segunda-feira, 16 de julho de 2018

O diabo também prega – Vincent Cheung



Resultado de imagem para o diabo também prega




E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

Atos 16:16-18


A menina tem um espírito maligno, mas ela fala, como se endossa-se a fé cristã. Este pode ser um caso muito curioso, mas não totalmente intrigante.

Talvez seja uma confissão involuntária compelida pela presença do Espírito Santo. Quando Jesus ensinou ao povo, os demônios clamavam dizendo: "Você é o Santo de Deus!" E "Jesus, Filho do Deus Altíssimo!"Alguns deles diziam: "Você veio nos destruir” "Você veio nos torturar antes da hora designada?" Ele não cobiçou o endosso dos demônios, mas ordenou que se calassem e depois os expulsou.

Este é um lado de Jesus que raramente é mencionado. A Bíblia descreve os demônios como entidades perversas e insanas que levam os homens a espumarem pela boca, a se lançarem no fogo e a exibir força sobre-humana, de modo que as correntes não conseguem segurá-los. Mas Jesus é mais forte do que os demônios. Ele falou com eles e ordenou que partissem. O Senhor é um pastor gentil e um guerreiro feroz. Ele respira vida e beleza em almas destruídas pelo pecado, mas também deixa uma trilha de sangue e destruição em seu caminho quando castiga àqueles que se opõem. À medida que o evangelho continua a se espalhar e testemunhar contra a rebelião teimosa dos homens, o terror só aumenta cada vez mais.

Como o salmista adverte: "Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam." (Salmo 2:12), e "Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.”(v. 8-9). Jesus é o atormentador dos demônios. Ele é o destruidor das nações. Se você o ama e o segue, ele será seu irmão e seu melhor amigo. Mas se você não fizer isso, ele se tornará seu pior pesadelo para sempre. Ele será para você a única entidade mais assustadora do universo.

No entanto, se o espírito do mal for compelido a reconhecer esses pregadores, por que a menina os segue e continua fazendo isso? Por que ela não fica longe deles? Algo mais poderia estar acontecendo. Talvez o demônio tenha a intenção de tomar a ofensiva e causar uma ruptura com o ministério evangélico. Não é incomum encontrar casos mais leves disso no nosso trabalho quando alguns exclamam repetidamente "Amém!" Ou "Elogie o Senhor!" Ou, outras coisas assim nos momentos mais inadequados, ou quando eles defendem"profetizar" ou tentar"ajudar" de alguma forma. As palavras parecem agradáveis, mas o efeito é danoso.

Muitas vezes, isso se dá na tentativa de membros imaturos contribuírem ou tornarem-se úteis. Alguns desses indivíduos estão abertos à correção. Mas há aqueles que seguem pregadores para fazer essas coisas em seus encontros uma e outra vez, de modo que praticamente equivale a perseguição, e uma séria ocorrência no trabalho. Quando parece haver uma obsessão que os leva a fazer isso, e especialmente quando as tentativas de correção desencadeiam ataques de desespero e fúria, é possível que o comportamento seja inspirado por demônios.

Também é possível que esta seja uma estratégia deliberada para forçar uma associação entre a atividade demoníaca e o ministério evangélico. Se a menina pode aparentar ser parceira dos pregadores cristãos, então ela poderia dar a impressão do seu trabalho, tornando o seu negócio na adivinhação mais credível e tornando mais fácil para ela desviar os homens do evangelho. Se ela conseguisse muito sucesso, poderia dar a impressão de que os pregadores estivessem operando sob o guarda-chuva deste local de adivinhação.

É uma lembrança do caso anterior de Simão. A feitiçaria cativou as pessoas, que o consideravam alguém especial. Quando a fé cristã entrou na cidade e mostrou um poder muito maior, ele ofereceu dinheiro para comprar a capacidade de colocar as mãos sobre as pessoas para que elas recebessem o Espírito Santo. Isso provavelmente poderia garantir sua reputação como alguém excelente em associação com o ministério do evangelho, para que ele pudesse sequestrar a credibilidade dos pregadores cristãos para seu próprio ganho.

Isso não é incomum, seja um envolvimento demoníaco ou não. Algumas pessoas podem tentar emprestar sua credibilidade ao fabricar uma associação com seu ministério. Eles encontrarão desculpas para adicionar seu nome em seu trabalho, e eles usarão lisonjas para insinuar-se em seu círculo. Não seja tentado por isso. Não cobice associados e apoiantes por terem mais associados e apoiadores. A maioria dessas pessoas é instável e incompetente, de intelecto e de caráter inferior. Eles não contribuirão para o seu ministério ou reputação, mas irão no seu trabalho contaminar a mensagem. A lealdade deles é muitas vezes frágil, porque eles realmente não compreendem ou acreditam na missão ou na mensagem, mas estão à procura de si mesmos. Às vezes, eles se tornam proeminentes porque são zelosos em autopromoção e habilidosos em se unirem a líderes respeitados. O fato de que esses líderes permitem que isso aconteça também expõe uma falha significativa neles. Isso mostra que eles são vulneráveis ​​a lisonjas e outras táticas.

Não quero que as pessoas estejam associadas a mim ou pretendam ser meus alunos e, em seguida, demonstrem falta de competência e resolução quando confrontados por oponentes, para que abandonem a posição e até se tornem meus críticos. Eu não pediria a essas pessoas inúteis para permanecerem de acordo comigo. Se eles se voltassem contra mim, seria melhor que acontecesse rapidamente, e seria ainda melhor se eles não reivindicassem me apoiar em primeiro lugar. Tenha cuidado, e não reconheça facilmente uma associação, porque existem muitas dessas pessoas. Eles são jogados para frente e para trás pelos mais novos argumentos que se deparam, e estão ansiosos para se unir a celebridades. Essas pessoas são inúteis como apoiadores e como crentes. A melhor coisa que poderia acontecer é se eles se tornassem seus inimigos. Os inimigos inconstantes são bons. Os adeptos inconstantes são ruins. E a maioria das pessoas é inconstante.

Portanto, tenha cuidado com suas associações. Não se associe facilmente a uma igreja, seminário ou denominação. Não se associe facilmente a uma pessoa, endosse um livro, ou qualquer coisa assim. Se você tem o hábito de ser rigoroso e claro sobre suas associações, então seria mais difícil para alguém sequestrar sua credibilidade. Quando alguém que é indigno fabrica uma associação, declarando apoio a você ou reivindicando seu apoio, seria mais fácil para você dizer: "Eu não conheço ele. Não o treinei. Não o apoio. Ele age e fala por conta própria, e suas conquistas e falhas não têm nada a ver comigo ".

Quando você se associa a alguém, quando o apoia ou o envia, esteja certo de que a pessoa é fiel e competente, e que poderá adaptar o que aprendeu de você contra novos argumentos e circunstâncias. Suponha que você diga: "Ele é um irmão leal, um bom defensor da fé e representa o aprendizado e a posição desse ministério", e aí um oponente o esmaga ou até o vira contra você, você terá sido desonrado com o evangelho. Mas se isso acontecer com alguém que você nunca reconheceu, então poderá dizer: "Ele é fraco no intelecto e no caráter, uma espécie inferior de um homem e crente. Ele saiu daqui, porque nunca esteve comigo. Sempre pertenceu a você." Alegre-se quando uma pessoa indigna e instável o rejeitar ou se virar contra você -- Deus o livrou de problemas.

A menina fala por um espírito maligno, mas suas palavras concordam com a fé cristã:"Esses homens são servos do Deus Altíssimo, que vos proclamam o caminho da salvação". Alguns cristãos se deleitam em nos lembrar que Satanás também faz milagres para distrair e enganar as pessoas da verdade de Jesus Cristo. Esta é uma questão legítima quando é discutida entre aqueles que continuam a acreditar na operação do poder de Deus, e a questão foi resolvida. No entanto, aqueles que são tão zelosos de declarar a habilidade de Satanás muitas vezes mencionam isso para desvalorizar ou minar as manifestações contínuas do Espírito Santo, ou mesmo como uma objeção contra eles. Quando o assunto é levantado dessa perspectiva, parece muito absurdo, e nos leva a desconfiar do motivo e da inteligência deles.

A ideia de que Satanás poderia realizar alguns milagres não pode ser usada para promover o cessacionismo, desvalorizar ou minar um ministério cristão de milagres. O próprio Jesus foi atacado por esse ângulo. Seus oponentes disseram que ele era possuído por demônios, e que expulsou demônios pelo príncipe dos demônios.

Existe alguns hoje que insistem prontamente que o milagre da cura é realizado por Satanás em vez de admitir que o cessacionismo é uma falsa doutrina.

Jesus respondeu que Satanás não expulsaria Satanás e os advertiu sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo. Em outro lugar, muitas pessoas disseram de Jesus: "Ele está possuído por demônios e louco. Por que ouvi-lo? "(João 10: 19-20),mas outros conheceram melhor e responderam:" Estas não são as palavras de um homem possuído por um demônio. Um demônio pode abrir os olhos do cego? "(v. 21).

A ideia de que Satanás poderia realizar milagres não tem relevância direta para saber se os dons miraculosos do Espírito continuam hoje, mas é um problema a ser discutido depois que esse outro foi assumido ou resolvido. Se, se supõe que não existe mais um ministério cristão dos milagres, isso significa que todos os milagres contemporâneos realizados pelos homens são de Satanás, que não há medidas milagrosas para esses milagres e que nossa principal resposta é a condenação verbal e, quando aplicável , disciplina da igreja. Mas, se se supõe que ainda exista um ministério de milagres, o fato de que Satanás poderia realizar alguns milagres, mesmo através dos homens, é um problema a ser abordado sob o pressuposto de que o Espírito Santo continua a fazer milagres através dos discípulos de Jesus Cristo.

Assim, nossa resposta inclui ensinamentos sadios sobre questões de dons espirituais, políticas sobre a regulação do uso desses dons e sobre o teste de manifestações espirituais, e também a possibilidade de contramedidas milagrosas contra poderes demoníacos. Uma resposta ao poder demoníaco sobrenatural é um maior poder sobrenatural divino. A Bíblia retrata numerosos encontros de poder, onde o poder milagroso de Deus sobrecarregou o poder de Satanás. Considere os confrontos entre Moisés e os magos do Egito, Elias e os falsos profetas, Jesus e os demônios possuidores, Felipe e Simão, Paulo e Elimas, e Paulo e essa menina com o espírito maligno em nosso texto. Paulo expulsou o espírito de adivinhação e a menina perdeu sua habilidade. Esta é a resposta bíblica aos milagres de Satanás. A solução não é negação, mas discernimento e dominação.

Quando nos referimos ao ministério da pregação, essas mesmas pessoas não se tornam céticas e alertas: "Sabe, Satanás também prega". Mas ele faz, e em nosso texto, suas palavras concordam inteiramente com a fé cristã. E quanto a isso? O ministério da pregação é muito mais regular e generalizado do que o ministério dos milagres, então, como é que essas pessoas não levantam a questão da pregação demoníaca e fazem isso de uma forma que desvaloriza e minará o ministério da pregação? Por que não desafiamos a própria pregação? Não basta testar o conteúdo da falsa doutrina, pois o que o adivinho disse exatamente concordou com os apóstolos. Então, como é que não rejeitamos a própria pregação ou nos tornamos paranoicos sobre como testar a pregação, incluindo a pregação que concorda exatamente com a fé cristã? É porque essas pessoas têm suas próprias agendas pessoais e teológicas. Eles não estão interessados ​​em preservar a integridade de um ministério de milagres, mas em minar todos os milagres porque eles não têm o poder de tal ministério. Eles são uma criação de hipócritas sem fé.

Se a ideia de que Satanás pode realizar milagres é, em qualquer sentido, levantada contra o ministério cristão dos milagres, então a ideia de que Satanás pode pregar deve ser criada no mesmo sentido contra o ministério cristão da pregação.

Ou seja, se eles disserem que "Satanás também faz milagres",em um sentido que desvaloriza ou minará o ministério dos milagres, então eles também devem dizer:"Satanás também prega" em um sentido que desvaloriza ou minará o ministério da pregação. Se não pode, em nenhum sentido, desafiar o ministério da própria pregação, então não pode de modo algum desafiar o ministério dos milagres. E, se eles admitirem que o ponto não deve minar a pregação, mas apenas levanta a necessidade de discernimento, então o mesmo deve se aplicar ao ministério dos milagres.

A Bíblia é completa, suficiente e final, e afirma que existe uma manifestação do Espírito Santo que permite discernir ou distinguir entre espíritos. Portanto, diante da pregação demoníaca e dos milagres, a resposta completa, suficiente e final é que existe um dom sobrenatural de Deus que permite ao cristão perceber a verdade, expor o engano e expulsar os poderes do mal. O cessacionismo é uma ameaça muito maior do que o demônio que possui e fala através de um adivinho, porque é uma rejeição da resposta completa, suficiente e final de Deus sobre o assunto. Pelo Espírito Santo, temos o poder de lidar com o demoníaco, mas o cessacionismo tenta neutralizar a solução de Deus.

O adivinho fala palavras que concordam com a fé cristã, mas o faz por um espírito demoníaco. Da mesma forma, o cessacionista afirma que ele defende a sã doutrina, mas fala por um espírito de incredulidade e de tradição, e muitas vezes um espírito de ódio e assassinato. Ele afirma que a Bíblia é completa, suficiente e final, mas quando afirma que o ministério dos milagres cessou, ele introduz uma nova doutrina, porque a Bíblia não a ensina. Com efeito, o cessacionista afirma que ele tem uma nova revelação que revoga a existente.

Quando Paulo escreve que "mesmo Satanás se disfarça como um anjo de luz" (2 Coríntios 11:14, ESV), ele está alertando seus leitores sobre falsos apóstolos. No entanto, por esta declaração ele não prejudica os ministérios dos apóstolos ou as manifestações dos anjos. Pelo contrário, porque Satanás se disfarça assim, devemos exercer discernimento quando encontramos aqueles que afirmam ser apóstolos ou quando experimentamos visões de anjos. Mas olhe! Ele escreve que os agentes de Satanás também se disfarçam como servos da justiça (v. 15). Cristãos, cuidado! Pois aqui vem Satanás como teólogo cessacionista.


Tradução: Edu Marques
Revisão: Rafael Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário