sexta-feira, 5 de junho de 2015

As Sete Igrejas

As sete igrejas representam todas as igrejas em todos os tempos, iniciando na Dispensação da Graça (Espirito Santo), ou da Igreja até o Arrebatamento. O estudo das sete igrejas nos revela o tipo de vida cristã que estamos vivendo, nos mostra o quadro atual da igreja, bem como seu futuro.

Observemos em todas as cartas as seguintes coisas:
1- Descrição do SENHOR JESUS.
2- Revelação da situação da igreja.
3- Palavra de elogio das boas coisas.
4- Condenação das coisas erradas.
5- Declaração de juízo e julgamento.
6- Exortação ao arrependimento.
7- Proclamação da recompensa.

UM QUADRO RESUMIDO DAS SETE IGREJAS

Éfeso- 2-1:7---rejeita o mal, persevera e é paciente. O amor não é mais o mesmo. Convidado a voltar as obras do inicio. Tem a promessa da arvore da vida.

Esmirna- 2:8-11---suporta o sofrimento. Não recebe nenhuma censura. É instruído a ser fiel até a morte.
Tem a promessa da coroa da vida,e serem livres da segunda morte.

Pérgamo- 2:12-17---Eles mantém a fé. Porém toleram culto idolatra, imoralidades e heresias. Pede-se que se arrependam. Como promessa aos que se arrependem, o maná escondido. Uma pedra com um novo nome.

Tiatira-2:18-29---tem amor, serviço, fé e paciência. Estão melhores que no inicio. Mas, toleram culto idolatra e imoralidade. Cuidado o julgamento está vindo, sejam fiéis. Tem a promessa de governar e da estrela da manhã.

Sardes-3:1-6---alguns tem sido fiéis. É uma igreja morta. Pede-se que se arrependam e fortaleçam o que ainda resta.Os fiéis serão honrados e vestidos de branco, e nomes mantidos no Livro da Vida.

Filadélfia-3:7-13---firmes na fé, obedientes a Cristo e honram Seu nome. Que continuem fiéis e terão um lugar na presença de Deus, um novo nome a nova Jerusalém.

Laodiceia-3:14-22---sem elogios é uma igreja indiferente. Que sejam zelosos e que se arrependam, para compartilhar do trono de Cristo.

por: Luiz Carlos Euzebio