sábado, 28 de dezembro de 2013

“O que você quer dizer com “ateu prático”?” por James Beeke

LadiesSugestão de leitura:  Mateus 7:15-29
Você é um ateu? “Não”, você responde, “Eu acredito em Deus”. Mas e quanto ao ateísmo prático? Um ateu prático é aquele que acredita em Deus mas vive a sua vida como se Deus não existisse.
Bob faz o científico numa escola pública. Um grupo de jovens com quem ele deseja andar não acredita em Deus. Bob acredita, mas ele não diz nada nem age de maneira que os seus amigos saibam da sua crença. Ele acredita em Deus por dentro, no seu coração. Mas por fora ele vive como se Deus não existisse. Nada nas suas palavras ou ações demonstra que ele é um crente. Ele vive como se Deus não fosse real.
Shirley tem algumas decisões importantes a tomar. Ela precisa decidir que aulas irá cursar no próximo ano. Ela tem lutado para decidir se vai para uma universidade ou se procura logo um emprego assim que terminar a escola. Ela precisa tomar essa decisão para saber que aulas ela deve assistir no próximo ano. Um rapaz muito simpático a convidou para acompanhá-lo à festa de casamento de sua irmã que será em duas semanas. A preocupação é que ele não é um rapaz crente. Shirley tem lutado com o que deve fazer. Na noite passada ela mal conseguiu dormir. Mas Shirley não coloca diante do Senhor as suas preocupações. Ela está vivendo como se Deus não fosse real.
Esses são exemplos de ateísmo prático. Tudo o que nós dizemos ou fazemos ou reflete um cristianismo prático ou um ateísmo prático. Se nós rimos com a multidão quando uma pessoa zomba de outra, ou se nós dizemos algo doce e que demonstra consideração. Se nós nos juntamos aos outros para caçoar da professora, ou se nós dizemos algo respeitoso. Se nós vestimos algo imodesto porque todo mundo usa, ou se nós nos vestimos de forma atraente mas modesta. Cada decisão e cada ação que tomamos demonstra ou um cristianismo prático ou um ateísmo prático.
Na prática, você está vivendo a sua vida mais como um cristão ou como um ateu? Você está vivendo mais como um cristão e menos como um ateu nas suas motivações, palavras e ações? Que áreas da sua vida especificamente você precisa orar e trabalhar mais?
___________________
James Beeke* Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Março/2013) , traduzido com permissão do editor.
** James Beeke é membro da  Heritage Reformed Congregation em Chiliwack, B.C.  e consultor internacional em educação. Ele é casado com Ruth, tem 5 filhos e 17 netos.
___________________
*** Tradução: Roberta Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário