quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SOBERBA NÃO É PRIVILÉGIO DE ALGUNS


Salmos 10:4-5
Por causa do seu orgulho, o ímpio não o busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. Os seus caminhos são sempre prósperos; os teus juízos estão acima dele, fora da sua vista; quanto a todos os seus adversários, ele os trata com desprezo.
 SOBERBA NÃO É PRIVILÉGIO DE ALGUNS

Não se sabe o nome do autor destes versículos, provavelmente Davi, mas os versos estão dando ênfase ao sucesso daquele que não crê em Deus, dizendo que essa pessoa, por causa da soberba e do orgulho, acha que Deus não tem nenhuma importância, já que tudo o que ele faz dá certo e mais, acha que está acima do juízo do Senhor.
Neste artigo gostaríamos de tratar justamente desse assunto, a soberba que algumas pessoas trazem dentro de si, a ponto de se julgarem acima do bem e do mal.
Entretanto, gostaríamos de focar, não nas pessoas que se enquadrem no perfil daqueles constantes nos versículos tema desse texto, mas naquelas que estão totalmente fora daquele padrão, naquelas consideradas como pessoas boas, que creem em Deus, que frequentam a igreja  regularmente, que aparentam possuir um comportamento completamente antagônico daquele citado pelo salmista.
Você, que está lendo esse texto, pode ser perguntar. Como assim? É claro que essas pessoas boas não são assim, soberbas, orgulhosas, prepotentes e arrogantes. Entretanto, a grande verdade é que na vida real as coisas não funcionam desse jeito, isto é, muita gente boa que comparece a igreja, se diz cristão, que jamais poderia ter este tipo de comportamento, infelizmente é tão arrogante e soberbo quanto aqueles citados pelo salmista.

Pode até ter gente que ao ler esse artigo pode achar que estamos escrevendo um absurdo, mas não estamos, pois o orgulho e a prepotência estão enraizados em muita gente que não consegue se libertar disso e não somente nas pessoas ricas ou más, como muitos imaginam.
O grande problema é que a presença de Deus em nosso coração e a arrogância em nossa vida não são  compatíveis, já que as pessoas assim adquirem um determinado tipo de comportamento que vai totalmente contra a tudo o que o Evangelho prega.

O que precisamos entender é que, muito embora tentemos estampar um determinado procedimento e consigamos passar uma imagem daquilo que não somos para as pessoas, jamais conseguiremos enganar a Deus que conhece aquilo que está acontecendo com  o nosso coração, o que nos leva a um raciocínio muito simples de que Deus nos mostra diariamente o nosso verdadeiro ser, cabe a cada um de nós tomar as providências para determinadas mudanças básicas no relacionamento com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário