terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Avaliando o Inimigo

O que a Bíblia ensina sobre Satanás

Por Massimo Lorenzini

Quem é Satanás? Onde é que ele vem? Qual é o seu destino? Quais são suas táticas? Como posso resistir-lhe? Estas são perguntas importantes a responder, se quisermos "travar o bom combate" (1 Timóteo 1:18) contra o inimigo de nossas almas e nosso Senhor.

Satanás é um ser angelical criado que, com todos os anjos, existia antes da criação do universo.

Jó 38:4-7 ,

4  Onde estavas quando criei o mundo? Diga [Eu], se tens entendimento. 5  Quem fixa as suas dimensões? Certamente você sabe! Quem estendeu uma linha de medição através dele? 6  O que sustenta seus alicerces? Ou quem lhe assentou a pedra angular 7  , enquanto as estrelas da manhã juntas cantavam e todos os filhos de Deus rejubilavam?

Os anjos foram criados por Cristo.

Col 1:16 ,

porque por Ele tudo foi criado, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou domínios ou governantes ou autoridades - todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Os anjos são "mensageiros" de Deus ou "espíritos ministradores" ( Hb 1:14 ).

Quantos anjos existem?

Ap 05:11 ,

E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos; eo número deles era dez mil vezes dez mil, e milhares de milhares.

A queda de Satanás
Orgulho foi o pecado primordial de Satanás.

Ez 28:11-19 ,

11  Além disso, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: 12  "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus:" Tu eras o selo da perfeição, cheio . de sabedoria e perfeito em beleza 13  Estiveste no Éden, jardim de Deus; Cada pedra preciosa era a tua cobertura: o sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, turquesa e esmeralda com ouro. A obra dos seus tamborins e tubos Foi preparado para você no dia em que foram criados. 14  "Você era o querubim da guarda ungido, eu estabeleci; Você estava no monte santo de Deus; Você entrou lá e para cá no meio do . pedras afogueadas 15  Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. 16  "Pela abundância do teu comércio, se encheu de violência dentro, E você pecou, ​​por isso te lancei, como um profano coisa, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17  "Seu coração se exaltou por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei você para o chão, eu coloquei você diante de reis, que eles possam olhar para você. 18  "Você contaminaram seus santuários Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, por isso eu trouxe o fogo do meio de ti; Ele devorou ​​você, E virei-me você em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que você viu. 19  Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti;. Você se tornou um horror, e não será mais para sempre "'"

Tome nota das vontades "I" de Satanás.

Isa 14:12-14 ,

12  ! "Como caíste do céu, ó Lúcifer, filho da manhã Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, eu vou exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus, e também eu sentar-se no monte da congregação, nas extremidades do norte; 14  subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. " 15  No entanto, você será levado ao Seol, ao mais baixo profundo do abismo. 16  "Aqueles que vêem que você vai olhar para você, e considerá-lo, dizendo: 'Este é o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos, 17  Quem fez o mundo como um deserto e destruiu as suas cidades, que não abrir a casa de seus cativos?

Orgulho foi o principal pecado de Satanás.

1 Tm 3:06 ,

não neófito, para que não se ensoberbece com orgulho que ele caia na condenação do diabo.

Satanás levou um terço dos anjos na rebelião.

Ap 12:3-4 ,

3  E outro sinal no céu:. eis um grande dragão, vermelho, com sete cabeças e dez chifres e sete diademas nas cabeças 4  A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra. E o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar seu filho tão logo nasceu.

Satanás foi expulso do céu.

Lucas 10:18 ,

E Ele lhes disse: "Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Satanás agora habita a Terra e tem domínio sobre ela limitado. Ele é chamado de "príncipe das potestades do ar" (Ef 2:2) eo "deus deste século" (2 Coríntios 4:4).

Satanás é o primeiro pecador.

João 8:44,

Vós tendes por pai ao diabo, e você quer realizar os desejos de seu pai. Ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele diz uma mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentirosos.

1 João 3:8 ,

Aquele que comete o pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. O Filho de Deus foi revelado para esta finalidade: para destruir as obras do Diabo.

Satanás é o arquiinimigo de Deus, o líder da rebelião contra Deus. A palavra "Satanás" significa "adversário".

Satã é puramente mal. Ele tem um ódio louco de Deus. Ele sabe que está condenado e, portanto, não tem nada a perder e quer tirar o máximo de pessoas para baixo com ele, como ele pode. Ele odeia a humanidade, porque eles são o coroamento da criação de Deus como o único portador da imagem de Deus.

Satanás e seus asseclas demoníacos são mais mal do que você pode imaginar. JI Packer descreveu-os dizendo que eles são ", mais cruel, mais malicioso, mais orgulhoso, mais desdenhoso, mais pervertido, mais destrutivo, mais nojento, mais sujo, mais desprezível, do que qualquer coisa nossas mentes podem conceber" (JI Packer, as Palavras de Deus, PIV 1981, p. 81).

Satanás odeia você e quer destruí-lo, porque ele odeia a Deus.

João 10:10 ,

O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e para que tenham em abundância.

Ap 00:12 ,

Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais! Ai dos habitantes da terra e do mar! Para o diabo desceu a vós com grande ira, porque ele sabe que ele tem um curto período de tempo.

O destino de Satanás

Matt 25:41 ,

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Ap 20:10 ,

O diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta eo falso profeta. E serão atormentados dia e noite para todo o sempre.

Precisamos estar cientes das táticas de Satanás.

2 Coríntios 2:11 ,

para que Satanás não deve tirar vantagem de nós, pois não ignoramos os seus ardis.

O que é Estratégia de Satanás?

Satanás está ativamente enganando o mundo.

1 João 5:19 ,

Sabemos que somos de Deus, e para o mundo inteiro está sob o domínio do maligno.

Ap 00:09 ,

Assim, o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Todas as pessoas no mundo que estão sem Jesus Cristo são os filhos de Satanás.

1 João 5:19 ,

Sabemos que somos de Deus, e para o mundo inteiro está sob o domínio do maligno.

1 João 3:8 ,

Aquele que peca é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio.

João 8:44 ,

Vós tendes por pai ao diabo.

Neste versículo Jesus falava à Pharisess, mas que poderia ser ampliado para incluir qualquer pessoa que não é um filho de Deus.

Três formas principais que Satanás opera nas vidas dos perdidos.

1. Seu trabalho de prevenção.
Satanás pode roubar a palavra do coração voluntariamente endurecido. Satanás leva-lo para longe para garantir que ele não influencia o pecador de forma alguma.

Lucas 8:11-12 ,

11  Agora, a parábola é este: a semente é a palavra de Deus. 12  Aqueles pelo caminho são os que ouvem; depois vem o diabo e tira a palavra de seus corações, para que não creiam e sejam salvos.

Satanás cega aqueles que deliberadamente não acredito.

2 Coríntios 4:3-4 ,

3  Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é velado para os que estão perecendo, 4  cujas mentes o deus deste século cegou, que não acreditam que, para que a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus, deve brilhar sobre eles.

2. Sua obra de perversão
Se a verdade é pregada a uma congregação de 500, Satanás tem que entrar nas vidas de 500 pessoas para levar a Palavra a partir deles. Mas se ele pode perverter a mensagem pregada por enganar o pregador, então seu trabalho está feito. Satanás preferiria perverter a Palavra de impedi-lo de se enraizando em sua vida.

Satanás distorce a Palavra de Deus.
Satanás não é muito criativo. Ele principalmente falsifica a verdade de Deus. Sua maior decepção é pseudo-cristianismo. Ele imita o que é bom por surgir com a falsa doutrina.

2 Coríntios 11:14 ,

E não admira! Para o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Tática principal de Satanás é destruir a confiança e fé na Palavra de Deus. Ele quer tentar levá-lo para começar a duvidar dela e, eventualmente, negá-lo, ou distorcê-la (o que também é uma negação do mesmo).

Satanás traz dúvida e negação da Palavra de Deus.

Gen 03:01 ,

Agora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. E disse à mulher: "É assim que Deus disse: 'Não comereis de toda árvore do jardim?"

3. O seu trabalho de promoção da auto.

Rebelião
Outra tática de Satanás é a de incitar rebelião aberta e desobediência.

Ef 2:02 ,

em que você andou uma vez de acordo com o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,

Satanismo
"Eis o crucifixo, o que ele simboliza? Pálida incompetência pendurado em uma árvore "(Anton LaVey, fundador da Igreja de Satanás).

"Eu nunca iria querer ser um membro de um grupo cujo símbolo era um cara pregado a dois pedaços de madeira" (George Carlin, comediante).

Por que essa atitude para com a cruz de Cristo? Porque o satanismo é tudo sobre como alcançar o pleno potencial humano independentemente de Deus. Alguém morrer numa cruz cruel é derrotar não triunfará.

"A vida é a grande indulgência, a morte é a grande abstinência. Portanto, aproveitar ao máximo o aqui e agora "(Anton LaVey).

"Diga para ti, eu sou o meu próprio redentor" (Anton LaVey).

"Faça o que tu queres, há de ser tudo da lei" (Aleister Crowley, ocultista).

Mas tática de linha de fundo de Satanás é fazer com que você exaltar sua própria vontade contra a vontade de Deus.

1 Sm 15:23 ,

Para rebelião é como o pecado de feitiçaria, ea obstinação é como a iniqüidade de idolatria.

Opondo-se a vontade de Deus em sua vida é a essência do que é o mal.

Se você não optar por submeter-se a Cristo, você vai cair para a mentira de Satanás auto-exaltação.

2 Tessalonicenses 2:3-4 ,

3  Que ninguém vos engane, por qualquer meio, pois esse dia não virá a menos que a apostasia vem em primeiro lugar, eo homem do pecado é revelado, o filho da perdição, 4  que se opõe e se exalta acima de tudo que se chama Deus ou que é adorado, de modo que se assentará, como Deus, no templo de Deus, mostrando-se que ele é Deus.

Observe que o "herói moral" do pecado, o "homem do pecado", que é a vinda do anticristo, é dito por alguém que se exalta acima de tudo o se chama Deus ou adorado. A pessoa que mais consistentemente vive pecaminosamente é aquele que quer ser Deus.

Mas o Senhor vai trazer severa condenação a todos os que se rebelam.

2 Tessalonicenses 2:7-12 ,

7  Pois o mistério da iniqüidade já está em ação, só que agora resiste vai fazê-lo até que ele seja tirado do caminho. 8  E então o iníquo será revelado, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. 9  A vinda do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, sinais e prodígios de mentira, 10  e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não receberam o amor da verdade, para que pudessem ser salvos. 11  E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam na mentira, 12  que todos eles podem ser condenados que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

Deus está permitindo que Satanás e seus demônios para ter sua pequena rebelião por um tempo, a fim de mostrar que, finalmente, é fútil. Deus quer que todos os seres do universo, humano e angelical ver a futilidade e estupidez de se rebelar contra ele.

Cuja atitude você está exibindo? De quem será que você está escolhendo?

A atitude satânica:

Isa 14:13 a ,

13  E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, eu exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus ...

Ou ...

A atitude semelhante à de Cristo:

Lucas 22:42

Pai, se quiseres, este cálice longe de mim - no entanto, não a minha vontade, mas a Tua, seja feita.

Phil 2:6-11 ,

Faça a sua própria atitude de Cristo Jesus, 6  o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou a igualdade com Deus como algo a ser usado para sua própria vantagem. 7  Pelo contrário, Ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tendo em Se semelhante aos homens. E quando Ele veio como um homem em sua forma externa, 8  Ele se humilhou, tornando-se obediente até à morte -. até a morte de cruz 9  Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10  para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho - dos que estão no céu e na terra e debaixo da terra - 11  e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai.

Ou acreditam que Deus e submeter-se a ele ou ser honesto e admitir que você é um rebelde, você odeia a Deus, você quer ser como Satanás e escolher a sua própria vontade de ser supremo em sua vida.

Perceba que se você rejeitar a Cristo, esta vida é a coisa mais próxima para o céu que você nunca vai saber.

Satanás ataca Crentes

1 Pedro 5:8-9 ,

8  Sede sóbrios, vigiai, porque o seu adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, buscando a quem possa tragar. 9  Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão entre os vossos irmãos no mundo.

Algumas maneiras que Satanás ataque crentes:

Dúvida ou negar a Palavra de Deus
Distorcer a Palavra de Deus
Perseguição ( Rev 02:10 )
Hinder serviço   ( 1 Ts 2:18 )
Se infiltra na igreja (cristãos falsos), Matt 13:38 , 2 Pet 2
Nos tenta para o pecado
Ao confiar em nossos próprios recursos
Perdeu a fé em Deus
Para mentir, enganar com Deus, a si mesmo, e outros
Para estar preocupado com o mundo ( 1 João 2:15 )
Para ter orgulho ( 1 Tm 3:06 )
Para ser desencorajado ( 1 Pe 5:06 )

O que podemos fazer em resposta a todas estas tentações de Satanás?
         
Siga o conselho de Tiago,

Tiago 4:7 ,

Portanto submeter a Deus. Mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Como podemos resistir a Satanás? Ao pé na força do Senhor com a armadura Ele nos proporciona.

Ef 6:10-17 (HCSB) ,

10 Finalmente, ser reforçada pelo Senhor e por Sua grande força. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que você pode estar contra as táticas do diabo. 12 Porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nos céus. 13 É por isso que você deve tomar toda a armadura de Deus, para que você pode ser capaz de resistir no dia mau e, havendo preparado tudo, para tomar sua posição.

14 Estai, pois, com a verdade como um cinto ao redor de sua cintura,

[Seja um amigo de verdade, engano e desonestidade é satânica]

justiça como uma armadura em seu peito,

[Nós somos feitos justos pela fé no evangelho e estamos ao vivo uma nova forma]

15 e os pés calçados em sandálias com a prontidão do evangelho da paz.

[Ser um estudante do evangelho, estar pronto para compartilhar com os outros, ser ativo na Grande Comissão, estar ocupado com edificação da igreja, servindo de forma a beneficiar outros]

16 Em cada situação tomar o escudo da fé, e com ele você será capaz de extinguir os dardos inflamados do maligno.

[Acreditar nas promessas fiéis de Deus, não procuram ser auto-suficientes, confiar em Deus em sua vida diária e onde você coloca suas prioridades]

17 Tomai também o capacete da salvação,

[Ver a si mesmo e seu mundo através da lente do evangelho, buscar a garantia de sua salvação através da análise do fruto em sua vida, Você acredita que o evangelho? Você ama a Deus e Seu povo? Você tem um coração que ama a obedecer a Palavra de Deus?]

ea espada do Espírito, que é a palavra de Deus

[Qual é a sua relação com a Bíblia? Você gasta tempo lendo e
estudá-lo? Você faz disso uma prioridade para memorizar as Escrituras? Ou você ainda um bebê quando se trata de consumo de Bíblia? Você ainda precisa de leite, quando você deve estar recebendo a carne? Então, o que se seus colegas pensam que você é um nerd Bíblia. A ignorância da Palavra de Deus não é legal, é tolice. Isso vai deixar você sem defesa contra Satanás e incapaz de contribuir para a extensão do Reino de Deus.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário