quinta-feira, 12 de julho de 2018

“OS CESSACIONISTAS SÃO MAIS CULPADOS ...” - Vincent Cheung

Cessacionistas criticam os carismáticos por erros em suas doutrinas e práticas. Certamente, muitas vezes os cessacionistas são aqueles que estão errados, ou os que estão mais errados. No entanto, às vezes é verdade que os carismáticos ensinam falsas doutrinas e exibem comportamentos estranhos. Entretanto, tais críticas não se aplicam a nós.

Nós nos opomos à maldita heresia dos cessacionistas, e também estamos livres dos erros dos carismáticos. Não há necessidade de nos identificarmos com nenhum desses grupos. Dito porém isto, preferimos ser associados com uma fé não refinada do que com uma incredulidade sofisticada. Embora não estejamos sujeitos às críticas habituais contra os carismáticos, esse conflito é uma questão importante para a saúde da igreja.

Nossa visão é que os cessacionistas são, de fato, culpados dos erros dos carismáticos. Não desculpas para os carismáticos quando estão errados. Pois cada um de nós deve assumir a responsabilidade por nossas doutrinas e práticas. No entanto, os cessacionistas são mais culpados por erros carismáticos do que os próprios carismáticos. Isso porque os cessacionistas historicamente tiveram mais acesso a recursos intelectuais, e também afirmam ter alcançado uma erudição superior. Ainda assim, eles falharam —  não apenas falharam, mas orgulhosa e ferozmente se recusaram — a oferecer uma teologia de poderes espirituais e milagres que fosse fiel às promessas e mandamentos do evangelho.

Os cessacionistas têm sido os inimigos mais ardentes das doutrinas da graça de Deus, graça essa que garante poderes e milagres àqueles que creem. Eles condenaram e perseguiram o evangelho até mais do que os próprios ateus e satanistas.

A única maneira pela qual muitas pessoas podem se libertar para viver de acordo com o evangelho de Jesus Cristo tem consistido em deixar os pensamentos e estruturas da incredulidade histórica. O resultado é que embora os tais tenham fé e obediência superiores ao evangelho, por outro lado, às vezes eles não têm recursos para desenvolver precisão e refinamento.

Eu não estou dizendo que os cessacionistas são melhores em doutrina – não, pois eles são piores – o que estou dizendo é que eles tiveram mais recursos intelectuais, o que os torna mais condenáveis ​​por não terem produzido doutrinas e práticas que fossem consistentes com o Evangelho de fé e poder de Jesus Cristo.

É inútil ser mais acurado se for apenas para formular doutrinas de incredulidade. Porém se eles são acurados em incredulidade, isso evidencia que eles poderiam ter oferecido uma formulação igualmente acurada para as doutrinas bíblicas que promovem poderes milagrosos e bênçãos do evangelho, e assim reduziriam a probabilidade dos erros carismáticos. Portanto, os cessacionistas devem ser culpados pelos erros carismáticos. Toda vez que criticam os carismáticos, eles se condenam.

No entanto, a paisagem teológica tem mudado. Pois, há agora estudiosos carismáticos que são competentes em áreas onde os cessacionistas têm sido de certa forma corretos, e esses estudiosos carismáticos também são competentes naquelas áreas onde os cessacionistas estavam errados. A erudição carismática tem superado a cessacionista. Isso tem o potencial de tornar a erudição cessacionista irrelevante. E se isso se estender ao ministério carismático, ele tem o potencial de tornar o ministério cessacionista irrelevante. A Bíblia diz que quando uma cidade estava sob cerco, às vezes os habitantes eram forçados a comer suas próprias fezes e beber sua própria urina, porém é claro que as pessoas pararam de fazer isso, uma vez que foram libertadas pelo poder de Deus. Uma vez tendo uma escolha melhor os cristãos já não são obrigados a comer &$%?# cessacionistas.

Uma vez que os estudiosos carismáticos abordam as doutrinas cristãs com mais fé, e porque estão, em geral, mais de acordo com as Escrituras, eles se tornaram superiores mesmo em áreas onde os cessacionistas têm sido, tradicionalmente de certa forma, corretos. Se você discordar da Bíblia sobre o ministério do Espírito, isso afetará sua interpretação do ministério de Cristo. Se você discordar da Bíblia quanto as promessas de Deus sobre as bênçãos físicas e materiais, isso afetará sua compreensão de tudo, de expiação à ética e política. “Esse falso ensinamento é como um pouco de fermento que se espalha por toda a massa.” As doutrinas da Bíblia estão interligadas. A incredulidade destrói a teologia sistemática. Isso corrompe todo o corpo da verdade.

O caminho a seguir é que os estudiosos carismáticos se tornem teólogos ainda melhores e se tornem melhores praticantes, pois alguns deles nunca foram praticantes. Eles ainda são universalmente impedidos pela incredulidade da erudição cessacionista e restringidos por categorias e estruturas cessacionistas. Eles ainda não são extremos o suficiente quando se trata de milagres e bênçãos do evangelho, não tão quanto o que a Bíblia ensina.

Suas implementações são perturbadoramente fracas. Se eles tentam fazer essas coisas, em vez de apenas falar sobre elas, muitas vezes ainda assim deixam o assunto para "a soberania de Deus" sem levar em conta as Suas promessas – o que se constitui um falso apelo à soberania divina para desculpar sua fé fraca. E se eles tentam fazer essas coisas, eles geralmente alcançam resultados muito pequenos quando ministram em coisas tais como cura e profecia. Ninguém é um praticante da palavra simplesmente refutando o cessacionismo. Ele é um praticante da palavra somente quando começa a curar os doentes, expulsa os demônios, fala em línguas e profetiza. Os estudiosos carismáticos devem buscar os poderes do evangelho com total desprendimento.

Tradução Cristiano Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário