sexta-feira, 14 de junho de 2013

JESUS DISSE QUE NÃO ERA BOM em Mt 19:17? - por Helbert Souza



"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus....” (Mateus 19 : 17)
Nesta passagem nós observamos o Senhor Jesus corrigindo a “teologia” do jovem rico.
Dentre seus muitos erros, observamos que o rapaz considerava-se bom e, segundo seu entendimento, ser bom era ser perfeito em obras, guardar os mandamentos.
Desta forma, é como se ele estivesse dizendo:
“Mestre, eu acredito que o Senhor tem guardado os mandamentos (por isso és bom), já que eu também os guardo (ou seja, também sou bom), o que devo fazer ainda para ser salvo?”
Ele esperava um elogio da parte de Jesus.
A primeira coisa que o Senhor fez foi mostrar que homem algum é capaz de ser salvo pelo cumprimento da lei. E que a tentativa daquele jovem era inútil.
O Senhor disse: “Não há bom senão um só, que é Deus.”
Ou seja, somente Deus tem perfeição moral absoluta. Apenas Ele é sem pecado (haja vista o pecado ser o descumprimento dos mandamentos).
O Senhor está trabalhando dentro da própria lógica deste moço, para levá-lo a ver pelo menos três coisas:
1. Jesus é Deus, veja a lógica:
Bom mestre (disse o jovem)                           –          significa que Jesus é bom
Somente Deus é bom (disse Jesus)             –          significa que Jesus é Deus
2. A salvação não é pelas obras.
Tentar cumprir a lei pelo próprio esforço ao invés de confiar nos méritos de Cristo, o único capaz de cumpri-la, torna-se uma obra e nossas obras de justiça própria são como trapos de imundícia perante Deus (Is. 64:6)
3. Este jovem não tinha guardado nem o primeiro mandamento: amar a Deus acima de todas as coisas.
É como se Jesus dissesse:
“você me chama bom, então deveria compreender que sou Deus. Somente Deus é bom, essencialmente bom, perfeito, incapaz de pecar, mas você que pensa que o homem irregenerado é tem capacidade de cumprir a vontade do Pai, então vejamos, cumpra ao menos o primeiro mandamento: vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres...e vem, e segue-me.”
 
No versículo 22, temos a triste constatação da incapacidade humana:
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário