terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Decreto do Vaticano II sobre o ecumenismo

Por Massimo Lorenzini



O artigo a seguir é baseado em minha leitura do "Decreto sobre o Ecumenismo" de os documentos do Vaticano II . Até 1959, os católicos romanos têm orado para a unidade da Igreja com a idéia de protestantes voltando para a Igreja Católica Romana (RCC) eo fim da o cisma ortodoxo. Em 25 de janeiro de 1959, o Papa João XXIII anunciou sua intenção de chamar um Concílio Ecumênico. Ele estabeleceu um Secretariado para a Promoção da Unidade dos Cristãos para envolver os observadores convidados das comunidades protestantes e ortodoxas.

De acordo com o decreto, a discórdia entre os cristãos professos "contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo e prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda criatura" (p.341). O decreto começa com a descrição de professos cristãos fora da RCC como "irmãos separados", e coloca a culpa para a divisão em "ambos os lados."

O decreto contém tipicamente confundindo declarações católicas sobre a salvação como "todos aqueles justificados pela fé através do batismo são incorporados a Cristo" (p. 345). Desconsiderando a descrição não-bíblica da salvação, parece que os católicos estão admitindo que os verdadeiros cristãos existe fora da RCC e considerá-los como legítimo, embora irmãos ", separado". No entanto, na página seguinte, lemos: "No entanto, nossos irmãos separados. . . não são abençoados com aquela unidade que Jesus Cristo quis conferir a todos aqueles a quem Ele regenerado e vivificado em um só corpo e novidade de vida. . . . Pois é através da Igreja Católica de Cristo, que é o meio de todos os que abraçam a salvação, que a plenitude dos meios de salvação pode ser obtida "(p. 346). Aqui encontra-se o típico discurso duplo do RCC. Por um lado, aparentemente por meios enganosos, os "irmãos separados" são considerados irmãos, mas por outro lado eles não são abençoados com a unidade que só a RCC tem e nem sequer possuem a "plenitude dos meios de salvação. "Assim, os" irmãos separados "estão aqui descrito como salvo e não salvo, dependendo de qual instrução beneficia a RCC no preciso momento em que é usado.

Não há nenhuma evidência da RCC verdadeiramente admitindo qualquer falha. De fato, há evidências de que eles se consideram a única pura expressão da Igreja de Cristo e que estão sem pecado. Por exemplo, uma nota de rodapé menciona que a expressão "em seus membros" foi acrescentada pelo Papa Paulo às palavras "susceptíveis ao pecado" para evitar dizer que a RCC é responsável para o pecado (p. 346). Assim, a mudança agora diz: "Durante a sua peregrinação na terra, esse povo [RCC], embora ainda em seus membros susceptíveis ao pecado, está crescendo em Cristo. . . "(P. 346). Além disso, a RCC acredita que só eles possuem a unidade que "habita na Igreja Católica como algo que ela nunca pode perder" (p. 348). Outras declarações que demonstram a visão do RCC em si mesmos como a única igreja verdadeira é: ". . . aqueles indivíduos que desejam a plena comunhão católica. . . "E". . . mantê-los informados sobre a Igreja. . . . "Embora esses tipos de declarações são feitas de passagem, eles são uma prova segura da RCC vê o ecumenismo como uma rua de sentido único para a RCC, em vez de todas as partes em movimento em direção a Cristo, como eles dizem.

Há outras declarações como essa, tais como, ". . . as divisões dos cristãos impedem a Igreja de proceder à plenitude da catolicidade que lhe naqueles filhos que. . . estão separados da plena comunhão com ela "(p. 349). Em outras palavras, embora haja divisão entre os cristãos, a "verdadeira" igreja possui unidade e somente aqueles que estão fora da RCC estão faltando essa unidade. Além disso, a nota explica o uso do termo "comunidades eclesiais" (que se refere aos cristãos fora da RCC) como transmitir implicitamente a idéia de que "quanto mais a Igreja tem das estruturas essenciais da Igreja Católica, mais ela se aproxima o ideal da Igreja "(p. 355). No entanto, outra declaração reveladora é ". . . diálogo deve ser realizada sobre o verdadeiro significado da Ceia do Senhor, os outros sacramentos, ea Igreja de adoração e ministério "(p. 364). Então, obviamente, os protestantes não possuem o "verdadeiro significado" de expressão cristã.

Finalmente, algum reconhecimento deste ecumenismo unilateral é oferecido na resposta que segue o decreto:

". . . Decreto realmente não conciliar sua perspectiva ecumênica com a sua suposição de que a Igreja Católica Romana é a única verdadeira Igreja. Esta suposição é explícito na afirmação de que "é através da Igreja Católica de Cristo, que é o meio de todos os que abraçam a salvação, que a plenitude dos meios de salvação pode ser obtida. ' Associado a isso está o mais assunção do primado de Pedro e de sua jurisdição sobre toda a Igreja. Esses pressupostos parecem indicar que o entendimento católico romano do ecumenismo é imutavelmente Roma-centrada. Se assim for, o quão longe pode a Igreja Católica Romana ir nas relações ecumênicas com aqueles cujo o ecumenismo não tem centro, mas a Cristo? "(P. 369).
Este ponto de vista do ecumenismo é consistente com a forma como a RCC sempre se aproximava. A única mudança é uma atitude gentil para com os de fora da RCC de braços abertos, mas em última análise, as pessoas de fora deve fazer a mudança para entrar naquele abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário