domingo, 7 de junho de 2015

Esmirna

Esmirna, mirra ou amargura. Igreja perseguida ou sofredora.
Pobre materialmente, mas rica espiritualmente...

E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Apocalipse 2:8,9

Na historia representa o período de grande perseguição, sobre a igreja, entre os reinados de Nero (64-68 a.D) e Diocleciano (302-312). Policarpo foi um dos primeiros bispos, morto pelo fogo.

Nas escrituras o sofrimento é tratado na vida do crente de varias maneiras: como disciplina:  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

1 Coríntios 11:30-32

Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados,
E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.

Hebreus 12:3

Como preventivo, para proteger o crente do pecado... E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 2 Co. 12:7.
Ensina-nos coisas de Deus, que jamais aprenderíamos de outra maneira, até Cristo "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu", Hebreus 5:8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.

 O sofrimento gera na maioria das vezes a paciência, E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Romanos 5:3-5. 

Torna mais evidente o testemunho cristão e demonstra a realidade de sua fé e seu compromisso, E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
Atos 9:16.

Esmirna foi encorajada a não temer, e que poderiam ficar tranquilos enquanto estiverem nas mãos de Deus.
O sofrimento da igreja de Esmirna os levaria ao reconhecimento divino da vida eterna, e assim receberiam a coroa da vida. Ap. 2:10, Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Outros tipos de coroa: para os pastores fiéis, 1 Pd. 5:4  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.
Coroa de ouro, prova da nossa redenção,  E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.
Apocalipse 4:4.

Coroa de alegria, Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? 1 Tessalonicenses 2:19.

E a coroa incorruptível, para os que demonstram domínio próprio na corrida da vida,  E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.  1Co. 9:25.

1 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:11.

Os que tem direito a Eternidade com Cristo não precisam temer a morte eterna, pois ela sera somente para os ímpios,  Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:6,15 


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igreja".

por: Luiz Carlos Euzebio