quarta-feira, 3 de outubro de 2012


A SATISFAÇÃO DOENTIA COM A DESGRAÇA ALHEIA
\"natural

João: 4.19-21

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Os versículos tema desse artigo dizem que nós amamos porque Deus nos amou em primeiro lugar, isto é, Ele é a essência do amor do ser humano, e que se algum de nós disser que ama ao Senhor, mas odeia o seu  próximo, estará mentindo, já que é impossível amar a Deus, a quem não se vê,  odiando o seu irmão a quem se vê. Sendo assim, o mandamento que Cristo nos ensina é: “ Quem ama a Deus, deve amar também a seu próximo”.

Começamos esse artigo abordando o tema amor de forma proposital, para podermos entrar no assunto que, realmente, queremos abordar, que é a satisfação que vemos em determinadas pessoas com a desgraça do seu próximo.

É impressionante como presenciamos pessoas passando por momentos difíceis, vivendo situações degradantes, completamente por baixo e em volta outras torcendo para que elas se afundem mais, vibrando por conta de suas derrotas, jogando mais lenha para que o fogo as queime sem contemplação.

Então, podemos até pensar que essas pessoas agem assim em represália a alguma coisa feita pelas outras, a um determinado acontecimento que fez brotar em seus corações um ódio mortal, ou seja, deve haver algum motivo para tanta satisfação com tudo isso, mas não, é simplesmente pelo prazer de ver o seu semelhante num buraco cada vez mais fundo.

Você que está lendo esse artigo deve estar pensando que estamos exagerando, seria ótimo que estivéssemos, porém, infelizmente não estamos, já que a essência do caráter do ser humano é ruim e o faz assim.

É lógico que, felizmente, nem todos agem dessa forma, porém muitos possuem esse tipo de comportamento e o bom da Palavra de Deus é que ela nos confronta e nos constrange, já que  nos mostra, de uma forma muito clara e sem rodeios,  que é impossível ter um relacionamento de amor com Deus se não tivermos, também, com o nosso semelhante.

Falar de Deus, escrever versículos ou ir a todos os cultos não é o suficiente, pois a prova real do amor que temos para com o Senhor, passa pela forma como tratamos as pessoas que estão à nossa volta, isto é, dizer que amamos a Deus, que somos cristãos, mas torcendo para que o nosso irmão caia em desgraça, ou que desça mais baixo do que está é dizer ao Senhor justamente o contrário, que não nos importamos nem um pouco com Ele, já que estamos descumprindo um dos seus principais mandamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário