segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Existem contradições nos evangelhos?



Muita gente lê a Bíblia como se fosse um texto técnico, e não como a comunicação inteligente de Deus para com o homem. Em um texto técnico o autor pode informar que Portugal e Espanha são países com determinadas características, mas em uma comunicação inteligente alguém que tenha visitado Portugal e Espanha poderá descrever sua viagem a Portugal para uma pessoa e sua viagem à Espanha para outra, porque estará comunicando-se com estas pessoas dentro de diferentes contextos. Assim é a Bíblia. Precisamos entender, não só o que Deus disse, mas o que Ele quis dizer, a quem, quando, por que, em que circunstâncias etc.



Mas vamos às aparentes contradições que você mencionou:

  • Os pais de Jesus o levaram para o Egito Mateus 2:14
  • Os pais de Jesus não o levaram para o Egito Lucas:2:22, 2:39

Mat 2:14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. 

Luc 2:22 E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor 
Luc 2:39 E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.

A solução é muito simples: Jesus nasceu, seus pais o circuncidaram ao oitavo dia (Lc 2:21), quarenta dias depois do parto viajaram a Jerusalém para o ritual da purificação de Maria conforme Levítico 12:1-4 e voltaram a Nazaré conforme diz Lucas. 

Luc 2:39 E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.

Porém, considerando que Belém dista apenas 7 quilômetros de Jerusalém, eles podem ter ido a Nazaré depois de terem voltado a Belém, onde os magos os encontram em um prazo de até dois anos após o nascimento. Veja que Jesus nasceu em uma estrebaria, porém os magos o visitaram em uma casa e Herodes mandou matar os meninos de até dois anos, pois este seria o tempo aproximado do nascimento até a visita dos magos. 

Mat 2:11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. 

Mat 2:16 Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. 

Creio que a chave para entender o que aconteceu esteja neste período longo entre o nascimento e a visita dos magos (e por conseguinte o aviso para que fugissem para o Egito). Muito provavelmente o menino Jesus caminhou alguns trechos do caminho até o Egito, pois já não era um bebê. O problema todo está no presépio, onde colocam os magos visitando o bebê Jesus numa manjedoura cercado dos pastores, quando esses visitantes devem ter estado ali com quase dois anos de diferença. 

Outras viagens e roteiros de José, Maria e Jesus não são descritos nos evangelhos porque não interessam ao assunto que Deus queria comunicar, como no exemplo que dei da viagem a Portugal e Espanha. 


  • Jesus foi tentado por Satanás no deserto Marcos 1:12-13
  • Jesus Não foi tentado por Satanás no deserto João 2:1-2

Mar 1:12-13 E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam. 

Joã 2:1-2 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. 

Sinceramente eu não entendi onde você viu contradição aqui. Os assuntos são totalmente diferentes. Marcos está falando da tentação de Jesus e João está falando de um casamento no qual ele esteve. Marcos está falando de algo que ocorreu antes do ministério público de Jesus e João algo que ocorreu depois. Se você acha que os evangelhos seguem uma sequência cronológica vai ter dificuldade quando ler Lucas, que segue uma sequência moral. 


  • O primeiro sermão foi na montanha Mateus 5:1-2
  • O primeiro sermão foi em terra plana Lucas :17-20


Mat 5:1-2 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo... 

Luc 6:17 E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, 

As passagens falam de duas ocasiões distintas. O fato de o ensino ser semelhante é porque era Jesus quem estava ensinando. Mas há diferenças importantes. Em Mateus ele só fala de bem aventuranças, mas em Lucas você encontra os "Ai de vós...". 


  • Jesus foi crucificado a 3* hora Marcos 15:25
  • Jesus foi crucificado a 6* hora João 19:14-15


Mar 15:25 E era a hora terceira, e o crucificaram. 

Joã 19:14-15 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César. 

Existia uma diferença no modo como os judeus contavam as horas do dia (que é a maneira usada por Marcos) e o modo romano (usado por João). Se quiser entender melhor poderá visitar este link que lá existe uma explicação mais detalhada em inglês: http://thegospelcoalition.org/blogs/tgc/2012/09/18/you-asked-what-time-did-jesus-die/ 


  • 2 Ladrões zombaram de jesus Mateus 27:44, Marcos 15:32
  • 1 Ladrão zombou de Jesus Lucas 23:39-40


Mat 27:44 E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados. 

Mar 15:32 O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam. 

Luc 23:39-40  E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? 

Esta também é simples: os dois zombaram de Jesus até o momento em que Lucas descreve que um deles ficou do lado de Jesus. Qualquer leitor inteligente irá juntar as duas narrativas e entenderá que neste momento o ladrão arrependido mudou de lado, porque o assunto em Lucas é justamente a conversão desse ladrão, o que não é o assunto nem de Mateus, nem de Marcos. 

Se você viaja com o Benedito e com o Sebastião a Brasília e um dia se encontra com a irmã do Sebastião é bem provável que você diga a ela: "Fui a Brasília com o Sebastião, seu irmão". E o Benedito? Não interessa falar dele porque ela nem o conhece. Como eu disse, Deus está comunicando a Sua Palavra a pessoas inteligentes e estas saberão buscar nela o que realmente interessa e é importante. 


  • Deram vinho com Fel para Jesus beber na cruz Mateus 27:34
  • Deram vinho com Mirra para Jesus beber na cruz Marcos 15:23


Mat 27:34 Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. 

Mar 15:23 E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou. 

Ele recebeu diferentes bebidas em diferentes momentos. Cada evangelho está falando de uma. Ele também recebeu vinagre, o qual bebeu. Mais uma vez: se você for a uma festa e seu seus amigos perguntarem o que você bebeu, talvez você diga: "cerveja". Mas se o seu pai perguntar, talvez você diga: "coca cola". E aí, você bebeu cerveja ou coca-cola? Os dois, mas a informação seletiva foi dada a cada um por causa dos diferentes contextos. 


  • 1 mulher foi visitar o túmulo de Jesus João 20:1
  • 2 mulheres foram visitar o túmulo de Jesus Mateus 28:1
  • 3 mulheres foram visitar o túmulo de Jesus Marcos 16:1
  • + de 3 mulheres foram visitar o túmulo de Jesus Lucas 24:10


Todas elas foram visitar o túmulo. Use as mesmas explicações anteriores que servem aqui. Temos diferentes momentos em que a ênfase é dada em diferentes mulheres e com diferentes objetivos. Você já estudou teoria dos conjuntos? Pois está na hora de repassar a matéria. 


  • Aos discípulos foi ordenado que fossem à Galiléia Depois da ressurreição Mateus 28 :10
  • Aos discípulos foi ordenado ficarem em jerusalém Depois da ressurreição Lucas 24:39


Mat 28:10 Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. 

Luc 24:49-51 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. 

Entre uma passagem e outra passaram-se 40 dias. A de Mateus ocorre logo após a ressurreição de Jesus e a de Lucas momentos antes de ele ascender ao céu. Portanto ele pode ter dito aos discípulos muitas coisas e os convidado a irem a muitos diferentes lugares antes da instrução final, para que permanecessem em Jerusalém para receberem o Espírito Santo. 


  • Jesus subiu aos céu do monte das oliveiras Atos 1:9-12
  • Jesus subiu aos céu de Betânia Lucas 24:50-51


Ats 1:12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. 

Luc 24:50-51 E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. 

Se você olhar um mapa verá que estes lugares são praticamente vizinhos. Como Lucas é o mesmo autor do evangelho e de Atos, ele não iria cair em contradição, mas o que acontece é que ele está falando de um lugar amplo, onde estão situados o Monte das Oliveiras, Betânia e Betfagé. Se eu disser a você que estive na Zona Sul do Rio, isto pode ser verdade tanto se eu tiver visitado o Corcovado como Copacabana, apesar de estarem a mais de 5 quilômetros um do outro. 

Eu espero que estas dúvidas não sejam suas, mas de alguém que postou na Internet, pois como você pode ver quem as levantou está mais a fim de encontrar, como se costuma dizer, "pelo em ovo" e "chifre em cabeça de cavalo" do que em buscar saber sinceramente o que vai acontecer se morrer hoje. Desejando sinceramente que não seja você o autor dessas supostas contradições, mas apenas curioso em saber como elas seriam resolvidas, sugiro agora que pegue sua Bíblia e passe a lê-la para saber a vontade de Deus para você. Pode ter certeza de que sua leitura será muito mais proveitosa. 

por Mario Persona 

2 comentários:

  1. gente,eu descobrir que o evangelho foi ditado por entidades malignas ao apostolo Paulo,se voce faz o bem entao surge o mal nao somente contra as outras pessoas mas contra voce mesmo mas se voce faz o mal entao vem o bem.
    Romanos 3.8 ``pratiquemos o mal para que do mal venha o bem``

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, peço que possa ler o capitulo inteiro de Romanos 3...segue o versículo 8 do capitulo 3, para maior clareza: 8 Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: "Façamos o mal, para que nos venha o bem"? A condenação dos tais é merecida. Obrigado por expressar tua opinião.

    ResponderExcluir