domingo, 17 de novembro de 2013

Entendendo as Armas do Inimigo


Ora, os filisteus ajuntaram as suas forças para a guerra e congregaram-se em Socó, que pertence a Judá, e acamparam entre Socó e Azeca, em Efes-Damim. Saul, porém, e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale de Elá, e ordenaram a batalha contra os filisteus[...] Desafio hoje as fileiras de Israel; dai-me um homem, para que nós dois pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, desalentaram-se, e temeram muito.” – 1Sm. 17.1-4;8-11

Escolhi este texto como exemplo, dentre tantos que temos na Bíblia, para mostrar a vocês uma das armas mais utilizadas pelo diabo para enfrentar o povo de Deus. Os exércitos de Israel e dos filisteus se alinharam em batalha e estavam prontos para o combate. Os homens de Israel vinham de vitória sobre outros inimigos do reino (veja a luta contra os amalequitas – narrada em 1Sm.15 e certamente estavam animados para a batalha. Mas então ocorre o inesperado: um gigante, chamado Golias, aparece diante das tropas de Israel e começa a ameaçá-los e desafiá-los.

A Bíblia traz muitas informações acerca desse inimigo:
1- Altura de Golias: 6 côvados e 1 palmo – sendo 1 côvado igual a 44,4cm e 1 palmo igual a 22,2cm (metade do côvado), temos que a sua altura, em centímetros, era 288,6cm ou 2,89 metros.

2- 1Samuel 17.5 diz que ele vestia uma couraça escameada de bronze cujo peso era 5000 siclos – sendo 1 siclo igual a 11,424 gramas, então 5000 siclos é igual a 57120 gramas ou 57,12 quilos.

3- 1Samuel 17.7 diz que a ponta de sua lança pesava 600 siclos de ferro, ou seja, aproximadamente 7 quilos.

Diante desse monstruoso inimigo de quase 3 metros de altura o exército de Israel temeu muito e ficou paralisado. Um só homem paralisou um exército inteiro que era experiente em combate!Mas como isso foi possível?

O inimigo usou um ardil psicológico fortíssimo contra aqueles homens: eles olharam o tamanho do guerreiro, o peso do equipamento de guerra que trazia e ouvindo o que ele dizia pensavam ser impossível derrotá-lo. Esse pensamento contrário enfraqueceu o ânimo de todos que, parados, recebiam a afronta sem esboçar reação!

O ardil psicológico é uma das armas mais terríveis do inimigo!
Ela te paralisa de dentro para fora. Seu corpo está forte como antes, hábil como antes, mas todo o seu potencial é “desativado” pelo que sua mente projeta!

No caso do exército de Israel eles pensavam que era impossível derrotar o gigante: e para eles foi! Foi preciso que um garoto, inexperiente em guerra, mas que tinha uma mente focada em Deus, se levantasse e derrubasse por terra aquela ameaça!

Quantas vezes já lhes disseram que vocês não chegaríam a lugar nenhum? Quantos já tentaram, de uma maneira ou de outra, desanimá-los, dizendo ou mesmo mostrando para vocês obstáculos aparentemente intransponíveis?

Vocês já viram um Golias se levantar e tentar colocar medo em seus corações?
Na minha vida eu já vi… Contudo, se este Golias media quase 3 metros de altura, Jesus Cristo é infinitamente maior!

Não há barreiras para aqueles que escolhem se fortalecer em Cristo!

Não deixem que ninguém lhes diga que os seus sonhos são impossíveis, que suas metas são inalcançáveis ou que a caminhada com Jesus é inútil.

Não permitam que as más notícias abalem vocês, pois com Deus até mesmo a menor criança se torna um guerreiro vitorioso na batalha!

Que Deus os abençoe em Nome de Jesus Cristo!

Autoria: Fernando Heitor de Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário