segunda-feira, 16 de julho de 2018

O Decreto Eterno e Sua Execução – Gordon Clark


Imagem relacionada




Este capítulo pode começar com a repetição de alguns versículos citados anteriormente. Atos 15:17-18 lemos: "... diz o Senhor que fez todas as coisas. São conhecidas todas as suas obras desde o início do mundo".

Em vez disso, a revisão americana de 1901 substitui: "diz o Senhor, que faz essas coisas conhecidas desde o passado". A versão King James é baseada no que geralmente se pensa ser um texto inferior; mas a revisão americana é uma tradução duvidosa. Em face desses defeitos, a passagem precisa de um momento de estudo.

A ocasião é o Conselho de Jerusalém. Imediatamente antes da reunião, Paulo e Barnabé "declararam todas as coisas que Deus havia feito com eles", principalmente em relação à conversão dos gentios. Quando alguns dos fariseus se opuseram a Paulo, o Conselho convocou e Pedro defendeu Paulo. Após algum debate geral, Tiago deu a decisão final. Ele declara que a inclusão dos gentios tinha sido profetizada por Amós. A última frase em Amós é: "diz o Senhor que faz isso"; na boca de Tiago, a palavra passa a ser "essas coisas". Agora, a revisão americana deve se equivocar quando diz: "O Senhor faz essas coisas conhecidas". O sentido, como é claro de Amós, é que o Senhor "faz"ou essas coisas. Ou seja, o Senhor converteu os gentios. Essas coisas, no entanto, eram "conhecidas"pelos antigos. A palavra conhecida não é objeto do verbo fazer ou cometer, o que de fato é apenas um particípio; a palavra conhecida é adjetiva a essas coisas. Uma tradução literal é "diz o Senhor que faz essas coisas, conhecidas  antigamente".

Mas quem sabia essas coisas antigas? Amós. A grande maioria dos cristãos que viram essas coisas acontecerem não as entendia. Amós ainda menos. Era Deus quem sabia. Mas dizer que Deus conheceu essas coisas desde já, digamos, desde o tempo de Moisés, ou mesmo de Adão, é uma sugestão contraditória. Além de uma referência tão temporariamente limitada, as palavras podem igualmente ser traduzidas "da eternidade",e é isso que o sentido do versículo exige.

Deus, seus planos e atos

Este versículo, então, diz que Deus planeja e age. Talvez não diga que Deus planeja. Diz apenas que Deus sabe. Mas quem pode negar que Deus planeja algo? Embora o título do livro seja Predestinação, e o objetivo é trazer tantos versos quanto possível, pode ser desculpável não inserir aqui uma lista de todas as profecias registradas no Antigo Testamento. Qualquer um pode pensar em uma dúzia deles. Muitas das profecias dizem explicitamente que Deus fará isso ou aquilo. Em um só lugar, Deus disse a Abraão: "Eu farei com que você seja abençoado, de ti sairão nações". Em um capítulo anterior, Deus prediz a escravidão dos israelitas no Egito e diz: "A nação a quem eles servirão, Eu a julgarei."

Em ambos os lugares, Deus declara seu plano e propósito. Não é meramente uma previsão que alguma coisa acontecerá de alguma forma, mas uma afirmação de que Deus o fará. Portanto, Deus planeja esses eventos. O que é explícito aqui, está implícito em todas as profecias. Todas elas significam que Deus age e planeja o que ele fará. E então Ele faz isso. Deus planeja e age.

No século XVIII, uma forma de religião chamada deísmo era popular. Os deístas acreditavam em Deus, uma espécie de deus que não fazia nada. Ele pode ter criado o mundo no começo, mas então ele se recostou e deixou a natureza e a história sob suas próprias leis e forças. Os milagres nunca aconteceram; a oração era inútil; a intervenção divina era impossível. O deísmo como movimento, se desintegrou no século XIX; mas suas variedades, chamadas por outros nomes, continuam a existir.

Entre aqueles que aceitam uma boa parte da Bíblia, que aceitam os milagres e a ressurreição, uma forma de deísmo persiste na noção de que, mesmo que Deus conheça todas as coisas, ainda assim Ele não faz nem causa todas as coisas. Por exemplo, Deus talvez soubesse que Judas Iscariotes trairia Cristo, mas Ele não causou ou predestinou Judas a fazer isso. Ele simplesmente se sentou e deixou Judas seguir suas próprias leis e inclinações. Mas esta visão de deísmo da causalidade divina é bíblica? É preciso agora perguntar, quais limites, se houver, a Bíblia impõe à atividade de Deus?

Listar as instâncias das atividades de Deus, e ao enumerar tudo o que Ele fez, exigiria uma repetição de toda a Bíblia. Deus criou o mundo; Ele criou Adão; ele formou Eva da costela de Adão; Ele os expulsou do jardim do Éden; e Ele enviou o dilúvio. Obviamente, uma enumeração nos levaria todo o caminho do Gênesis ao Apocalipse. Mas, desta grande massa de material, em certos pontos importantes podem ser escolhidos para nos dar uma compreensão adequada da esfera da atividade de Deus. Queremos saber se Deus fez todas essas coisas deliberadamente e de propósito. Ou em vez de atuar, ele apenas reagiu a algumas interrupções inesperadas e desagradáveis? Qual é a extensão do seu plano e a extensão da sua execução?

Primeiro, algumas passagens do Antigo Testamento serão escolhidas, e depois algumas passagens do Novo Testamento.

As quatro primeiras referências são de alcance muito geral. Os dois primeiros não são apenas idênticos de forma pensativa; eles são quase idênticos na escrita. Salmos 115: 3 diz: "Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou". E o Salmo 135: 6 diz: "Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos". Ninguém se surpreende ao saber que o Senhor tirou os filhos de Israel do Egito, e Ele fez isso. Mas, em primeiro lugar, pode-se surpreender ao ouvir que agradou ao Senhor escravizar essas pessoas durante dois ou mais séculos antes de resgatá-los. Mas, como o Senhor faz tudo o que quiser, segue-se inexoravelmente que não lhe agradou impedir a escravidão ou resgatá-los mais cedo do que o esperado. Tome qualquer exemplo que venha à mente: a destruição de Jerusalém em 588 ac, a destruição de Jerusalém em 70 dc, o saque de Roma em A.D. 410, as guerras de Napoleão, Wilhelm II e Hitler. Se Deus quisesse, essas coisas não teriam acontecido, pois Deus faz o que quiser. No mínimo, devemos dizer que Deus ficou satisfeito em deixar a história ocorrer como ocorreu. Mas podemos dizer mais.

A próxima referência não apenas repete a ideia anterior, mas acrescenta-se a ela. É um verso, parte da qual que já foi citado. Isaías 46:10 diz: " Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade". A primeira frase sobre o fim desde o princípio reflete sobre a eternidade do conhecimento de Deus. Isso não precisa de mais ênfase. A frase "meu conselho será firme", contém uma ideia que precisa de ênfase neste momento. Quão extenso é o conselho de Deus? O conselho significa design ou plano. O que esse design ou propósito inclui? Alguma coisa escapou?

Aqui, a seção sobre onisciência deve ser lembrada. Deus sabe de tudo. Ele providencia tudo para todos os animais e coisas rastejantes. Ele deve fazer tudo sobre as muitas profecias registradas. Era necessária uma mudança de dinastia para escravizar os israelitas no Egito. Judas e Pôncio Pilatos tiveram que nascer em um século anterior e, portanto, seus pais tiveram que se casar em um determinado momento; e por isso muitas outras condições tiveram que ser satisfeitas, e essas condições dependiam de eventos mais remotos. O cumprimento de qualquer profecia requer o controle de todo o universo, para que nada evite sua ocorrência.

Quando, então, Deus diz: "Meu conselho deve permanecer firme", Ele afirma o controle onisciente e onipotente. Este é o seu prazer. Ele faz as coisas assim. Ele não apenas olhou para frente e viu o que aconteceria independentemente dEle. Nada é independente dEle. Ele criou todas as coisas. Assim, o curso da história do passado para essas coisas que ainda não foram feitas, são partes do plano de Deus; e Deus, declarando o fim desde o início, diz: meu conselho, meu controle, meu decreto, permanecerá para sempre.

O que Deus quer fazer, nada disso é deixado de fora. Se Deus não quisesse que Jerusalém fosse destruída, Ele teria impedido isso. Claramente, Ele queria que fosse destruída. O último desses quatro versos tem um alcance igualmente geral, igualmente decisivo em clareza e um pouco mais explícito. Daniel 4:35 diz: " E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?" A primeira frase deste verso mostra que desejos e preferências humanas não podem ser invocadas como objeções às intenções de Deus. Não só os desejos de Faraó eram irrelevantes para a fuga dos israelitas, mas as piedosas esperanças de Jeremias não podiam impedir que Deus destruísse Jerusalém.

É verdade, e a verdade é importante, que Deus usa os homens em seus planos. Deus usou Jeremias; mas Ele o usou para aumentar a culpa dos reis perversos e falsos profetas. No entanto, Jeremias em si mesmo e todos os habitantes da terra são reputados como nada. O mundo e o curso da história não foram planejados para eles, mas para a glória de Deus.

Isso é assim,  por sua onipotência, Deus faz tudo de acordo com sua vontade e decreto tanto no céu como na terra; e ninguém pode impedir com a sua mão. Porque Deus quis destruir Jerusalém e decretou derrubar o Império Romano, nenhuma força imperial e militar poderia impedir. Pela decisão de Deus, era inevitável, necessário e irresistível que os bárbaros invadissem a Europa num período de Idade das Trevas, e que não só Belsazar, mas também vários presidentes dos Estados Unidos também deveriam ser assassinados. Algumas pessoas podem não gostar de tudo isso, mas ninguém pode ficar de mãos cruzadas, olhando para Deus e nem se queixar dizendo: O que você está fazendo?

Esses versos têm um alcance completamente geral. Deus controla tudo. Ele faz o que quiser. Os dois versos seguintes apontam particularmente para um único evento, mas de tal forma o alcance universal da ação de Deus é bem esclarecido. O primeiro deles é também de Daniel. Daniel 11:36 diz: " E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, e engrandecer-se-á sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito." Este verso refere-se a um rei perverso que deve prosperar por um tempo," até que a ira se complete".

Então, um evento particular, presumivelmente incluindo a destruição desse rei, deve acontecer. Este evento foi determinado, e é por isso que a ocorrência é certa. O evento é um evento particular e individual, mas sua certeza é baseada no princípio de que tudo o que for determinado vai acontecer. O segundo verso refere-se a um evento diferente, mas as implicações são idênticas. Jó 23:13-14 diz: " Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem então o desviará? O que a sua alma quiser, isso fará. Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda tem consigo.” Aqui, Jó reconhece que Deus não pode ser desviado da série de eventos que planejou. O que Deus deseja, Ele faz. Isso pode significar que Jó incitou, porque Deus fará a Jó o que Deus designou ou decretou para Jó. Como em Daniel, então a certeza do evento particular depende do fato de que Deus o determinou. Este princípio, não se aplica mais ao evento que Jó tem em mente ou ao evento que Daniel tem em mente, do que se aplica a cada evento desde o início até o fim.

Via: Predestination, Gordon Haddon Clark, The Trinity Foundation, cap.3
Tradução: Edu Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário