domingo, 29 de setembro de 2013

Por que alguns textos nao falam especificamente de Satanas?


Suas dúvidas são várias e todas referindo-se aos "principados e potestades" e a Satanás, portanto vou dividi-las para facilitar a resposta. Sua primeira pergunta foi: 1) "Por que os textos que se referem sobre principados e potestades nas regiões celestiais , não falam exatamente de Satanás?"



Principados e potestades são anjos, e no caso Satanás e seus anjos. Vemos as potestades e principados nos céus e a própria Bíblia identifica Satanás como o príncipe dessas potestades ou poderes. 

Efs 3:10 para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, 

Efs 2:2 em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; 

2) Por que foi afirmado logo no inicio sobre a queda de Satanás e anjos caídos, se Satanás ainda não caiu? 

Acho que aí o problema seja de vocabulário e de interpretação de texto. Se eu disser a você que caí em pecado, de nada adianta você examinar meus joelhos para ver se estão esfolados ou meu braço para ver se está quebrado. Neste caso "cair" é posicional. Satanás caiu da posição em que estava quando pecou, mas não significa que "caiu" literalmente do céu. 

Quando lemos a Bíblia devemos ter em mente que ela não pode se contradizer, portanto se em um lugar está escrito que Satanás estava no céu, em outro que ele caiu do céu e em outro que será no futuro expulso do céu, o problema não está na Bíblia, mas na minha interpretação. A passagem de Jó mostra Satanás no céu apresentando-se a Deus, portanto não há como negar que isto seja agora. 

Jó 1:6-7 E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. 

As passagens das epístolas que falam das potestades e principados nos lugares celestiais, identificando Satanás como seu príncipe, também demonstram que ele está lá no céu. Então temos a passagem em Apocalipse falando que ele ainda será no futuro lançado fora do céu: 

Apo 12:7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 
Apo 12:8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 
Apo 12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 
Apo 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. 
Apo 12:11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. 
Apo 12:12 Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. 
Apo 12:13 E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. 

Portanto, a passagem de Isaías que fala de Satanás "caindo" dos céus só pode ser no sentido posicional, ou teríamos uma contradição na Bíblia. 

Isa 14:12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 

Por isso também falamos em "cair" em casos como "caiu em desgraça", "caiu no meu conceito", "caiu de posto" etc. Quando Satanás se orgulhou, e é disto que está falando a passagem de Isaís, ele caiu dos céus, posicionalmente falando. 

3) Como explicar biblicamente que o livro de Apocalipse ainda não foi cumprido? 

Porque João ouve que aquelas seriam coisas que iriam se cumprir depois das coisas relacionadas à igreja. 

Apo 4:1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. [Ele tinha acabado de ver o que Jesus falou sobre as 7 igrejas, que representam o período da cristandade na terra]. 

Além disso, o Apocalipse descreve em sua maior parte o período de grande tribulação, e o evangelho nos diz claramente que trata-se de uma tribulação como a qual nunca existiu e nunca existirá. Considerando que o encerramento do Apocalipse fala justamente do estabelecimento do Reino milenial de Cristo e também das bodas do Cordeiro, se o Apocalipse já tivesse se cumprido a Bíblia estaria errada, pois continuamos aqui e nada aconteceu em termos de uma tribulação sem precedentes (portanto, maior que o sofrimento causado até pelo Dilúvio). 

Mat_24:21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 

Mar_13:19 Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. 

Os evangelhos também mostram que após o período da grande tribulação o sol se escurecerá, a lua não brilhará e as estrelas cairão do céu. É evidente que nada disso aconteceu, portanto só podemos deduzir que ainda não veio o período da grande tribulação, porque se tivesse vindo nós certamente poderíamos dizer que nunca na história da humanidade houve coisa igual e também estaríamos vendo o que está descrito em Mateus 24:29, que deverá ocorrer depois da tribulação: 

Mat_24:29 Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 

http://www.respondi.com.br/2012/04/satanas-ja-foi-expulso-do-ceu.html 
http://www.respondi.com.br/2010/08/o-diabo-esta-no-ceu.html 
http://www.respondi.com.br/2005/06/satans-est-no-inferno.html 
http://www.respondi.com.br/2010/06/satanas-lucifer-rei-de-tiro-ou-de.html 
http://www.respondi.com.br/2010/06/satanas-lucifer-rei-de-tiro-ou-de.html 

por Mario Persona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário