domingo, 29 de setembro de 2013




Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós - Provérbios 27.19 (leia também Mateus 23.23-28)

Existe um provérbio indígena de apenas duas palavras ‘Aananken amman’, que segundo um missionário que trabalhou com os índios significa: “Não julgue a sabedoria de um homem pelos seus cabelos brancos, mas pela verdade em suas palavras”. 

É interessante como duas palavras podem conter uma frase tão grande e uma importante verdade. Não podemos mesmo dar crédito a alguém apenas pela sua aparência.

Os fariseus eram pessoas de boa aparência, que cumpriam suas obrigações, ajudavam os pobres, faziam jejuns, davam o dízimo. Eram bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de todo tipo de imundície. O coração deles estava tomado de maldade e arrogância. Jesus disse: “Vocês coam um mosquito e engolem um camelo”. Cuidavam em cumprir os pequenos detalhes da lei, mas não se importavam em cometer grandes maldades, negligenciando os preceitos mais importantes da lei.

Este é um perigo que todos nós corremos. Somos diligentes em fazer algumas coisas com a maior perfeição e ao mesmo tempo esquecemos coisas muito importantes, como a justiça, a necessidade de ser fiel a Deus, o praticar misericórdia para com o próximo.

Jesus também disse aos fariseus: “Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça”. Como os fariseus, também podemos ter um cuidado maior com a aparência, esquecendo o coração.

O ensinamento de Jesus é que a limpeza deve começar no coração. Limpe primeiro dentro do copo e do prato que o exterior ficará limpo. Quando limpamos o coração, nossa aparência externa fica muito mais linda, pois a alegria do coração transparece no rosto. 

O cuidado com o coração nos faz realmente sábios, pois nossa boca fala a verdade e promove a paz. Cuidar do coração é um remédio que faz até nosso corpo se tornar mais saudável. “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida (Pv. 4.23)”.

Duas palavras podem fazer grande diferença, elas são: coração verdadeiro.

-----------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário