segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Devemos buscar o batismo com o Espirito Santo?



Você leu o texto "Como ser batizado com fogo" e não concordou com o que eu disse ali. Segundo você, "O batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder e tem como evidência o falar em línguas estranhas". Será? Sua afirmação estaria correta se estivesse falando do que aconteceu há dois mil anos e é descrito em Atos 2, mas não é o que você acredita. Segundo você devemos buscar tal batismo e ele acontece todos os dias com muitas pessoas e, como evidência, elas passam a falar em línguas estranhas.

Achar que o que aconteceu em Atos 2 é algo que todos os dias acontece em todos os lugares é perder de vista o significado da passagem, conforme vou tentar explicar mais abaixo. Você continua seu e-mail dizendo que "Ninguém tem base bíblica para dizer que o batismo com o Espírito Santo não deve ser buscado nos dias atuais, essas ideias são parecidas com as ideias dos testemunhas de Jeová.
Jesus nunca deixou data fixada para o término da busca do batismo com o Espírito Santo".

Não entendi aonde você quis chegar com essa comparação com as Testemunhas de Jeová (uma seita que não crê na divindade do Senhor Jesus). Eu jamais teria coragem de dizer que você, que afirma crer no Senhor Jesus como seu Salvador, teria qualquer coisa a ver com aquela seita maligna. Ainda que discordasse de suas ideias eu saberia que você é uma pessoa que crê na divindade do Senhor Jesus.

Mas sou obrigado a repetir: você ainda não entendeu o que aconteceu em Atos 2 e está misturando o batismo com o Espírito Santo com o selo (individual) do Espírito e também com os dons do Espírito, como se tudo fosse uma coisa só. Buscar que aconteça novamente o batismo com o Espírito Santo é como alguém que deseja seguir a carreira militar querer que o Exército Brasileiro seja novamente fundado. É impossível. O Exército já foi fundado. Agora cada novo soldado recebe a farda do Exército e é adicionada a esse "corpo" militar.

A grande dificuldade, que foi também o que deu origem ao movimento chamado pentecostal, está em não saber dividir corretamente a Palavra da Verdade colocando cada coisa em seu devido lugar.

2Tm 2:15  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem [divide corretamente] a palavra da verdade. 

Sugiro que procure descobrir na Bíblia a diferença entre estas quatro coisas:

1. Batismo com o Espírito Santo

Aconteceu uma vez na formação da igreja quando todos os salvos foram "batizados em um Espírito formando um corpo". Não se repete, pois se fosse assim cada vez que alguém recebesse o Espírito Santo um novo corpo de Cristo seria formado.

A promessa do que iria acontecer em Pentecostes (Atos 2) está aqui:

Ats_1:5  Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 

Depois, a recordação do que aconteceu no dia de Pentecostes (Atos 2) aparece aqui, quando Paulo se inclui junto com os de Corinto nesse batismo que ocorreu em Atos 2, apesar de nem Paulo, nem os irmãos de Corinto, terem estado pessoalmente lá e participado daquilo, como não esteve qualquer soldado moderno na formação do Exército Brasileiro no século 19:

1Co_12:13  Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 

Então, para que serviu o batismo em um Espírito? Para formar um corpo. Para entender a passagem acima, faça a seguinte pergunta: "Quando foi que todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo?"

2. Selo do Espírito

Acontece quando alguém é salvo pela fé em Cristo Jesus e é algo que está garantido a todos os que creem, independente de terem sentido algo ou não. Mesmo porque "se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rm 8:9).

Efs 1:13-14 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. 

De que "Espírito da promessa" ele está falando? Do mesmo Espírito Santo prometido em Joel 2:2, Atos 1:4-5 e João 16:7. O Espírito é o mesmo, mas o fato ocorrido em Atos 2 é outro e completamente diferente do selo individual do Espírito Santo que é garantido a cada um que crê, conforme Efésios 1. Em Atos 2 TODOS os crentes (inclusive os que haviam de vir) foram batizados em um Espírito formando um só corpo e aquilo coincidiu com o selo individual que receberam os que estavam ali e eram crentes em Jesus. 

3. Dons dados por Cristo 

Os dons universais são os que são dados por Cristo e são apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (ou doutores). O objetivo destes dons é a edificação do corpo de Cristo e eles são operantes em todo lugar onde seus portadores estejam. 

Efs 4:812  Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens... E ele mesmo deu uns paraapóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;  

Destes dons restam apenas os evangelistas, pastores e doutores (ou mestres), já que apóstolos e profetas foram usados na colocação do alicerce (estamos agora na época das paredes e não se coloca fundamento no meio de uma parede). 

Efs 2:19-22  Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.  

4. Dons espirituais 

1Co 12:1-11  Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes... Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo... e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 

Na sequência o apóstolo explica que, dentre estes dons, o mais valioso para edificação é o de profecia, e o menos edificante o de línguas estrangeiras. Sugiro a leitura deste link: http://www.respondi.com.br/2010/10/1-co-14-incentiva-as-linguas-para.html 

Mas geralmente neste ponto da conversa costumo ouvir o outro dizer: "Você não deve seguir assim tão literal, porque a letra mata, mas o Espírito vivifica" (acredita que agora mesmo recebi este argumento em outro email só porque mostrei na Bíblia onde estavam as coisas?). 

Portanto, sugiro que confira tudo e compare com a Palavra de Deus para evitar confundir uma coisa com outra. E se interessar saber o que significa "a letra mata", siga o link abaixo: 
http://www.respondi.com.br/2007/10/o-que-significa-letra-mata.html 

por Mario Persona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário