sábado, 28 de dezembro de 2013

Uma Hora Íntima com Deus Jim Elliff


Você sente necessidade de orar? Uma pessoa que não tem essa necessidade não pode estar vivendo pela fé. Deixar de orar é o mesmo que dizer: “Sou suficiente em mim mesmo para fazer tudo o que as pessoas me pedem”. Isto é realmente verdadeiro? Por meio de sua persistente auto-suficiência, você não ofende a Deus? A Bíblia afirma: “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6).

As seguintes sugestões têm o propósito de ajudá-lo a gastar um tempo mais longo na oração e na meditação com Deus. Você pode ter esse tempo sozinho ou com outros crentes. A ordem das sugestões não é essencial; todavia, elas fornecerão um recurso proveitoso para se obter progresso espiritual. Esse instrumento pode ser utilizado diariamente ou em ocasiões especiais de comunhão com Deus. Alguns talvez desejarão seguir essa hora com leitura bíblica mais intensa.

Às vezes, será bom ajoelhar-se ou prostrar-se diante do Senhor — “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou” (Sl 95.6). Orar enquanto caminhamos também se mostrará proveitoso ou assentar-se quieto em uma cadeira confortável, de modo que focalizemos todos os nossos pensamentos em Deus. Certifique-se de encontrar um lugar tranqüilo.

1. Aproxime-se em Nome de Cristo

O encontro que temos com o Pai está completamente fundamentado nos méritos de Cristo.

Em outras palavras, somente porque Cristo viveu de maneira perfeita, morreu para a satisfação do Pai e ressuscitou vitoriosa- mente por nós, temos o privilégio de nos achegarmos à presença de Deus. Devido ao fato de que o Pai aceita o Filho, o Pai nos aceita nEle. Deus, o Pai, nos tornou aceitáveis em Cristo.

Não o diga simplesmente em palavras, mas realmente creia em Cristo como seu mediador. Expresse em alguns detalhes a sua de- pendência da dignidade de Cristo e da sua obra vicária em nosso favor.

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.13, 18).

2. Deleite-se nEle

Expresse sua admiração e deleite em Deus. Louve-O por seu caráter e seu poder. Nesta ocasião, não O adore por causa das atividades em sua vida, mas centralize-se na pessoa e nos atributos dEle: seu amor, sua paciência, sua infinitude, seu poder, sua santidade, sua graça, seu conhecimento, sua sabedoria, sua bondade, etc.

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração” (Sl 37. 4).

3. Expresse-Lhe Seus Anseios

Conte para Deus o que você deseja mais do que todas as outras coisas. Expresse seus mais profundos anseios por comunhão com Ele e por santidade de vida ou qualquer outro anseio que houver em seu coração. Esse não é um tempo para orar a respeito de todas as coisas que você necessita, e sim de tornar conhecidos os seus mais profundos e permanentes desejos.

Talvez você queira transformar Efésios 1.15-23 em seu guia.

“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.1-2).

4. Leia um Salmo

Talvez você deseje ler um salmo para o dia, de acordo com o dia do mês. Acrescente 30 ao número do dia do mês, para conhecer os cinco salmos que poderiam ser lidos naquele dia. Por exemplo, no dia 15, os salmos seriam 15, 45, 75, 105 e 135). Pode ser proveitoso ler em voz alta o salmo escolhido.

5. Louve-O com Cânticos

Utilize um hinário, recorde cânticos ou hinos de memória ou componha seu próprio hino a partir das Escrituras.

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 100.1-2).

6. Interceda Pelos Outros

Lembre-se…

Daqueles que lhe pediram sua oração em favor deles;
Dos líderes de sua igreja;
Dos missionários que você conhece;
Das autoridades de seu país;
Dos que ainda não são salvos;
De seus amigos;
Daqueles que estão em problemas, aflição, etc.

“Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (1 Sm 12.23).

7. Coloque seu Dia Diante do Senhor

Se você estiver orando pela manhã, talvez queira apresentar todos os aspectos do dia ao Senhor, citando um item de cada vez — “Senhor, dá-me paciência para com minha irmã, quando ela vier à mesa para o café, ajude-me a mostrar-lhe amor e bondade”; “Senhor, quando eu tentar realizar aquele negócio às duas horas da tarde, ajude-me a falar como um cristão deve fazê-lo e dê-me sabedoria”. Ao citar cronologicamente cada possível acontecimento de seu dia, você está aprendendo a confiar em Deus quanto aos detalhes de sua vida.

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.5-6).

8. Faça-Lhe Súplicas Sobre Outras Necessidades Especiais

Existem assuntos que exigem atenção em sua própria vida e na vida de outros, tais como a igreja ou a sua família. Conte esses assuntos a Deus e suplique-Lhe orientação, livramento, sabedoria ou qualquer outra coisa que você necessite. Nesse tempo de comunhão, você desejará lidar com algum arrependimento que Deus esteja exigindo. Confie que Ele lhe concederá graça para ser vitorioso. “Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3.19). Suplique com fé e verdadeira humildade.

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16); “Pedi e recebe- reis, para que a vossa alegria seja completa” (Jo 16. 24).

9. Medite na Palavra de Deus

Meditar significa ponderar, refletir, contemplar, pensar demoradamente a Palavra de Deus. Se este é seu único tempo de ler a Bíblia, continue lendo a passagem de seu plano de leitura. Leia pelo menos um capítulo das Escrituras. Procure os versículos-chaves e medite sobre eles, pedindo a Deus que lhe mostre o que significam. Marque-os em sua Bíblia e rogue a Deus que lhe ajude a lembrar o que Ele está querendo mostrar-lhe. Peça ao Senhor que lhe dê uma maneira humilde de compartilhar essas verdades com outras pessoas. Leia para obedecer.

Se você estiver em um grupo de pessoas, permita que haja um tempo em que cada um poderá ler a Palavra. O líder talvez queira sugerir a passagem a ser lida pelo grupo. Se houver tempo, opiniões podem ser compartilhadas com os outros.

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não mucha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (Sl 1.1-3).

10. Expresse gratidão a Deus

Ainda que haja dificuldades em sua vida, o Senhor tem sido bondoso para você. Expresse-lhe sua apreciação por atos específicos de bondade que Ele tem feito à luz daquilo que você realmente mereceria.

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hb 13. 15).
____________________________________________________
www.editorafiel.com.br
www.ccwtoday.org
Copyright: © CCW / Editora FIEL 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário