sábado, 16 de fevereiro de 2013

INTRODUÇÃO À 1 PEDRO (Parte 2)



Por Leonardo Dâmaso



     b) Apóstolo de Jesus Cristo. Embora Pedro tenha sido o discípulo de Cristo com mais fraquezas e imperfeições de caráter notáveis, chegando ao ponto de desviar e cair radicalmente da fé (Lc 22.32); todavia, depois do pentecostes (At 2.1-4), ele e os demais discípulos foram cheios do Espirito Santo tendo suas vidas completamente transformadas pelo poder de Deus. Aquele Pedro que outrora já era nascido do Espírito (Jo 13.10-11; 15.3), porém um discípulo inconstante, precipitado, explosivo, autoconfiante e covarde, agora se tornará um apóstolo de Jesus Cristo.

      Após serem batizados (At 1.5) e cheios do Espírito Santo (At 2.4a), Pedro e os demais discípulos, dali em diante, se tornaram de fato apóstolos e estavam agora capacitados para cumprirem a missão que Jesus havia lhes incumbido – a saber – pregar o evangelho a todos os homens ensinando-os a obedecê-lo, expulsar demônios, curar enfermos etc... (Para mais detalhes veja Mc 16.15-18; Mt 28.19-20).

      Senão vejamos alguns eventos referentes ao apostolado de Pedro descrito no livro de Atos:
     
      i. O primeiro sermão de Pedro após o pentecostes. Via de regra, o primeiro grande sermão de Pedro após ser batizado e cheio do Espírito Santo alcançou três mil pessoas para Cristo (At 2.14-41). A igreja em Jerusalém que era composta até então de 120 pessoas (At 1.15) teve um acréscimo de 3000 mil novos irmãos. 

      ii. O primeiro sinal realizado por Pedro após o pentecostes. Certa feita, Pedro e João subiram ao templo a hora nona, isto é, às 15:00 hs da tarde para orar (At 3.1). Os judeus tinham por costume orar três vezes ao dia na terceira (manhã), na sexta (meio dia) e na nona hora (Sl 55.17; At 10.9). Por conseguinte, os apóstolos encontraram na porta do templo um homem coxo que estava mendigando. Este homem havia nascido com uma deficiência em uma das pernas que o impossibilitava de andar (vs.2). 
Vendo Pedro e João entrando no templo, este homem pediu a eles que lhe desse algum dinheiro (vs.3).

Entretanto, Pedro, juntamente com João, olhando fixamente para ele lhe disse: Olhe para nós... (vs.4). Todavia, enquanto o homem olhava atentamente para eles esperando receber algum dinheiro Pedro lhe disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande! (vs.5-6). Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus (vs.7-8). NVI 

      iii. O segundo sermão de Pedro. Depois que o homem que era coxo desde nascença fora curado por Pedro em nome do Senhor Jesus, os que estavam no templo, vendo-o entrar andando e glorificando a Deus ficaram admirados, visto que todos o conheciam, pois todos os dias ele se assentava à porta do templo para pedir esmolas (At 3.8-10). Em seguida, juntando-se o homem que fora curado e os que estavam no templo a Pedro e João, Pedro, vendo isso, começa a pregar (para mais detalhes veja At 3.11-26; 4.1-4). Este segundo sermão Cristocêntrico de Pedro alcançou cerca de 5 mil homens para Cristo. Sendo assim, a igreja de Jerusalém passou de 3120 para 8120 membros.  

      iiii. Outros dois grandes sinais realizados por Pedro. No capítulo 9 de Atos, em adição nos versos 32-35, vemos o relato da cura de Eneias, um paralitico que há oito anos permanecia de cama. Não obstante Pedro estava na cidade de Lida nessa ocasião; contudo, quando encontrou este homem, ele diz no (vs.34): Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma o teu leito. Ele imediatamente, se levantou. ARA A cura de Eneias foi imediata e extraordinária. Todos os habitantes daquela cidade e de Sarona que presenciaram este fato se converteram ao Senhor Jesus. 
                   
     Outro grande sinal realizado por Pedro, também descrito no capítulo 9 de Atos nos versos 36-42 é o milagre da ressurreição de uma mulher chamada Dorcas ou Tabita, que significa gazela. dedicada à beneficência, especialmente para com as viúvas desamparadas. 

     Dorcas era uma discípula serva do Senhor notável perante a sociedade devido as suas boas obras e pela sua liberalidade para com os necessitados ajudando-os financeiramente através de esmolas. Ela era uma mulher totalmente dedicada à beneficência, especialmente para com as viúvas desamparadas.  Porventura aconteceu que Dorcas ficou doente e veio a falecer. Todavia os irmãos, também discípulos de Cristo, decidiram colocar o corpo dela no cenáculo (sala). Um fato curioso é que até aquele momento da história não havia sido registrado nenhum milagre de ressurreição realizado pelos apóstolos após o pentecostes. Isso revela a fé que aqueles irmãos discípulos de Cristo tiveram em Deus, pois sabendo que Pedro estava em Lida, uma cidade perto de Jope, enviaram dois homens para pedi-lo que fosse com eles até Jope. Os irmãos tinham fé que Dorcas pudesse voltar à vida. Pedro, atendendo o pedido deles vai até Jope (vs.36-39a).  

Chegando lá, vendo as viúvas chorando e lamentando a morte de Dorcas mostrando as túnicas e vestidos que ela fazia, Pedro pede para todas as pessoas saírem da sala devido a forte agitação. Colocando-se de joelhos, orando, e voltando-se para o corpo disse: ... Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, levantou-a; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva (vs.39b, 40-41). ARA 

      Este milagre da ressurreição de Dorcas, assim como a cura de Eneias ficou conhecido por todos em Jope onde muitos ali creram no Senhor Jesus. Não obstante, mesmo com as poucas informações que temos, concluímos que Pedro, depois que foi solto da prisão (veja At 12.1-17) em meados do século não permaneceu morando fixamente em Jerusalém; ele ampliou o seu ministério percorrendo várias cidades gentílicas evangelizando e visitando as igrejas fundadas por Paulo em Antioquia (Gl 2.11), Corinto (1 Cor 1.12; 9.5) e Roma (1 Pe 5.13).    

Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário