sábado, 28 de dezembro de 2013

EXISTE MESMO O INFERNO?

Tudo teria acontecido na Sibéria, em 1989, num lugar indeterminado e sem nome. A grande notícia era: “máquina de perfurar a terra encontra o inferno!”

O Dr. Azzacove ou Azzacov, conforme a versão, cientista conhecido apenas pelo enorme buraco que teria cavado no chão da Sibéria, ficou surpreso com a descoberta.

 
 Segundo o relato, aos 14.000 metros de profundidade a temperatura encontrada foi de 2.000 graus Fahrenheit (1.093 graus Celsius). Apesar de tanto calor, os cientistas conseguiram introduzir, através da sonda, um microfone e ficaram pasmos com o que escutaram: Vozes de pessoas a pedirem socorro,  misericórdia e água. Mas almas sentem sede? E como os geólogos conseguiram aguentar tanto calor?
 1) Pode um Deus de amor criar um fogo a arder eternamente? O que a  Bíblia ensina sobre o inferno? Leia este estudo, não de ânimo leve, mas com sinceridade e atenção; e, ficará encantado com a beleza deste tema, e confirmará a perfeição de Deus até quanto a este assunto.

“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” I S. João 4:8

“Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová; convertei-vos pois, e vivei. Ezequel 18:32; 18:23

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

Você que é pai ou mãe, admitiria a idéia de castigar um filho  eternamente, enquanto que o outro estaria no paraíso? Claro que não, muito menos Deus que é a fonte do Amor.
      
2) Como surgiu a idéia de um fogo eterno?

Dante Alighieri que viveu na idade média, escreveu uma obra intitulada: “A Divina Comédia” dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Seus ensinos estavam baseados na filosofia pagã de Platão e Virgílio, que acabaram por influenciar o cristianismo sobre a idéia de um inferno a arder eternamente, e os tradutores e exegetas bíblicos difundiram a ideia de um inferno a arder eternamente em alguns textos bíblicos. E hoje, infelizmente, bons pregadores em suas respectivas igrejas tem ensinado de forma equivocada este tema.
           
3) Qual é o significado da palavra inferno no original Hebraico e Grego?

a) Geena – No V.Testamento, apenas em um determinado período, era o lugar onde se sacrificava pessoas aos ídolos pagãos. Tornou-se uma espécie de lixão de Jerusalém. Havia um fogo a arder dia e noite para queimar os detritos e vermes dos cadáveres de animais e pessoas que ali eram depositados. Ver sobre o  Vale de Hinom – Jer. 7:31-34; Isa 14:9-11.
    
b) Hades e Sheol – Palavras usadas no N. Testamento para designar sepultura ou abismo – Ex. Apoc. 20:10-14

c) Tanato – Traduzida corretamente como morte e sepultura. I Cor. 15:55

d) Tártaros – Lugar de trevas – II Pedro 2:4 Ocorre só neste texto mostrando que os anjos caídos foram para as trevas, no caso a própria terra.

Em nenhum texto original mostra um inferno a arder eternamente, e muito menos logo após a morte.

4) Recebem os desobedientes a punição quando morrem, ou esperam o  dia do juízo?

“Assim sabe o Senhor livrar das tentações os piedosos, e reservar os injustos para o Dia do Juízo, para serem castigados.” II S. Pedro 2:9. Conforme analisamos no Estudo nº 10, sobre o milenio, o fogo do inferno ocorrerá apenas no final dos 1000 anos. Após a morte ninguém vai para o céu e nem para o inferno. Para o céu irão os salvos apenas quando Jesus voltar. E os perdidos serão destruído pelo fogo do inferno apenas depois dos 1000 anos.

5) Quando será o Juízo Final(inferno)para os ímpios?

“Mandará o Filho do Homem os Seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo.” Mat. 13:41 e 42

“Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram.” Apoc. 20:5

“E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou.” Apoc. 20:9

“E a morte e o inferno(sepultura) foram lançados no lago de fogo. Está é a segunda morte.” Apoc. 20:14.
       
A primeira é a morte a natural; ou quando Jesus voltar e destruir os perdidos. A segunda morte será após os mil anos, conforme Apoc. 20:5, e terá lugar com o fogo do inferno. Este fogo devorará todos, isto é: não arderá eternamente. Conforme o estudo nº 10, os ímpios ressuscitarão por pouco tempo, apenas para verem que rejeitaram a salvação.

6) Se o fogo do inferno não será a arder para sempre, então como explicar as expressões Bíblicas: ‘Fogo Eterno’ e ‘Para Sempre’? 
A palavra eterno na lingua original é ‘aion’ que significa eterno enquanto dura. Ver os exemplos abaixo:

Êxodo 21:6 - O escravo deveria servir o seu senhor para sempre. Enquanto vivesse.
I Samuel 1.22, 28-  Samuel deveria servir ao Senhor Deus para sempre. Enquanto vivesse.
Jonas 2:6 – Diz que Jonas esteve na barriga do peixe para sempre. Enquanto esteve lá.

7) E as cidades de Sodoma e Gomorra estão ardendo até hoje? Entendendo melhor a expressão Bíblica ‘Fogo Eterno.’

“Assim como Sodoma, e Gomorra , e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” S. Judas v. 7

“E ordenou à subversão as cidade de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza e pondo-as como exemplo para aos que vivem impiamente.” II Pedro 2:6

Estas cidades foram totalmente destruídas. Eu estive em Israel  e não vi as cidades ardendo.  De acordo com a tradição, as cidades ficaram sepultadas onde hoje está o mar Morto. Veja outros exemplos: Isaias 47:14; Jeremias 17:27; Salmo 37.10; Prov. 10:25; Job 20:5-9; II Pedro 3: 10-13; Obadias 16; Isaias 47:14

8) Como será a destruição final dos pecadores e do diabo?
 
“ Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra aos olhos de todos os que te vêem.” Isaias 28:18

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz e nem ramo.” Malaquias 4:1

O mesmo fogo que destruirá Satanás e seus seguidores, purificará a terra; tendo início a vida eterna para os salvos de todas as gerações. O diabo, seus anjos e os perdidos serão destruídos  definitivamente, e não ficarão ardendo etenamente, e reinará a paz e a harmonia entre os salvos.

Sadismo é se deleitar no sofrimento das pessoas. Deus tem prazer em salvar Seus filhos. Se houver um inferno a arder para sempre, Deus consiguirá ser pior dos que os piores ditadores que existem; pois estes nas suas torturas, deixam os condenados a sofrerem algumas horas apenas.

Como vimos, o fogo do inferno queimará os ímpios e o diabo, que serão consumidos, eles se tornarão em cinzas. Deus que é a fonte do amor, viverá em plena alegria com os Seus santos e os salvos não terão lembranças das coisas passadas.

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apoc. 20:4

“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” Ver Isaias 65:17, Ver também Naum 1:9

Veja que estes textos referem-se ao final dos 1000 anos.

9) Como entender a parábola do rico e Lázaro relatada em Lucas 16: 19-31? Para esta parábola requer um estudo à parte, mas limito-me em ponderar apenas os seguintes pontos:

a) Este relato é uma parábola, e dentro de uma exegese séria não se firma nenhuma doutrina sobre parábolas. b) Dentro da explicação dos que defendem  um inferno a arder eternamente, eles dizem que lá está o espírito desencarnado. Espirito não sente sede, nem tem boca e lígua como mostra a parábola. C) De acordo com a parábola, o céu está tão perto do inferno que é possível o Lázaro molhar com água a lingua do rico. Que tipo céu seria esse?  d) Abraão é o intercessor entre Deus e os homens, ao invés do Senhor Jesus e) Lázaro foi salvo por ser pobre, ou seja, pelas suas obras. A salvação é pela fé e pela graça de Jesus apenas  e) Se aceitarmos esta parábola com uma verdade teríamos que destruir todos os demais textos estudados tão claros como o dia. Viu só?

 10) Que convite Deus faz à todos?

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo...” Atos  17:30 e 31.

Que Deus abençoe a todos.

Luís Carlos Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário