terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Poe a tua casa em ordem


Texto: II Reis 20:1-11
Introdução: Ezequias foi um dos maiores reis de Judá. Infelizmente, no auge de sua popularidade e poder, ele não viveu de acordo com os benefícios que ele recebeu (II Crônicas 32:25). Isso é típico de atitudes das pessoas hoje em dia. Eles logo se esquecem das abundantes misericórdias de Deus. Alguns cristãos não vivem de forma diferente dos incrédulos. Como Ezequias, eles não vivem de acordo com os benefícios que recebem de Deus. 
Isaías, o profeta foi enviado ao rei Ezequias com uma mensagem alarmante. O aviso sinistro de Deus a Ezequias foi: "Poe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás" Milhares de testemunhas a cada dia proclamam a mesma mensagem para nós. Hospitais, funerárias, obituários, e cemitérios silenciosamente nos lembram de nossa própria mortalidade. "Poe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás” 
Deus em Sua misericórdia, no entanto, estendeu a vida de Ezequias por mais 15 anos. A mesma advertência é para nós hoje, "Poe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás”.
Antes que seja tarde demais, há três casas que precisamos colocar em ordem:
I. A casa material em que vivemos. Tito 2:1-5 
A. Acabar com a desordem. Se de repente Jesus visitasse a sua casa, que material ele iria encontrar? Ele vai encontrar pilhas de CDs e DVDs mundanos, revistas e cartazes de estrelas pagãs? Uma boa limpeza é necessária em um lar cristão. Descartar todo o lixo! Muitas vezes, a ordem física de uma casa é um reflexo dos hábitos e atitudes gerais dos moradores. 
B. Reparar relações quebradas como se fossem partes quebradas da casa. Maridos e esposas devem se esforçar para amar e respeitar uns aos outros. As crianças devem se submeter a seus pais. Os pais devem ser imparciais e não mostrar favoritismo entre seus filhos. A rivalidade entre irmãos devem ser desencorajada e o espírito de equipe promovido. Os membros da família devem valorizar relações mais do que ganhos pessoais, financeiros e materiais. Cuidado com a avareza (Lucas 12:15). 
C. Os cristãos devem fazer de suas casas um lugar onde o amor, alegria, paz, confiança, segurança, tranquilidade e respeito prevalecem. Famílias cristãs fortes constituem forte e crescente igrejas locais. Poe a tua casa material em ordem. (Mateus 12:25).
II. A casa espiritual de Deus. I Timóteo 3:15 
A. Isto foi para manter a Igreja em ordem. Uma das coisas que Paulo mencionou foi ordenar presbíteros (Tito 1:5 - I Timóteo 5:17). 
B. A Igreja deve ser uma casa de oração, não um espaço para fofocas, vendas de mercadorias e encontro de namorados. (Atos 2:42-47). 
C. A Igreja deve ter membros que amam, cuidam, tolera, e perdoa uns aos outros (Gálatas 5:13-15; Fp 2:2;. 4:2). 
D. A Igreja deve ser um campo de treinamento para os bons soldados de Cristo, e não um local de piquenique ou uma área de lazer. Deve pregar todo o conselho de Deus, e não apenas fazer você se sentir bem consigo mesmo através da psicologia e pensamento positivo! Arrependimento e fé devem ser regularmente intimados a partir do púlpito (Atos 20:26-27, 21). 
E. Paulo certamente teria uma dificuldade hoje! Quando pregava ao governador Felix sobre a justiça, temperança e julgamento vindouro. Assim, Felix estava apavorado! Quando Pedro pregou, o povo compungiu-se em seus corações e gritaram: "Que devemos fazer?" Hoje ninguém treme e grita em agonia por seus pecados. Quando Estevão pregava, eles taparam os ouvidos e todos correram em cima dele. Hoje tal mensagem levaria as pessoas a tapar os ouvidos, sim, e correr para as saídas para nunca mais voltar! 
F. É bom ter uma grande frequência na igreja, mas não vamos transigir e pegar emprestado formulas do mundo para isso. A Igreja não precisa das ferramentas de Satanás para cumprir a obra de Deus (veja Atos 16:16-18). 
G. Os resultados não garantem necessariamente que estamos na vontade de Deus. Ver Moisés (Números 20:8-12). Ele conseguiu os resultados desejados fora da vontade de Deus! Poe a casa de Deus em ordem! (I Pedro 4:17-18).
III. A casa carnal do nosso corpo. II Coríntios. 5:1-2 
A. Poe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás. Este nosso corpo é uma casa, e um dia o proprietário vai nos dar um aviso de despejo quando teremos finalmente que sair. 
B. Paulo disse em II Coríntios 4:16 que o homem exterior (o corpo carnal) decai diariamente, mas o homem interior é renovado diariamente. Na medida em que o homem exterior está em causa, envelhece e enfraquece a cada dia. 
C. Uma coisa é certa, esta nossa casa terrestre deste tabernáculo um dia será dissolvida. A surpreendente verdade é que você está caminhando, monte de sujeira vivente e a única coisa que mantém o monte de sujeira é a tardança de sua alma e o espírito dentro do seu corpo mortal. 
D. A menos que o Senhor Jesus vem no arrebatamento e antes da nossa morte, Hebreus 9:27 se cumprirá “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo," 
Conclusão: Amigo, a vida é curta, a morte é certa e o julgamento de Deus está chegando. Portanto, "Poe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás" 
Prepare-se para o encontro com Deus! (Amós 4:12)
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário