sábado, 30 de novembro de 2013

A maratona da vida



Hebreus 12.1 a 3

A carta de Hebreus tem como propósito mostrar a supremacia de Cristo sobre todas as coisas e motivar os cristãos a não desistir. Ela é dirigida a judeus que se converteram ao cristianismo e, por causa da fé em Cristo Jesus, enfrentavam uma severa perseguição (10.32-39). 

Perseguição que fez, muito provavelmente, alguns apostatarem da fé (6.4-8). Outros deixaram de congregar (10.24,25). Assim, o autor desta epístola, lembra seus leitores que a vida cristã é semelhante a uma maratona e nos dá alguns motivos para não desistir.

1. Lembre-se do testemunho dos heróis da fé
"Uma tão grande nuvens de testemunhas". Essa frase se refere ao Capitulo 11 onde nos são apresentados os heróis da fé que, a despeito de não terem visto as promessas se cumprirem, permaneceram fiéis.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. - Hb. 11.13. 

Apesar das lutas este heróis da fé continuaram firmes na caminhada:aa

Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade - Hb 11.16. 

Assim, o autor coloca o heróis da fé na arquibancada como exemplos a serem seguidos. Eles correram e venceram. E em seguida, nos convida a permanecer firmes na corrida que nos está proposta. 

Nossa vida é semelhante a uma maratona. Muitas vezes, enfrentamos lutas e dificuldades e somos tentados a desistir, como por exemplo: acontecimentos da vida, palavras ações e decepções com pessoas e muitas outras coisas. 

Mas o exemplo dos heróis do passado que atravessaram várias adversidades sem, contudo, negar a sua fé, permanecendo firmes deve nos motivar a continuar constantes. Não devemos esquecer que nós, os corredores de hoje, já vimos a promessa cumprida.

2. Livre-se daquilo que atrapalha sua caminhada com Deus
Agora o autor chama a nossa atenção para um aspecto importante no desempenho da corrida. Todo o atleta precisa abandonar o peso excessivo que pode ocorrer de duas maneiras distintas: 

a) Tudo o que nos atrapalha. Se referindo as coisas que não são pecados em si, mas que podem acarretar um peso extra. Uma amizade, um hábito, uma profissão que pode nos tirar o foco e nos levar para longe do nosso Senhor. 

Em outras palavras, o autor nos convida a observar em mossa vida a existência de algo que nos separa da presença de Deus. Convida-nos a abrir mão de tudo o que impede a jornada com Cristo. F. F. Bruce nos diz que “há muitas coisas que podem ser boas em si mesmas, mas que estorvam um competidor na carreira da fé; são pesos que devem ser deixados de lado” 

b) O pecado que nos envolve. Toda a vez que eu desobedeço a Deus e vivo em caminhos que o desagradam me impedindo de percorrer bem a jornada fé, isso é pecado. Se há algo que impede ou retarde a nossa caminhada com Cristo é o pecado e precisa ser deixado. 

3. Olhe firmemente para Jesus.
Note que Jesus está na reta de chegada. Somos convidados a olhar firmemente para Ele, que é o autor e consumador da nossa fé. Muitas coisas podem chamar a atenção do atleta; as pessoas que estão a nossa volta; o barulho que vem da arquibancada; os prazeres transitórios de vida. Olhar para Jesus é fundamental para não perdermos o foco. 

Como afirmou J. C. Ryle: “deixar de olhar para outros objetos e olhar um, apenas um, e observá-lo com um olhar firme, fixo e intenso”. 

Jesus não ficou na eternidade, mas Ele entrou na historia, passando pelos mesmos sentimentos que nós passamos. Jesus entende o nosso sofrer como ninguém e nos convida a ser perseverantes. Ele é a maior motivação para continuar correndo a carreira que nós está proposta. 

Imagine Jesus no final da reta de chegada dizendo: filho não desista eu estou aqui você vai conseguir, mesmo que pareça difícil agora, continue correndo, não perca o foco continue correndo, olhe para Mim.

Por isso, corramos com perseverança a corrida da fé, estimulados pelo testemunho dos heróis da fé, desembaraçando-nos de todo peso do pecado e olhando firmemente para Jesus.

Para pensar
Como os exemplos dos heróis do passado nos ajudam a vencer as adversidades da nossa vida hoje? O que precisa ser abandonado? Quais os pesos desnecessários você tem carregado ao longo de sua jornada? Você tem olhado para Jesus para vencer todos os obstáculos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário