quinta-feira, 27 de junho de 2013



      Conforme sabemos pelas Escrituras, na eternidade, mesmo os eleitos com os corpos transformados pela glorificação e livres da presença do pecado, todavia, ainda sim, não veremos Deus! Em Êxodo 33.18, vemos descrito que Moisés pede a Deus que lhe mostre a sua glória. Porém, Deus diz que Moisés não poderia ver a sua glória, porquanto homem nenhum sobreviveria se a visse (vs.20). 

      Em João 14.8, Filipe, um dos apóstolos, disse a Jesus que queria ver Deus PAI. Entretanto, Jesus lhe disse no (vs.9): Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

Noutra ocasião, Jesus afirmou que Ele e o Pai eram UM (Jo 10.30). Em 1 João 3.2, o apóstolo diz: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é (Jesus) O VEREMOS". 

No capítulo 4.12, ele diz: "NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor". João 1.18 – DEUS NUNCA FOI VISTO POR ALGUÉM. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. 

      Paulo, nessa mesma linha de pensamento, diz em 1 Timóteo 6.16: Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; A QUEM NENHUM DOS HOMENS VIU NEM PODE VER... 

Em vista disso, não veremos Deus ESPECIFICAMENTE na eternidade quando reinarmos para sempre com Cristo (Ap 22.5), mas o veremos através de Cristo Jesus. Em Apocalipse 22.22-23, João diz: “E nela (na cidade santa, que é o próprio Deus) não vi templo, porque O SEU TEMPLO É O SENHOR DEUS TODO PODEROSO, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque A GLÓRIA DE DEUS A TEM ILUMINADO, e o Cordeiro é a sua lâmpada”. 

       Apocalipse 22.5 – “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque O SENHOR DEUS OS ILUMINA; e reinarão para todo o sempre”.
Veremos o Deus glorioso em Cristo Jesus! 

       Quando a terra for restaurada por Deus não haverá templo ou santuário para cultuarmos a ele, mas o templo ou santuário será o próprio Deus! A nova Jerusalém que desce do céu é o próprio Deus! Habitaremos dentro de Deus e em Deus! Portanto, chegará um dia que não seremos mais habitados pelo Espírito Santo, uma vez que habitaremos em Deus e o veremos mediante a face de Cristo. Ou seja, veremos Deus por Cristo que é a imagem exata do seu ser (Cl 1.14-15; Hb 1.3). Que verdade sublime e magnífica!

      Apocalipse 22.4 - E verão o seu rosto (O ROSTO DE CRISTO JESUS, uma vez que ele é o DEUS HOMEM, onde a sua natureza humana está agora no céu, e a sua natureza divina onipresente está em todos os lugares)!

      Finalmente, se nós HABITAREMOS "em ou dentro" de Deus, e o veremos através de Cristo, quanto ao Espírito Santo, nós também não o veremos porquanto ele será a esfera da VIDA na terra restaurada. O Espírito Santo é que MANTERÁ os eleitos de Deus CONSERVADOS no estado de glorificação eterna. Acerca do Espírito Santo, João diz:

       Apocalipse 22.1-2 - E mostrou-me o rio puro da ÁGUA DA VIDA, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.

Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário