segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A solidão de Deus




O título deste artigo talvez não seja suficientemente explícito para indicar o seu tema. Isto é em parte devido ao fato de que hoje tão poucos estão acostumados a meditar sobre a perfeições pessoais de Deus. Comparativamente poucos daqueles que, ocasionalmente, ler a Bíblia estão cientes da grandeza imponente e adoração estimulante do caráter divino. Que Deus é grande em sabedoria, maravilhoso em poder, ainda cheio de misericórdia, é assumido por muitos como o conhecimento quase comum, mas, para entreter algo que se aproxime uma concepção adequada do seu ser, sua natureza e seus atributos, já que estes são revelados na Sagrada Escritura, é algo que muito, muito poucas pessoas nestes tempos degenerados chegaram aos. Deus é solitário em Sua Excelência. "Quem é semelhante a ti, ó Senhor, entre os deuses? Que é como tu, glorificado em santidade, terrível em louvores, realizando maravilhas?" (Êxodo 15:11).

"No princípio Deus" (Gn 1:1). Houve um tempo, se o "tempo" que poderia ser chamado, quando Deus, na unidade de Sua natureza (embora subsistindo igualmente em três pessoas divinas), morava sozinho. "No princípio Deus." Não existia o céu, onde a Sua glória agora se manifesta particularmente. Não existia a terra para envolver sua atenção. Não houve anjos ao hino Seus louvores; nenhum universo a ser sustentado pela palavra do Seu poder. Não havia nada, ninguém, senão Deus, e que, não por um dia, um ano, ou uma época, mas "desde a eternidade." Durante a eternidade passada, Deus esteve só: auto-suficiente, auto-suficiente, auto-satisfeito, não precisa de nada. Se um universo, havia anjos, seres humanos tinha sido necessária a Ele de qualquer forma, eles também tinham sido chamados à existência desde toda a eternidade. A criação deles quando Ele o fez, não acrescentou nada a Deus essencialmente. Ele não muda (Malaquias 3:6), pois a Sua glória essencial pode ser aumentada nem diminuída.

Deus não estava sob coação, nem obrigação, nem necessidade de criar. Que Ele escolheu para fazê-lo foi um ato puramente soberano de Sua parte, causada por nada fora de si, determinada por nada, mas sua simples prazer próprio bem, pois Ele "faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" (Ef 1:11 ). Que ele criou foi simplesmente para a Sua glória declarativa. Que alguns de nossos leitores imagina que fomos além garante que a Escritura? Então o nosso apelo será para a Lei eo Testemunho: "Levante-se e abençoar o Senhor vosso Deus para sempre e sempre, e bendito seja o teu glorioso nome, que está exaltado sobre toda bênção e louvor" (Neemias 9:5). Deus não é gainer mesmo de nossa adoração. Ele estava sem a necessidade de que a glória externa de Sua graça que surge a partir de Seus remidos, pois Ele é suficientemente glorioso em Si mesmo sem isso. O que foi que o levou a predestinar Seus eleitos para a glória de Sua graça? Foi, como Efésios 1:5 nos diz: "de acordo com o beneplácito de sua vontade."
Estamos bem conscientes de que o terreno elevado, estamos aqui pisando é novo e estranho para quase todos os nossos leitores, e por isso é bom ir devagar. Vamos voltar a ser o nosso apelo às Escrituras. No final de Romanos 11, onde o apóstolo traz a um fechar sua argumentação sobre a salvação pela graça pura e soberana, ele pergunta: "Para quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele, e será recompensado-lhe de novo? " (Vv. 34-35). A força é esta, é impossível trazer o Todo-Poderoso em obrigações para com a criatura, Deus nada ganha da nossa parte. "Se você for justo, que você dá a ele, ou que receberá ele da tua mão? Sua maldade afeta apenas um homem como você, ea tua justiça apenas os filhos dos homens" (Jó 35:7-8), mas certamente não pode afetar a Deus, que é bem-aventurado em Si mesmo. "Assim também vós, quando você tiver feito tudo o que lhes fazer, deve dizer-Somos servos inúteis; nós apenas cumprimos o nosso dever." (Lucas 17:10), nossa obediência não dá nenhum proveito a Deus.

Não, nós ir mais longe, o nosso Senhor Jesus Cristo não acrescentou nada a Deus em Seu Ser essencial e glória, seja o que Ele fez ou sofreu. É verdade, bendita e gloriosamente certo, Ele se manifesta a glória de Deus para nós, mas Ele não acrescentou nada a Deus. Ele próprio declara expressamente assim, e não há apelação de Suas palavras: "Minha bondade não se estende a Você" (Salmo 16:2). O conjunto de que o Salmo é um Salmo de Cristo. A bondade de Cristo ou a justiça alcançou os Seus santos na terra (v.3), mas Deus estava acima e além de tudo. Só Deus é "o Abençoado" (Marcos 14:61, em grego).

É perfeitamente verdade que Deus é honrado e desonrado pelos homens, não em Seu Ser essencial, mas em Seu caráter oficial. É igualmente verdade que Deus tem sido "glorificado" pela criação, pela providência e pela redenção. Isso nós não e não se atrevem disputa por um momento. Mas tudo isso tem a ver com a Sua glória se manifestar eo reconhecimento dele por nós. No entanto, Deus tinha muito satisfeito Ele poderia ter continuado só por toda a eternidade, sem dar a conhecer a Sua glória a qualquer criatura. Se Ele deve fazer isso ou não foi determinado unicamente por Sua própria vontade. Ele estava perfeitamente abençoado em si mesmo antes de a primeira criatura foi chamada à existência. E quais são todas as criaturas de Suas mãos a Ele mesmo agora? Vamos fazer novamente a Escritura resposta:

"Certamente as nações são como uma gota em um balde, pois eles são considerados como pó miúdo das balanças;.. Ele pesa as ilhas como se fossem poeira fina Líbano não é suficiente para o fogo do altar, nem os seus animais suficientes para holocaustos Antes dele todas as nações são como nada, pois eles são considerados por ele como inútil e menos do que nada A quem, então, você vai comparar Deus Que imagem você vai compará-lo a ".? (Isaías 40:15-18).

Esse é o Deus da Escritura; infelizmente, ele ainda é "o Deus desconhecido" (Atos 17:23) para as multidões desatentas.

"Ele está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são como gafanhotos. Ele estende os céus como um dossel, e os desenrola como tenda para se viver Ele traz príncipes a nada e reduz os governantes deste mundo para nada. " (Is 40:22,23).

Como muito diferente é o Deus das Escrituras do "deus" do púlpito comum!

Nem é o testemunho do Novo Testamento diferente da do antigo: como poderia ser, visto que ambos têm um e mesmo autor! Não podemos ler: "Deus, o Soberano abençoado e só, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que é imortal e que habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. Para ele honra e poder para sempre Amém ". (1 Tm 6:15,16). Tal pessoa é para ser reverenciado, adorado, adorado. Ele é solitário em Sua majestade, único em Sua excelência, incomparável em Suas perfeições. Ele tudo sustenta, mas Ele mesmo é independente de todos. Ele dá a todos, mas é enriquecido por ninguém.

Esse Deus não pode ser encontrado mediante investigação. Ele pode ser conhecido apenas como Ele é revelado ao coração pelo Espírito Santo através da Palavra. É verdade que a criação manifesta um Criador tão claramente que os homens são "indesculpáveis", no entanto, ainda temos que dizer como Jó: "Eis que estas são partes dos seus caminhos, mas quão pouco se ouviu falar dele, mas o? trovão do seu poder, quem pode entender? " (26:14) O argumento chamado de design, bem-intencionados "apologistas" é, acreditamos, fez muito mais mal do que bem, pois ele tentou derrubar o grande Deus ao nível do entendimento finito e, portanto, perdeu de vista a Sua singular excelência.

Analogia foi feita entre um selvagem encontrar um relógio em cima das areias, e de um exame atento do que ele infere um relojoeiro. So far so good. Mas a tentativa de ir mais longe: suponhamos que o selvagem se senta na areia e se esforça para formar a si mesmo uma concepção deste relojoeiro, seus afetos pessoais e costumes; sua disposição, conhecimentos e caráter moral, tudo o que vai fazer um personalidade, ele poderia imaginar ou pensar de um homem-o real homem que fez o relógio, para que ele pudesse dizer: "Eu estou familiarizado com ele"? Parece insignificante a tais perguntas, mas é o Deus eterno e infinito Deus tanto mais ao alcance da razão humana? Não, na verdade. O Deus das Escrituras só pode ser conhecido por aqueles a quem Ele se faz conhecido.

Também não é Deus conhecido pelo intelecto. "Deus é Espírito" (João 4:24), e, portanto, só pode ser conhecido espiritualmente. Mas o homem decaído não é espiritual, ele é carnal. Ele está morto para tudo que é espiritual. A menos que ele nasce de novo, trazido sobrenaturalmente da morte para a vida, miraculosamente transferido das trevas para a luz, ele não pode sequer ver as coisas de Deus (João 3:3), e menos ainda apreendê-las (1 Coríntios 2:14). O Espírito Santo tem que brilhar em nossos corações (não no intelecto) para dar-nos "o conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo" (2 Cor 4:6). E até mesmo esse conhecimento espiritual é apenas fragmentário. A alma regenerada terá de crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus (2 Pedro 3:18).

A oração principal e objetivo dos cristãos deve ser que "andar dignamente diante do Senhor para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" (Cl 1:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário