domingo, 29 de dezembro de 2013

O OUTRO LADO DA BATALHA ESPIRITUAL QUE MUITOS DESCONHECEM

por Leonardo Dâmaso




      Ao contrário do que muitos cristãos imaginam – a nossa batalha contra satanás e os demônios não é somente de cunho espiritual, como se a missão deles consistisse em apenas tentar os cristãos a pecar contra Deus, oprimir as pessoas, frustrar os seus planos, causar acidentes, brigas, confusões, destruição de casamentos dentre outras coisas. Satanás e os seus demônios só podem agir no mundo [ainda que influenciando as pessoas, apenas, uma vez que certa parte do mal que sobrevém em nossa vida seja como resultado dos nossos próprios pecados e escolhas erradas que fizemos] se Deus, assim, “permitir” [ou tiver determinado]. O caso de Jó é um exemplo clássico de que Satanás só tocou em sua vida porque Deus permitiu que ele o fizesse (Jó 1.6-12; 2.1-6).

        Não obstante, a outra faceta desta batalha espiritual entre Satanás e seus demônios contra os cristãos é de cunho intelectual. A batalha espiritual não reside apenas em oposições físicas causadas pelo exército demoníaco que descrevi anteriormente, mas, também, em oposição “intelectual”. Satanás se opõe veemente contra a contra a Palavra de Deus; contra o Evangelho. A sua oposição consiste especificamente na deturpação da verdade. Desse modo, quando os preceitos de Deus estabelecidos nas Escrituras são distorcidos por teólogos, pastores e pregadores equivocados pouco ou quase nada instruídos teologicamente, que são os instrumentos de Satanás incumbidos para esta tarefa [ainda que muitos destes o façam por completa ignorância e inconscientes do erro], a verdade, a Palavra de Deus ou o Evangelho são transmitidos e ensinados às pessoas na igreja, no rádio, na TV e na internet diametralmente de forma equivocada. Esta deturpação da verdade, portanto, é chamada de heresia. 
  
       Partindo deste pressuposto, está completamente fora dos padrões que as Escrituras determinam fazer uma separação obtusa de “pessoas”, “crenças hereges” e “ações” das mesmas. É comumente enfatizado no meio evangélico a ideia de que a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas, sim, contra Satanás e os demônios (Ef 6.12). De fato, é verdade o que Paulo declarou. Entretanto, precisamos entender o que o apóstolo quis dizer com esta expressão para não incorrermos em equívocos de interpretação desnecessários que poderiam ser facilmente evitados se analisássemos com atenção o texto em voga.  Deixe-me ilustrar tal pensamento:

       Muitos evangélicos afirmam categoricamente que não devemos ser “contra”, no sentido de “odiar” ou “lutar” com pessoas; antes, devemos nos opor contra suas crenças hereges e ações e pecaminosas de acordo com as demandas das Escrituras. Contudo, “heresias” e “pecados” simplesmente não invadem a mente e a vida das pessoas, mas são as pessoas que abraçam as heresias, disseminando-as através de pregações e ensinamentos orais na igreja, no rádio, na TV, na internet e através de literatura. E também são as pessoas que decidem adotar a prática de pecados. 

       Portanto, não podemos separar o pecado do pecador, como fazem muitos evangélicos dizendo que “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”. O homem só se torna pecador se cometer aquilo que foi determinado por Deus nos seus mandamentos como pecado. Assim, o pecado só existe e é considerado pecado se alguém o tiver cometido. Logo, Deus odeia tanto o pecado bem como odeia e ama ao mesmo tempo o pecador [especificamente aqueles que estão para serem redimidos ou regenerados] (Sl 5.5-6; 11.5-6; 34.16; Pv 3.32a; Rm 8.7-8; Tg 3.4; 1Jo 2.15 etc.). Como Deus pode amar o pecador e somente odiar o pecado se ambos estão completamente relacionados? Se fosse assim, Deus não condenaria o ímpio à punição eterna no lago de fogo, mas apenas o pecado, e o homem, portanto, seria livre da condenação. Porém, sabemos pelas Escrituras que não é assim. O homem [ímpio] é condenado pelo pecado de Adão, o representante federal da humanidade caída e pelas suas obras más que são o resultado desta ligação com ele (Rm 5.12; Jo 3.17-19; Ap 20.11-13).

     Da mesma forma que não podemos separar o pecado do pecador, também não podemos separar heresias do herege. A heresia não existiria senão existisse alguém que, em virtude de uma interpretação equivocada das Escrituras a propagasse. Ambos – heresia e herege estão entrelaçados! Assim, os inimigos de Deus ou as pessoas com as quais ele se aborrece não são simplesmente o “pecado” e as “heresias”, mas, sobretudo, “pessoas” que, mesmo enganadas por elas, ainda que temporariamente abracem, apoiem e ajudem no progresso do falso evangelho anunciado pelas seitas neopentecostais – quer seja contribuindo financeiramente ou fazendo parte do rol de membros das mesmas. 
  
     Via de regra a batalha espiritual na esfera intelectual é teológica! Os cristãos lutam pela verdade! Estamos em guerra contra a mentira caracterizada pelas heresias que compõe o falso evangelho pregado a plenos pulmões hoje, o qual é reputado como a verdade e a verdade definida como mentira! Podemos observar que, sempre no contexto do assunto sobre batalha espiritual, Paulo emprega características militares como ilustração para que possamos entender que estamos numa guerra constante enquanto vivermos neste mundo caído que se opõe contra os valores de Deus e contra os seus filhos, os cristãos. O apóstolo utiliza a metáfora militar de guerra no contexto de Éfesios 6.10-17; em 2 Coríntios 10.3-5; em 1 Timóteo 6.12 e em 2 Timóteo 2.3-4 para destacar que a nossa batalha é tanto espiritual contra os poderes malignos quanto intelectual pelo verdadeiro evangelho contra o falso evangelho híbrido e sincrético.

       Esta guerra não é somente contra os sofismas religiosos, mas também contra os seus expositores. Jesus quando esteve neste mundo na sua primeira vinda foi um opositor ferrenho tanto dos fariseus quanto de sua religião herege e legalista (veja os detalhes dos confrontos de Jesus com os fariseus em Mt 5.20; 6.2-17; Mc 7.1-15; Mt 16.5-12; Mt 23; Jo 8.37, 47 etc.). Esta é a verdade subjacente em Gênesis 3.15: Deus disse que haveria um conflito [enquanto a terra não for restaurada] entre os descendentes de Cristo Jesus não somente com Satanás, mas também com os seus descendentes de Satanás caracterizados pelos homens ímpios que, de acordo com o assunto a lume, muitos destes são falsos teólogos, falsos pastores e falsos pregadores e, portanto, devem ser refutados e repreendidos. O cristão não deve ser um omisso da verdade, mas, sim, um expoente crível e implacável a semelhança do Senhor Jesus! 

       Finalmente, quando Paulo disse que a nossa luta não é contra carne e sanguemas contra satanás e os demônios, ele estava acentuando que a guerra que estamos engajados por sermos cristãos não é física, de modo que não fazemos uso de estratégias e armas físicas como revólveres, pistolas, escopetas, bombas e, tampouco, iremos infligir os nossos opositores da mesma forma. Visto que a batalha é espiritual e intelectual, nossas armas e estratégias são espirituais. Empregamos a oração, a pregação do evangelho puro e simples, que é a espada do Espírito (Ef 6.17) e a apologética através de argumentos que defendem a fé evangélica. Como vemos nas Escrituras que a nossa luta é também contra pessoas sob a influência e domínio de satanás e contra os demônios, e não somente contra as “heresias” propriamente ditas, este conflito não é vencido por violência física e verbal, mas pelo poder do Espírito Santo e da exposição fiel das Escrituras para que pessoas possam ser libertas da mentira da religiosidade morta, superficial e do falso evangelho!

    2 Coríntios 10.3-5 – Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torna-lo obediente a Cristo. NVI   


Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário