruindo o pecado dos homens daquela época e também todos os humanos que não entrasse na arca de Noé ( Gn 6,7,8).

Enquanto descansamos no Senhor, Ele trabalha para cumprir cada uma de suas palavras. Por isso a leitura da Palavra de Deus e a oração é fundamental para o seu bom relacionamento com Deus, sem isso nada feito.

DEUS DISCIPLINA OS SEUS FILHOS.

" MEU FILHO, NÃO DESPREZE A DISCIPLINA DO SENHOR, NEM SE MAGOE COM A SUA REPREENSÃO, POIS O SENHOR DISCIPLINA A QUEM AMA, E CASTIGA TODO AQUELE A QUEM ACEITA COMO FILHO" ( Hb 12:5,6).
Portanto meus queridos irmãos, por mais grande que seja a sua dificuldade e problemas, tudo vai passar, o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Não desista de prosseguir para o alvo que Deus tem para sua vida, não desista de seus sonhos, por mais que você no momento de dificuldade esteja enxergando tudo cinza, mas Deus de tudo está ciente do que está acontecendo comigo e com você. O importante é sermos aprovados por Deus, para crescermos e darmos belos frutos adiante.
Prossiga olhando somente para Jesus e não para as circunstâncias ao seu redor, pois quando Pedro no momento em que estava caminhando em direção a Jesus nas águas, ele ficou preocupado com as fortes rajadas de ventos e tirou os olhos de Jesus e começou afundar nas águas. Assim acontecerá com você, se estiver focado somente nos problemas você não sobreviverá, se acabará nas tempestades. Jesus tem todo o poder e domínio sobre nossas vidas e sobre as nossas tempestades do dia a dia, portanto descanse em Deus.

Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Essa foi a causa de muitos não ter entrado na terra prometida, morrendo no deserto..... (Hb 3:12).

Geográfia: O Mar da Galiléia

O Mar da Galiléia fica a cerca de 213 m abaixo do nível do mar, tem cerca de 21 km de comprimento por cerca de 13 km de largura. Na sua extremidade meridional, há um vale profundo cercado por rochas escarpadas. O vento, afunilando-se através de colinas que o cercam e através deste vale, pode açoitar o lago, provocando repentinas e violentas tempestades.

Michael Rossane

Nenhum comentário:

Postar um comentário