terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Uma oração que mudou uma vida


oração Texto: 1 Crônicas 4:9-10
Introdução:  "Jabez" (sofrimento) foi lhe dado esse nome ao nascer porque sua mãe sofreu muito, ao dar-lhe a luz. Ele foi o homem mais notável do seu tempo, a razão pela qual foi, talvez, é que quando ele orava, a sua oração era diferente da dos outros. Sua oração foi pedir a Deus para mudar a sua vida de uma maneira dramática. Será a vontade de Deus responder uma oração como a de Jabez hoje? Quão diferente foi a sua oração?
I. "Oh! Tomara que me abençoes"
1. É possível que Deus queira que sejamos "egoístas" em nossas orações e peçamos a Ele que realmente nos abençoe pessoalmente?
- "Abençoar", na acepção dos termos bíblicos é um favor sobrenatural.
- Não se trata de pedir o que poderíamos obter por nós mesmos (casa nova, carro novo, roupas novas e etc)
- É pedir bondade de Deus.
"A bênção do Senhor é a nossa maior riqueza, e ele não acrescenta dores." (Pv 10:22)
2. É deixar completamente para Deus decidir que bênçãos serão, onde, quando e como Ele nos abençoará.
- Pedir as bênçãos de Deus é lançar a si mesmo inteiramente na vontade de Deus e do Seu poder e propósito para nossas vidas.
- É tornar-se totalmente envolvido no que Deus quer fazer em nós, através de nós, e em torno de nós para a Sua glória.
3. O que poderíamos perder por não pedir que as bênçãos de Deus estejam sobre nós? Perderíamos o que deixamos de pedir.
- Jesus disse: "Pedi e vos será dado ..."
- Tiago disse, "Nada tendes, porque não pedis..."
4. É a natureza de Deus nos abençoar e as Suas bênçãos sobre nós são limitadas por nós, não por Deus, nem pelos seus recursos, seu poder ou qualquer outra coisa. Nós limitamos a Deus pela nossa incapacidade de pedir.
II. "E me alargues as fronteiras"
1. Você acha que Deus tem mais para você do que você está experimentando hoje? Então, peça a Deus para ampliar sua vida para que você possa, por sua vez fazer mais por ele.
- Peça mais influência, mais responsabilidade, mais oportunidade, mais serviço, mais habilidade, mais de tudo.
- Peça mais, a fim de trazer mais honra e glória a Deus, mas não para si mesmo.
2. Pense por um momento, o que você chama de "seu" é na realidade o que Deus lhe confiou.
"Oh Deus, por favor amplie minhas oportunidades e minha vida de tal maneira que eu toque mais vidas para Tua glória, me permita fazer mais para ti".
3. A maioria de nós pensamos que já temos muito, mas quando fazemos esta oração e pedimos a Deus para aumentar, ampliar a nossa vida de serviço, coisas surpreendentes podem começar a acontecer.
- Ampliam-se as oportunidades, a capacidade aumenta, os recursos, as portas são abertas, novas pessoas entram na sua vida e mais coisas inesperadas acontecem.
4. Nenhuma pessoa já experimentou tudo o que Deus queria fazer através de sua vida. Na realidade, somos nós que determinamos o que é suficiente.
- "Pequenos" passos não exigem muito da ajuda de Deus, no entanto, quando pedimos a Deus para intervir e ampliar, a nossa vida, precisamos de toda ajuda que podemos obter de Deus.
5. Agora, peça a Deus para ampliar sua vida e seu ministério a fim de que Ele possa ser honrado.
III. "Que seja comigo a tua mão"
1. Todo mundo fica no "sobre sua cabeça", quando suas capacidades não são suficientes, temos então "um pedaço maior do que podemos mastigar". Isso é o que acontece quando pedimos a Deus para intervir e ampliar a nossa vida. As coisas acontecem tão rápido, as coisas que vão além da nossa capacidade de resolver, etc
2. Quando Deus assume o controle de nossas vidas, Ele espera de nós coisas que nunca podemos lidar sozinhos.
- Nós falharemos a menos que Deus esteja autorizada a intervir, portanto, este terceiro pedido, "... e a tua mão for comigo ..."
- Temos que sair com fé para fazer as coisas que Deus coloca em nossas vidas. "Deus fez isso e ninguém mais!" "Deus levou-me, deu-me as palavras, me deu o poder ..."
- Jesus disse: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, e eis que estou convosco todos os dias ..."
- Lembre-se que a Igreja começou, no dia de Pentecostes, a descida do Espírito Santo?
3. Quando pedimos a mão de Deus sobre nós, os resultados que ocorrem podem ser explicados apenas como a mão de Deus.
4. Geralmente, quando intentamos as coisas para o Senhor, nós usamos a nossa própria força, capacidade, recursos, e ainda não aprendemos a deixar Deus tomar o controle.
- Se fizemos esta oração pedindo que Deus "nos abençoe, expandir e ampliar a nossa vida e serviço, então com certeza vamos precisar deste terceiro pedido: " ... e a tua mão for comigo"
IV. "E me preserves do mal"
1. Observe o texto, "e me preserves do mal" e não "me preserves através do mal"
2. Pedir a Deus para aumentar o seu ministério para Ele; também está pedindo para Satanás se envolver também.
- Quanto mais entramos em Deus ampliando nossas vidas e ministérios para Ele, os ataques de Satanás vai intesificar sobre nós e sobre nossas famílias.
3. A maioria de nossas orações são para que Deus nos ajude a "resisitir para fazê-lo através dos" ataques de Satanás. Nós raramente pedimos a Deus para nos manter longe da tentação e Satanás.
- A oração do Senhor nos lembra que devemos orar "... E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal ..."
- Pense nisso, quando foi a última vez que você pediu a Deus para livrá-lo da tentação?
- Sem a tentação, o pecado não é problema. Quando focamos em eliminar a tentação mais do que evitá-la, é um salto espiritual enorme para a frente.
4. A oração mais eficaz contra o pecado é orar para não termos de lutar contra tentações desnecessárias; em primeiro lugar, portanto, "E me preserves do mal".
Conclusão:
1. Para aqueles que sinceramente querem o que Deus quer.
2. Ao contrário do nosso modo de pensar, pedir a Deus para nos abençoar e expandir a nossa vida e ministério e serviço para Sua honra não é arrogância ou egocentrismo. Honrar a Deus é o que mais queremos, em primeiro lugar.
3. Como seria o seu dia se você soubesse que Deus iria abençoá-lo, ampliar sua vida e ministério de alguma forma; durante o dia Ele estaria lhe guiando através das coisas que iam acontecer, e manter todas as formas do mal e a tentação longe de você durante todo o dia?
- Isto é realmente o que Deus quer para você. Gostaria de tê-lo? ENTÃO PEÇA A ELE!
"Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:
Oh! Tomara que me abençoes
e me alargues as fronteiras,
que seja comigo a tua mão
e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!
E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”
Pr. Aldenir Araújo

O Pregador Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário