Você escreveu dizendo que depois do que me ouviu dizer sobre Cornélio as coisas já não fizeram mais sentido para você, pois como Cornélio poderia ter recebido vida e ter feito o bem, se ainda não estava salvo e sem o Espírito Santo em si. Talvez não faça sentido para você e também para a grande maioria dos cristãos, que não entendem que a salvação ocorre em três etapas, que podem ou não ser simultâneas. No caso de Cornélio fica bem clara a distinção entre cada uma delas: [1] Nascer de novo (João 3), [2] ouvir o evangelho e crer, e [3] ser selado com o Espírito Santo.
Em Efésios temos esse processo assim: " Em quem também vós estais, depois que [1] ouvistes a palavra da verdade, [2] o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, [3] fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Ef 1:13).
Uma pessoa pode nascer de novo e só ser selada anos mais tarde em seu leito de morte, embora não se possa dizer que esta seja a norma. Enquanto isso ela não está salva no sentido da obra completa de Cristo aplicada a ela, mas certamente será salva porque não é do feitio de Deus deixar sem terminar algo que começou. Aquele que começou a obra de salvação na vida de um dos seus, antes mesmo de ele ser selado com o Espírito, ouvir o evangelho e crer, e antes mesmo de ter nascido de novo, que é quando o processo tem início no Tempo, irá completá-la cedo ou tarde. "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Fp 1:6).
A obra de Deus para a sua e a minha salvação começou na eternidade, antes que existissem todas as coisas. Quem sabe que Cristo salva os que o Pai lhe deu para serem salvos, e que essa decisão foi tomada na eternidade quando nada ainda existia, irá entender que a salvação não é obtida por qualquer decisão ou ação de nossa parte. Ela foi decidida antes mesmo de termos nascido, antes mesmo de o universo ter sido criado. Mas vamos considerar o caso de Cornélio mais uma vez lendo esta passagem de Romanos 8:8-11. Durante a leitura introduzirei algumas explicações:
"Portanto, os que estão na carne [a condição natural de todo ser humano] não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós [a nova posição na presente dispensação na qual uma pessoa é colocada pelo selo do Espírito]. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele [pode existir uma diferença entre Espírito de Deus, que recebemos ao sermos selados, e Espírito de Cristo, que é a disposição com a qual Cristo andou neste mundo, o que é obviamente impossível de ser fazer sem ter o Espírito de Deus]. E, se Cristo está em vós [a nova e sublime posição do salvo liberto], o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado [embora circunstancialmente possamos ainda ver os efeitos malignos da carne em nós como quando sentimos o cheiro de um corpo em putrefação], mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita [que é a salvação do corpo, que ainda esperamos pela ressurreição ou transformação do arrebatamento.]" (Rm 8:8-11).
Romanos 3:10-12 diz que "Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." Mas Atos 10:1-4 diz que "havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus", ao qual o anjo disse: "As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus".
Haveria um conflito aí? As duas passagens, de Romanos e Atos, parecerão contraditórias, a menos que Cornélio tivesse algo que o homem comum de Romanos 3 não tenha. Mas Cornélio tinha vida, algo que o homem comum não tem porque está "morto em ofensas e pecados" (Ef 2:1). A vida — ainda não vida eterna — injetada no homem natural por pura determinação divina é o que fará dele um ser sensível ao peso de seus pecados e desejoso de se livrar disso. Então ele passará a fazer o bem, mas ainda não terá a libertação. Ele será o homem de Romanos 7, percebendo que em sua carne não existe bem algum, mas ainda clamando por libertação: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:24).
A libertação virá no primeiro versículo do capítulo 8, o que mais vezes traz a expressão "Espírito Santo" em toda a Bíblia, conectando a habitação do Espírito no crente com a verdadeira libertação. A maioria dos cristãos se arrasta por toda a vida em Romanos 7 nunca recebendo a certeza de Romanos 8, cujo primeiro versículo, por sinal, está correto na versão Almeida Atualizada, e não na Almeida Corrigida ou Fiel, que trazem uma glosa de outra parte do capítulo que descontextualiza o versículo 1 por seguirem a King James.
Romanos 8:1 na versão Almeida Revista e Atualizada, e também na versão de John Nelson Darby e algumas versões católicas, está assim: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.". Já nas versões Almeida Revista e Corrigida, Corrigida Fiel e outras baseadas no mesmo manuscrito usado na inglesa King James, o mesmo versículo aparece assim, acrescido de algo: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, **que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.".
O acréscimo deve ter sido feito por algum copista zeloso, porém sem entendimento, que copiou a parte excedente do versículo 4 de Romanos 8, no qual está corretamente dentro do contexto que é outro: "Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito".
Se quiser entender bem o assunto sugiro ler "Vida através da morte", de Charles Stanley, que pode ser baixado gratuitamente em e-book no site Acervo Digital Cristão e em outros sites. Anos atrás, quando traduzi este livro, foi que entendi o que era realmente o novo nascimento, pois logo após minha conversão eu tinha sido instruído por literatura batista e de outros que acham que a expressão de Jesus a Nicodemos em João 3:7, "vos é necessário nascer de novo", seria uma espécie de ordem imperativa dada ao pecador.
Mas a verdade é que ninguém é capaz de obedecer uma ordem do tipo "Nasça de novo!", pois o verbo nascer não depende de quem nasce. Experimente gritar para a barriga de uma mulher grávida: "BEBÊ, NASÇA AGORA MESMO!". Nada vai acontecer. O novo nascimento também é assim, e é uma operação divina causada pelo contato do pecador com a água, a Palavra que separa ou santifica, e também purifica e gera vida. Efésios 5:26 e 1 Pedro 1:23 ensinam isso:
"Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra... Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.".
por Mario Persona
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