sábado, 21 de dezembro de 2013

O SENHORIO DE CRISTO NO EVANGELHO

WILLIAM O. EINWECHTER
Soteriologia é que a divisão da teologia sistemática que abrange o ensino bíblico a respeito da salvação dos homens de seu pecado e da ira de Deus. O coração da soteriologia é o evangelho de Jesus Cristo. O evangelho é a mensagem da morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo (1 Cor. 15:3-4), e é com base na fé no evangelho que um pecador é salvo da ira de Deus. E como o evangelho é o coração da soteriologia, assim é Cristo o coração do Evangelho. O evangelho é sobre a pessoa de Cristo e da obra de Cristo para salvar o seu povo dos seus pecados - era Sua morte substitutiva e ressurreição que trouxe a redenção eterna para eles. Agora, como Cristo é o Senhor de todas as coisas no céu e na terra, e como Ele é a figura central no plano de redenção de Deus, é conveniente para nós, se quisermos alcançar uma compreensão adequada da doutrina bíblica da soteriologia, para abordá-lo a partir da perspectiva do senhorio [1] de Jesus Cristo.

O SENHORIO DE CRISTO NA SALVAÇÃO

Se os homens são para ser salvo dos seus pecados, ele só pode estar dentro e através do Senhor Jesus Cristo. A razão para isso é que os homens não estão em condições de salvar-se. A Escritura pinta um quadro sombrio da situação do homem caído. O homem nasce em pecado (Sl 51:5;. Rom 5:12), e todos os aspectos do seu ser foi corrompido pelo pecado, deixando-o indefeso como a sua própria salvação. Sua mente está em inimizade com Deus (Cl 1:21;. Rom 8:7), e não consegue entender ou receber as coisas de Deus (1 Coríntios 2:14;.. Rom 3:11). Seu coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17:09; Gênesis 6:5). Sua vontade é definido para fazer o mal, sendo controlada pelos desejos da carne e uma disposição mental reprovável (Efésios 2:2-3;. Rom 1:28), fazendo dele um escravo do pecado (Jo 8:34). Ele não tem medo de Deus, o desejo de buscar a Deus, e não a fé em Deus (Rm 3:11-18). O conhecimento que ele tem de Deus, ele está suprimindo ativamente (Rm 1:18-32). A desesperança do estado do homem é evidente no que ele considera o evangelho, sua única esperança de salvação, para ser loucura (1 Coríntios. 1:18). Em suma, a Bíblia declara que os incrédulos estão mortos em seus delitos e pecados (Efésios 2:1), e sob condenação (Rm 6:23). Salvação para como estes devem ser originários da vontade de Deus e ser realizada pelo poder de Deus.

A maioria dos erros no que se refere à doutrina da salvação têm suas raízes em uma visão anti-bíblica inadequada do estado moral e espiritual do homem caído. Aqueles que acreditam que o homem é apenas espiritualmente doente, também acreditam que a salvação dos pecadores é uma empresa mista entre Deus eo homem. Mas aqueles que lêem a Bíblia compreender com precisão de que o homem está espiritualmente morto e pode não contribuem em nada para a sua própria salvação e, conseqüentemente, eles acreditam que a salvação é somente a obra de Deus do começo ao fim. Para entender melhor esta obra de Deus, vamos relacioná-la com Cristo, o Filho de Deus.

1. Aqueles que são salvos foram dados ao Filho.

Durante Seu ministério terreno, Jesus fez uma declaração notável sobre a salvação dos homens. Ele disse que os únicos que iria acreditar nele e ser salvos seriam aqueles que tinha sido dado a Ele pelo Pai (Jo 6:37-40). Ele também afirmou que "ninguém pode vir a mim, se fosse dado a ele de meu Pai" (Jo 6:65;. Cf 6:44). Assim, antes da encarnação do Filho de Deus, o Pai tinha determinado a dar um certo número de homens a Jesus Cristo. Aqueles que o Pai escolheu para o Seu Filho também estaria habilitado a vir a Cristo na fé (cf. Atos 13:48). Quem são essas pessoas que são dadas a Cristo? A lógica simples e som interpretação bíblica indicam que estes são aqueles que são chamados os "eleitos" nas Escrituras (por exemplo, Rom 8:33;. Coronel 3:12). Além de qualquer mandado nas ações dos homens, e com base na sua própria vontade soberana e misericórdia (Romanos 8:28-30; 9:11-22), Deus escolheu quem seria parte do corpo comprado pelo sangue de Cristo.

O apóstolo Paulo explica quando e em que base esta eleição dos pecadores ocorreu: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele. . . . "(Ef. 1:4). A hora da escolha divina foi antes de os céus ea terra foram criados, e com base na escolha divina foi a obra de Cristo. Eleição foi "nele", isto é, a eleição não é baseada no que os eleitos faria, mas apenas no que Cristo faria por eles como seu cabeça do pacto e representante. Para ensinar que a eleição é devido a algum tipo de mérito prevista no pecador (como a fé do pecador) é roubar Cristo da glória devida a Ele, fazendo o homem eo seu trabalho um elemento essencial (embora, talvez, não igual) em eleição.

2. Aqueles que são salvos são redimidos pelo Filho.

O Filho de Deus veio à terra para fazer a vontade do Pai e garantir a redenção daqueles que o Pai tinha escolhido e dado a Ele (João 6:37-40, 17:2). Jesus disse durante Seu ministério terreno que Ele veio para dar a sua vida pelas ovelhas (os escolhidos para fazer parte do rebanho do povo pactuado de Deus) e para nenhum outro (João 10:7-29). Jesus não veio para tornar a salvação possível, mas para realmente consegui-lo para aqueles que tinham sido escolhidos nele antes da fundação do mundo (Ef 1:7). A morte de Jesus foi substitutiva, isto é, Ele morreu no lugar de quem tinha sido dado a ele e, assim, levou a penalidade da lei quebrada que foi devido a eles (1 Coríntios 15:03;.. Gal 3:13) . Ao tomar o seu julgamento, Ele, de fato, garantiu a sua redenção (Cl 1:14), a sua reconciliação (Col. 1:20-22), a sua justificação (Romanos 5:9), e seu perdão (Ef 1:07 ).

A menos que eles são universalistas, [2] aqueles que ensinam que Cristo morreu pelos pecados de todos os homens não entendem a natureza da expiação substitutiva, ou a eficácia do sangue de Cristo, que infalivelmente assegura a redenção de todos para quem ele é derramado. [ 3]

3. Aqueles que são salvos são chamados pelo Filho.

Em Mateus 11:25-27, a soberania de Deus na salvação eo lugar do Filho de Deus em trazer os eleitos para o conhecimento da verdade é revelada por Jesus. Aqui nos é dito que de acordo com a boa vontade de Deus a verdade foi escondida de alguns e revelou para os outros, e porque todas as coisas me foram entregues ao Filho, é o Filho que revela o conhecimento de Deus e Sua verdade para aqueles que têm foi selecionado para recebê-lo. Durante Seu ministério, vemos Jesus revelando a verdade aos Seus seguidores escolhidos, enquanto que escondê-lo dos outros (Mt 13:11-17). No final do seu tempo na terra, Ele ora ao Pai e diz que ele tem "Manifestei o teu nome aos homens que me deste para fora do mundo" (Jo 17:5), e que Ele lhes deu as palavras de Deus (Jo 17:08, 14;.. cf 1 Jo 5:20). Então, Jesus promete aos discípulos que quando Ele se foi Ele enviará o Espírito de Deus para ensinar seu povo a verdade (Jo 14:16-17; 16:7-15).

O Cristo exaltado é Aquele que dá o arrependimento ea fé aos homens (Atos 5:31; 13:48; 16:14), e isso ele faz através do Seu Espírito (1 Coríntios 2:11;.. Rom 8:11-16 ). A fé não é, portanto, o dom do pecador para Deus que permite a Deus para salvá-lo, mas é o Filho do dom de Deus para o Seu povo (Ef 2:8), que lhes permite lançar mão do evangelho e serem salvos pela graça sozinho.

4. Aqueles que são salvos são mantidos pelo Filho.

Jesus Cristo, enquanto na terra, prometeu que todos os que o Pai deu a Ele será mantido por Ele (João 10:28-30), nem mesmo um serão perdidos (Jo 6:39; 17:12). Em sua oração sacerdotal, Jesus pediu ao Pai, que sempre ouve o Filho, a "guarda em teu nome aqueles que me tens dado" (Jo 17:11). Em Sua ascensão, Jesus foi elevado à mão direita de Deus Pai, e de lá Ele exerce um ministério de intercessão em favor de Seu povo. O efeito deste ministério é que "ele é capaz de salvá-los ao máximo que vão a Deus por ele, porquanto vive sempre para interceder por eles" (Hb 7:25). Paul vê com confiança a ressurreição de Jesus como assegurar a salvação do povo de Deus (Rm 5:10). Portanto, ele pode triunfalmente declarar que nada pode separar os crentes do amor de Cristo (Rm 8:29-39), e que Cristo certamente irá manter aqueles que cometeram a salvação de suas almas para Ele (2 Tm 1:12. ).

Por isso, é contrária às Escrituras e uma negação do poder de Cristo para preservar o Seu povo para ensinar que um homem uma vez salvos pela graça de Deus pode cair e se perder. O Senhor permite que todos os verdadeiros crentes a perseverarem na fé. Qualquer que fazem girar a partir de sua fé professada em Cristo, assim, dar provas de que eles nunca foram verdadeiramente convertidos em primeiro lugar. As verdadeiras marcas de conversão são uma fé inabalável e uma vida de obediência à Palavra de Deus. Aqueles a quem o Senhor justifica, Ele também santifica.

Assim, vemos a soberania do Senhor Jesus Cristo para a salvação do Seu povo! Aqueles que são salvos podem reivindicar qualquer crédito, mas deve descansar a sua salvação no fato de que eles têm sido dado ao Filho, redimidos pelo Filho, chamado pelo Filho, e mantida pelo Filho. Eleição soberana, redenção particular, a graça invencível e preservação fiel só pode explicar a salvação dos homens que estão mortos em delitos e pecados - homens com vontades escravizados, mentes corruptas e paixões infames.

O SENHORIO DE CRISTO NA PREGAÇÃO

1. Pregar o Senhorio de Cristo.

Se o evangelho revela o senhorio de Cristo, segue-se que qualquer verdadeira pregação do evangelho deve exaltar o senhorio de Cristo. Pregação que não ampliar a Cristo como Senhor e chamar os pecadores a reconhecer Cristo como Senhor não proclamar o evangelho em sua plenitude bíblica e poder.

Quando os apóstolos pregaram o evangelho, eles não se limitam aos fatos históricos da morte de Jesus e ressurreição (tão importante quanto estes são), mas foram diligentes a proclamar a pessoa e os atributos de Jesus. Nos sermões e discursos em Atos, os apóstolos pregaram que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, o Senhor sentado à direita de Deus, o Santo, o Príncipe da Vida, o Salvador, o Profeta, o Príncipe, o Juiz, e um rei. A denominação mais importante dado a Cristo é que Ele é o Senhor. Este título resume Sua soberania e glória como o Filho vitorioso de Deus, que reina sobre todas as coisas no céu e na terra. Em sua pregação, os Apóstolos chamados homens "Crê no Senhor Jesus Cristo" (Atos 16:31; 20:21). A fé salvadora é, necessariamente, ligado ao próprio Cristo e quem Ele é.

2. Pregar a ressurreição de Cristo.

Para pregar que Cristo morreu pelos nossos pecados, não é suficiente, pois, por que Sua morte nos salvar mais do que a morte de algum outro? É o fato de que Ele era o Filho de Deus sem pecado que faz com que Sua morte eficaz. A morte de Jesus na cruz não estabelecer a verdade do evangelho, que era a ressurreição que fez isso porque ele revelou a pessoa de Jesus ea aceitação da Sua morte sacrificial de Deus. Paulo diz que Jesus "foi declarado Filho de Deus com poder. . . pela ressurreição dentre os mortos "(Rm 1:3;. cf At 13:33), e que a ressurreição foi a prova de que a justificação tinha sido realizado por seu povo (Rm 4:24-25). Pedro declara que a ressurreição permite aos homens de saber que Deus fez Jesus "Senhor e Cristo", e que Jesus agora reina à destra de Deus (Atos 2:30-36). Para pregar a ressurreição de Cristo é pregar o senhorio de Cristo.

3. Prega a obra consumada de Cristo.

Pregar o senhorio de Cristo no evangelho também requer a declaração da obra consumada de Cristo. Os homens devem ser informados de que a obra da salvação é realizada através da vontade e do poder de Deus, isto é Cristo, o Filho de Deus, que redime o pecador através da Sua morte vicária, e que é Cristo que revela a verdade aos homens e dá-lhes arrependimento e fé. Cristo deve ser exaltado eo pecador humilhado, para que ele lança-se totalmente na misericórdia e graça de Deus em Jesus Cristo.

4. Pregar arrependimento e submisson a Cristo.

Finalmente, pregando o senhorio de Cristo no evangelho requer a convocação de homens ao arrependimento. A essência do pecado do homem é o seu direito à autonomia. O homem está em rebelião à autoridade de Deus. Consequentemente, o coração do verdadeiro arrependimento é o abandono da autonomia e da submissão à autoridade de Deus sobre todos os aspectos da vida de um homem. Para chamar os homens a crer no Senhor Jesus Cristo é para chamá-los a acreditar que Jesus é o Senhor soberano do céu e da terra e se submeter à sua autoridade, é chamá-los para o discipulado e obediência - "um chamado do total homem ea sua vida total a serviço total ao Senhor onde quer que esteja, e seja qual for a sua vocação ". [4]    

1. ^ Ao falar do senhorio de Jesus Cristo, nos referimos à soberania divina Ele possui em virtude de ser Ele o Filho de Deus, e em virtude de sua obediência e posterior exaltação como o Cristo, quando Ele foi coroado Senhor de todos.

2. ^ universalistas concluir logicamente que, se Cristo morreu por todos os homens, então todos os homens serão salvos.

3. ^ Um substituto é aquele que toma o lugar do outro e faz o dever de outro, tendo em vista ausência deste ou impossibilidade de realizá-lo. Não é, necessariamente, uma correspondência de um-para-um entre o substituto e que ele está substituindo. A expiação substitutiva significa que Cristo morreu no lugar de indivíduos particulares (que viram como um todo são chamados os eleitos), que não foram capazes de realizar o trabalho de salvar a si mesmos, e, conseqüentemente, Ele realmente salvou.

4. ^ Rousas John Rushdoony, Teologia Sistemática (Vallecito, 1994), pp 530-531.

Esta é uma versão ligeiramente revista de um artigo que foi originalmente publicado no Relatório de Calcedônia, em julho / agosto de 2001, e, em seguida, foi republicado com cinco outros artigos  como a monografia A conquista Fé: bases doutrinais para Reforma cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário